Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Thiago Cesar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22654
Resumo: A presente dissertação discute o desenvolvimento de um método de previsão de ocupação para dois parques de estacionamentos residenciais no contexto de um edifício inteligente, a fim de se conhecer, antecipadamente, qual a taxa de ocupação desses parques de estacionamentos. Para concretizar tal objetivo, utilizaram-se dados históricos realísticos coletados por observação empírica e extrapolado para um ano. O modelo de previsão desenvolvido utiliza técnicas de machine learning com diversos algoritmos testados, entre eles, Decision Tree, Extra Tree, Logistic Regression, Random Forest, Naive Bayes, K-Nearest Neighbors e Support Vector Machine. No modelo proposto foi identificado qual destes algoritmos obteve melhor desempenho. Vários tipos de modelos foram testados com o objetivo de melhorar os resultados obtidos, bem como compreender o impacto de cada um dos tratamentos dos dados utilizados. A solução final teve seu desempenho validado, com métricas de avaliação com bons resultados, exatidão e precisão superiores a 80%, e se mostrou eficaz considerando os dados analisados e ainda o horizonte temporal da previsão.
id RCAP_1558462a9af376c067756ec93f8067f3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricosAlgoritmosInteligência ArtificialK-Nearest NeighborMachine LearningOcupação de estacionamentoTécnicas de previsãoAlgorithmArtifical InteligenceForecastingParking ocuppancyPrediction techniquesA presente dissertação discute o desenvolvimento de um método de previsão de ocupação para dois parques de estacionamentos residenciais no contexto de um edifício inteligente, a fim de se conhecer, antecipadamente, qual a taxa de ocupação desses parques de estacionamentos. Para concretizar tal objetivo, utilizaram-se dados históricos realísticos coletados por observação empírica e extrapolado para um ano. O modelo de previsão desenvolvido utiliza técnicas de machine learning com diversos algoritmos testados, entre eles, Decision Tree, Extra Tree, Logistic Regression, Random Forest, Naive Bayes, K-Nearest Neighbors e Support Vector Machine. No modelo proposto foi identificado qual destes algoritmos obteve melhor desempenho. Vários tipos de modelos foram testados com o objetivo de melhorar os resultados obtidos, bem como compreender o impacto de cada um dos tratamentos dos dados utilizados. A solução final teve seu desempenho validado, com métricas de avaliação com bons resultados, exatidão e precisão superiores a 80%, e se mostrou eficaz considerando os dados analisados e ainda o horizonte temporal da previsão.This dissertation is focused on the development of a prediction method for two residential car parks in the context of an intelligent building. The aim was to know in advance the occupancy rate of these car parks, using only historical data collected by empirical observation, and extrapolate for one year. The prediction model developed uses machine learning techniques with several tested algorithms (Decision Tree, Extra Tree, Logistic Regression, Random Forest, Naive Bayes, K- Nearest Neighbors and Support Vector Machine) to identify which of these algorithms performs better. Several types of models were tested with the objective of improve the results obtained, and understand the impact of each of the data treatments used. The final solution had its performance validated, with good evaluation metrics results. Accuracy and precision were higher than 80% and, therefore, the solution proved to be effective considering the data analyzed and the temporal horizon of the forecast.Soares, João André PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRosa, Thiago Cesar2023-03-31T14:30:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22654TID:203114078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-05T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:29.016511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
title Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
spellingShingle Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
Rosa, Thiago Cesar
Algoritmos
Inteligência Artificial
K-Nearest Neighbor
Machine Learning
Ocupação de estacionamento
Técnicas de previsão
Algorithm
Artifical Inteligence
Forecasting
Parking ocuppancy
Prediction techniques
title_short Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
title_full Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
title_fullStr Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
title_full_unstemmed Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
title_sort Algoritmos de machine learning aplicados em edifícios inteligentes com elevada penetração de veículos elétricos
author Rosa, Thiago Cesar
author_facet Rosa, Thiago Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, João André Pinto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Thiago Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos
Inteligência Artificial
K-Nearest Neighbor
Machine Learning
Ocupação de estacionamento
Técnicas de previsão
Algorithm
Artifical Inteligence
Forecasting
Parking ocuppancy
Prediction techniques
topic Algoritmos
Inteligência Artificial
K-Nearest Neighbor
Machine Learning
Ocupação de estacionamento
Técnicas de previsão
Algorithm
Artifical Inteligence
Forecasting
Parking ocuppancy
Prediction techniques
description A presente dissertação discute o desenvolvimento de um método de previsão de ocupação para dois parques de estacionamentos residenciais no contexto de um edifício inteligente, a fim de se conhecer, antecipadamente, qual a taxa de ocupação desses parques de estacionamentos. Para concretizar tal objetivo, utilizaram-se dados históricos realísticos coletados por observação empírica e extrapolado para um ano. O modelo de previsão desenvolvido utiliza técnicas de machine learning com diversos algoritmos testados, entre eles, Decision Tree, Extra Tree, Logistic Regression, Random Forest, Naive Bayes, K-Nearest Neighbors e Support Vector Machine. No modelo proposto foi identificado qual destes algoritmos obteve melhor desempenho. Vários tipos de modelos foram testados com o objetivo de melhorar os resultados obtidos, bem como compreender o impacto de cada um dos tratamentos dos dados utilizados. A solução final teve seu desempenho validado, com métricas de avaliação com bons resultados, exatidão e precisão superiores a 80%, e se mostrou eficaz considerando os dados analisados e ainda o horizonte temporal da previsão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-31T14:30:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22654
TID:203114078
url http://hdl.handle.net/10400.22/22654
identifier_str_mv TID:203114078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131567781576704