Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luana de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Salazar, Viviane Santos, Bezerra-de-Sousa, Indira Gandhi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8875
Resumo: Os restaurantes de alta gastronomia estão inseridos em um setor em que a reputação é um atributo importante de escolha dos clientes. Embora a reputação seja um recurso intangível, fundamentado na Visão Baseada em Recursos (VBR), pode ser mensurado, conforme apontam vários estudos anteriores. Portanto, o presente artigo objetivou construir uma escala de mensuração da reputação a partir da percepção de gestores de restaurantes de alta gastronomia. Como um estudo de natureza metodológica, a construção da escala ocorreu em sete etapas, com destaque para a realização de treze entrevistas semiestruturadas, que resultaram na geração de itens do questionário. Em seguida, realizou-se a validação de face e conteúdo com cinco especialistas. A aplicação do questionário foi feita por meio de um link enviado por e-mail a gestores de restaurantes, finalizando com 65 respostas válidas. Inicialmente, a escala gerou 57 itens, que, após a purificação, foram reduzidos para 24, distribuídos em sete dimensões. A construção da escala gerou duas dimensões antes não contempladas na literatura: a qualidade do atendimento e a força das mídias sociais. No campo teórico, foi possível ampliar o número de estudos que buscam superar a dificuldade de se mensurar recursos intangíveis, bem como o desenvolvimento de pesquisas em um setor carente, encorajando novas investigações. No campo prático, a escala representa uma ferramenta de diagnóstico organizacional para intervenções em restaurantes gastronômicos, mas também pode ser utilizada em qualquer outro tipo, além do setor de serviços em geral.
id UNIFOR-2_d42c0c14f82efd339ea1fb572548c631
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/8875
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de RestaurantesEscalaEstratégia organizacionalReputaçãoOs restaurantes de alta gastronomia estão inseridos em um setor em que a reputação é um atributo importante de escolha dos clientes. Embora a reputação seja um recurso intangível, fundamentado na Visão Baseada em Recursos (VBR), pode ser mensurado, conforme apontam vários estudos anteriores. Portanto, o presente artigo objetivou construir uma escala de mensuração da reputação a partir da percepção de gestores de restaurantes de alta gastronomia. Como um estudo de natureza metodológica, a construção da escala ocorreu em sete etapas, com destaque para a realização de treze entrevistas semiestruturadas, que resultaram na geração de itens do questionário. Em seguida, realizou-se a validação de face e conteúdo com cinco especialistas. A aplicação do questionário foi feita por meio de um link enviado por e-mail a gestores de restaurantes, finalizando com 65 respostas válidas. Inicialmente, a escala gerou 57 itens, que, após a purificação, foram reduzidos para 24, distribuídos em sete dimensões. A construção da escala gerou duas dimensões antes não contempladas na literatura: a qualidade do atendimento e a força das mídias sociais. No campo teórico, foi possível ampliar o número de estudos que buscam superar a dificuldade de se mensurar recursos intangíveis, bem como o desenvolvimento de pesquisas em um setor carente, encorajando novas investigações. No campo prático, a escala representa uma ferramenta de diagnóstico organizacional para intervenções em restaurantes gastronômicos, mas também pode ser utilizada em qualquer outro tipo, além do setor de serviços em geral.Universidade de Fortaleza2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e887510.5020/2318-0722.2020.26.1.8875Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 1 (2020) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 1 (2020)Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8875/pdfCopyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Luana de OliveiraSalazar, Viviane SantosBezerra-de-Sousa, Indira Gandhi2020-10-02T12:14:05Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/8875Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-10-02T12:14:05Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
title Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
spellingShingle Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
Alves, Luana de Oliveira
Escala
Estratégia organizacional
Reputação
title_short Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
title_full Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
title_fullStr Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
title_full_unstemmed Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
title_sort Criou Fama, Agora Deita na Cama! Construção de uma Escala de Reputação de Restaurantes
author Alves, Luana de Oliveira
author_facet Alves, Luana de Oliveira
Salazar, Viviane Santos
Bezerra-de-Sousa, Indira Gandhi
author_role author
author2 Salazar, Viviane Santos
Bezerra-de-Sousa, Indira Gandhi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luana de Oliveira
Salazar, Viviane Santos
Bezerra-de-Sousa, Indira Gandhi
dc.subject.por.fl_str_mv Escala
Estratégia organizacional
Reputação
topic Escala
Estratégia organizacional
Reputação
description Os restaurantes de alta gastronomia estão inseridos em um setor em que a reputação é um atributo importante de escolha dos clientes. Embora a reputação seja um recurso intangível, fundamentado na Visão Baseada em Recursos (VBR), pode ser mensurado, conforme apontam vários estudos anteriores. Portanto, o presente artigo objetivou construir uma escala de mensuração da reputação a partir da percepção de gestores de restaurantes de alta gastronomia. Como um estudo de natureza metodológica, a construção da escala ocorreu em sete etapas, com destaque para a realização de treze entrevistas semiestruturadas, que resultaram na geração de itens do questionário. Em seguida, realizou-se a validação de face e conteúdo com cinco especialistas. A aplicação do questionário foi feita por meio de um link enviado por e-mail a gestores de restaurantes, finalizando com 65 respostas válidas. Inicialmente, a escala gerou 57 itens, que, após a purificação, foram reduzidos para 24, distribuídos em sete dimensões. A construção da escala gerou duas dimensões antes não contempladas na literatura: a qualidade do atendimento e a força das mídias sociais. No campo teórico, foi possível ampliar o número de estudos que buscam superar a dificuldade de se mensurar recursos intangíveis, bem como o desenvolvimento de pesquisas em um setor carente, encorajando novas investigações. No campo prático, a escala representa uma ferramenta de diagnóstico organizacional para intervenções em restaurantes gastronômicos, mas também pode ser utilizada em qualquer outro tipo, além do setor de serviços em geral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8875
10.5020/2318-0722.2020.26.1.8875
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8875
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2020.26.1.8875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8875/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 26 No. 1 (2020)
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 26 Núm. 1 (2020)
Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1817061205375713280