SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rui Pedro Claro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26229
Resumo: Tese de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016
id RCAP_1549f157c6bb749025e6c1d680848cb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e ARRealidade virtualVídeoImersãoNevegação facilitada360ºRealidade aumentadaTeses de mestrado - 2016Departamento de InformáticaTese de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016Com o avanço tecnológico, cada vez mais o utilizador procura obter experiências ricas e inovadoras através das tecnologias. Este procura acima de tudo experiências imersivas, por forma a aumentar a sua sensação de presença. Cada vez mais se encontram vídeos esféricos gravados em 360º disponibilizados na internet, mas deparamo-nos com navegadores pouco imersivos para visualizar tais conteúdos. Este projeto teve por objetivo a exploração e o desenvolvimento de ferramentas para proporcionar uma experiência rica e imersiva ao utilizador na visualização de conteúdos multimédia de qualquer tipo, usando óculos de Realidade Virtual, com especial foco no tipo de vídeo gravado em 360º esférico. Um dos objetivos passava por tentar que o utilizador pudesse sentir que faz parte do ambiente gravado. Tentou-se aumentar a imersividade melhorando a forma e fluidez de navegação e a interação com os conteúdos. Um dos grandes problemas passava também pela incompatibilidade de ligação de grande parte de dispositivos de input externo a alguns equipamentos móveis. Pensou-se então que seria útil a criação de um Sistema de Navegação Facilitada que permitisse qualquer tipo de input e facilitasse o acesso a operações mais complexas de forma simples. Foi também um dos focos o desenvolvimento de funcionalidades que permitissem a exploração de Realidade Aumentada com o experienciar destes conteúdos. Foi realizada uma avaliação com utilizadores para validar as opções tomadas, em termos de usabilidade e aceitação. Estes consideraram as ferramentas desenvolvidas no Sight Surfers VR e no SSVR Helper bastante utéis, satisfatórias e fáceis de usar e de compreender, tendo contribuído ainda para identificar direções para desenvolvimentos futuros.Due to technological advancements, users more and more desire to achieve new, rich, and innovative immersive experiences. Users are looking to experience immersive experiences in order to increase theirs sense of presence. The amount of spherical 360º recorded media available on the internet is largely increasing, but the experience that the browser gives to the user is not immersive enough to the current user expectation. This project main goal was to grant users the tools in order to achieve a good immersive experience when visualizing any type of media while using Virtual Reality Googles. There was a special focus on spherical 360º movies. This project aims to grant users the feeling that they take part of the environment. New interaction and navigation techniques were developed in order to try to increase immersion. One of the biggest issues refers to the fact that mobile devices are not very compatible with external input devices. An Easy Navigation System was designed with the goal to try to surpass these needs. This system also had the goal to allow users to access complex operations in a fast and easy way. It was also the goal to develop functionalities aimed to explore Augmented Reality while experiencing these contents. A user evaluation took place in order to evaluate the choices made, in terms of usability and acceptance. They considered the tools developed in Sight Surfers VR and SSVR Helper quite useful, satisfactory and easy to use and understand, having also contributed to identify directions for future developments.Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Rui Pedro Claro2017-01-26T12:00:11Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26229TID:201623730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:58.782795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
title SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
spellingShingle SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
Pinto, Rui Pedro Claro
Realidade virtual
Vídeo
Imersão
Nevegação facilitada
360º
Realidade aumentada
Teses de mestrado - 2016
Departamento de Informática
title_short SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
title_full SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
title_fullStr SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
title_full_unstemmed SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
title_sort SightSurfers VR: navegação e interação em vídeo imersivo com óculos de VR e AR
author Pinto, Rui Pedro Claro
author_facet Pinto, Rui Pedro Claro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rui Pedro Claro
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Vídeo
Imersão
Nevegação facilitada
360º
Realidade aumentada
Teses de mestrado - 2016
Departamento de Informática
topic Realidade virtual
Vídeo
Imersão
Nevegação facilitada
360º
Realidade aumentada
Teses de mestrado - 2016
Departamento de Informática
description Tese de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-26T12:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26229
TID:201623730
url http://hdl.handle.net/10451/26229
identifier_str_mv TID:201623730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134346270998528