A influência dos elementos da marca na imagem e na intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Martins Ferreira Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26938
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling A influência dos elementos da marca na imagem e na intenção de compraMarcaConsumidorElementos da MarcaNomeLogotipoIntenção de CompraEmbalagemJingleSloganPersonagensImagem de MarcaBrandCustomerBrand Elements Slogan, Jingle, Brand Image, Purchase IntentionNameLogoPackagingCharactersBrand ImagePurchase IntentionMestrado Bolonha em MarketingNos dias que correm os consumidores são cada vez mais bombardeados com uma grande quantidade de informação. Uma marca precisa de ecoar na mente dos consumidores. É cada vez mais importante que os gestores em conjunto com os designers analisem estratégias para se destacarem e chamarem a atenção do consumidor. Uma das estratégias consideradas mais eficazes são os diferentes elementos de marca, tais como como Logótipos, Jingles, Slogans, Embalagens, Nome e as Personagens. Neste estudo, foram então investigados os principais elementos da marca considerando a sua influência na imagem da marca e na intenção de compra do consumidor. Para responder a esta questão foi realizado uma pesquisa explanatória, com recurso a realização de um questionário que recolheu a resposta de 238 inquiridos, para assim conseguir perceber como os elementos da marca influenciam a imagem da marca na mente do consumidor e como isso influencia a sua intenção de compra. Considerando os resultados, é possível verificar que existe uma influência significativamente positiva dos elementos na imagem de marca e na intenção de compra. Contudo, apenas quatro dos seis elementos analisados influenciam de facto a imagem da marca, os jingles e os slogans apesar de ajudarem a chamar a atenção do consumidor não são significativos para a imagem que o consumidor cria da marca. Desta forma, as marcas devem focar-se em criar elementos que representem a sua personalidade e missão e que consigam ir de acordo com a imagem que o consumidor tem de si para criar um sentimento de pertença e familiaridade para levar a que o consumidor finalize a sua intenção de compra.These days consumers are increasingly exposed to plenty of information. A brand needs to echo in the minds of consumers. It is increasingly important that managers, together with designers look at strategies to stand out and catch the consumer's attention. One of the strategies considered most effective are the different brand elements, such as Logos, Jingles, Slogans, Packaging, Name, and the Characters. In this study, the key brand elements were investigated considering their influence on brand image and consumer purchase intention. To answer this question an explanatory research was conducted, using a questionnaire that collected the answers of 238 respondents, in order to understand how the brand elements influence the brand image in the consumer's mind and how it influences their purchase intention. Considering the results, it can be seen that there is a significantly positive influence of the elements on brand image and purchase intention. However, only four out of the six elements analyzed actually influence the brand image. Jingles and slogans, although helping to draw the consumer's attention are not significant for the image that the consumer creates of the brand. Therefore, brands should focus on creating elements that represent their personality and mission and that can go accordingly with the image that the consumer has of them to create a sense of belonging and familiarity to lead the consumer to complete his purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaSantos, Inês Martins Ferreira Silva dos2023-01-18T14:53:16Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26938porSantos, Inês Martins Ferreira Silva dos (2022). “A influência dos elementos da marca na imagem e na intenção de compra”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãometadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:29.303432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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