A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucinta
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22761 |
Resumo: | Este artigo analisa como a avaliação é considerada em diversos documentos que influenciaram ao longo das últimas décadas o desenvolvimento curricular português em Matemática, abarcando um período de 25 anos. Desta análise é possível reconhecerem-se diferentes conceitos de avaliação, que acompanham as grandes tendências nesta área, muito embora a evolução que se identifica seja marcada por um discurso nem sempre coerente entre os princípios enunciados e as orientações para a acção. Verifica-se ainda uma tendência para ver a avaliação como um processo mais próximo dos actores directos da acção pedagógica. A evolução das formas e dos instrumentos de avaliação é marcada pela diversidade. |
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A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucintaA avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucintaArtigosEste artigo analisa como a avaliação é considerada em diversos documentos que influenciaram ao longo das últimas décadas o desenvolvimento curricular português em Matemática, abarcando um período de 25 anos. Desta análise é possível reconhecerem-se diferentes conceitos de avaliação, que acompanham as grandes tendências nesta área, muito embora a evolução que se identifica seja marcada por um discurso nem sempre coerente entre os princípios enunciados e as orientações para a acção. Verifica-se ainda uma tendência para ver a avaliação como um processo mais próximo dos actores directos da acção pedagógica. A evolução das formas e dos instrumentos de avaliação é marcada pela diversidade.This paper analyses the way how assessment is considered in several documents that influenced mathematics curricular development in Portugal over the last 25 years. This analysis allows the identification of different conceptions of assessment which follow the major trends in this field, although the discourse underlying this evolution is not always coherent in terms of the principles enunciated and action guidelines proposed. There is also the tendency to view assessment as a process that is closer to the direct interveners in pedagogical action. The evolution of the types and tools of assessment is marked by the diversityAPM - Associação de Professores de Matemática2003-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22761por2183-28380872-3915Santos, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.245522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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