A Comunicação Organizacional no processo de construção da reputação - O Caso BES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29374
Resumo: Atualmente, a comunicação organizacional apresenta-se como uma área fundamental para uma Organização sobreviver num ambiente tão competitivo e concorrencial. Perante o desenvolvimento da sociedade e do mercado, as organizações têm de se adaptar aos novos desafios e responder de forma rápida e eficiente. O planeamento estratégico mostra-se bastante importante para o sucesso de uma organização que tem como objetivo ir ao encontro do seu público-alvo. Os media surgem aqui como veículo entre as organizações e o público pois estes têm capacidade de influenciar a opinião pública. As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) vieram alterar o paradigma da sociedade e a forma como se comunica introduzindo uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje: a Internet. Tendo como base os Diagnósticos de Reputação realizados durante estágio, este trabalho pretende apresentar o efeito dos media na opinião pública aquando da crise do Banco Espírito Santo (BES) e criação do Novo Banco (NB). Apesar de não ser um conceito consensual, a reputação corporativa engloba vários elementos que, ao longo do tempo, oferecem credibilidade à organização. O papel dos profissionais das Relações Públicas (RP), das assessorias de imprensa, dos gabinetes de comunicação é contribuir para manter a reputação e credibilidade da organização, assim como a fidelização dos clientes e o aumento do seu público. Para tal, a comunicação externa executada tem de ser a melhor.
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