A regulação emocional num grupo de Jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Erica Alexandra Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15768
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_1570436c1751b01a9892694e826f4e10
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A regulação emocional num grupo de Jardim de infânciaCriançasJardim de infânciaRegulação emocionalÁrea da calmaInvestigação açãoChildrenKindergartenEmotional regulationCalmness areaAction researchRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório constitui-se como uma análise crítica e reflexiva sobre a prática e a investigação desenvolvida no âmbito da Prática Profissional Supervisionada. Esta decorreu em jardim de infância, com um grupo de 19 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos. No âmbito da prática desenvolvida surgiu o objeto de estudo que dá nome ao relatório: a regulação emocional num grupo de jardim de infância. Seguindo a metodologia de investigação-ação, a presente investigação tinha dois grandes objetivos: i) Qual o papel do adulto na gestão das emoções, e ii) De que forma é que a área da calma influencia a gestão emocional das crianças. Para o efeito, foi elaborada uma grelha de observação de frequência na área da calma, sendo esta suportada pelas notas de campo redigidas. Existiu ainda necessidade de realizar uma entrevista à equipa educativa. Os resultados da investigação mostram que o papel do adulto na regulação emocional das crianças é de mediador, devendo fornecer às crianças os caminhos mais acertados e respetivas ferramentas. A implementação da área da calma permitiu observar melhorias na regulação emocional das crianças, promovendo a utilização de diferentes objetos. O que resultou em que as crianças dessem o primeiro passo para que se auto regularem.ABSTRACT This report is a critical and reflective analysis of the practice and research developed within the Supervised Professional Practice. This took place in a kindergarten, with a group of 19 children aged between 3 and 4 years. Within the scope of the practice developed, the object of study that gives name to the report emerged: the emotional regulation in a kindergarten group. Following the action research methodology, this research had two main objectives: to understand: i) what is the adult's role in emotion management, and ii) how the area of calmness influences children's emotional management. To this end, a grid of frequency observation in the area of calmness was developed and supported by field notes. There was also the need to interview the education team. The results of the investigation show that the role of the adult in the emotional regulation of children is that of a mediator, providing children with the best ways and tools. The implementation of the calm zone allowed us to observe improvements in the children's emotional regulation, promoting the use of different tools. This resulted in the children taking the first step towards self-regulationFuertes, MarinaRCIPLCoutinho, Erica Alexandra Abreu2023-03-07T14:56:40Z2022-06-232022-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15768TID:203190980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.062336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
title A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
spellingShingle A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
Coutinho, Erica Alexandra Abreu
Crianças
Jardim de infância
Regulação emocional
Área da calma
Investigação ação
Children
Kindergarten
Emotional regulation
Calmness area
Action research
title_short A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
title_full A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
title_fullStr A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
title_full_unstemmed A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
title_sort A regulação emocional num grupo de Jardim de infância
author Coutinho, Erica Alexandra Abreu
author_facet Coutinho, Erica Alexandra Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Erica Alexandra Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Jardim de infância
Regulação emocional
Área da calma
Investigação ação
Children
Kindergarten
Emotional regulation
Calmness area
Action research
topic Crianças
Jardim de infância
Regulação emocional
Área da calma
Investigação ação
Children
Kindergarten
Emotional regulation
Calmness area
Action research
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
2022-06-23T00:00:00Z
2023-03-07T14:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15768
TID:203190980
url http://hdl.handle.net/10400.21/15768
identifier_str_mv TID:203190980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506700312576