A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46616 |
Resumo: | Este estudo discute as perceções dos atores – crianças e famílias – num projeto de investigação-ação, desenvolvido em 2018, em contexto de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e centra-se na relevância do envolvimento das famílias para a educação das crianças na segunda infância (três a seis anos). Visava promover uma maior articulação entre o jardim de infância e a família, implementando estratégias que contribuíssem para um maior envolvimento dos familiares no jardim de infância. Investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevista, tendo submetido os dados a análise de conteúdo. Regista-se o maior envolvimento das famílias, identificam-se os obstáculos, bem como o grau de satisfação das crianças. |
id |
RCAP_539677cda1fecdef86d47ff4d56d4a42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46616 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atoresFamily gets involved in kindergarten : actors' perceptionsJardim de InfânciaEducação de InfânciaFamíliaRelação Família/Jardim de InfânciaKindergartenChildhood EducationFamilyFamily/Kindergarten RelationshipEste estudo discute as perceções dos atores – crianças e famílias – num projeto de investigação-ação, desenvolvido em 2018, em contexto de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e centra-se na relevância do envolvimento das famílias para a educação das crianças na segunda infância (três a seis anos). Visava promover uma maior articulação entre o jardim de infância e a família, implementando estratégias que contribuíssem para um maior envolvimento dos familiares no jardim de infância. Investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevista, tendo submetido os dados a análise de conteúdo. Regista-se o maior envolvimento das famílias, identificam-se os obstáculos, bem como o grau de satisfação das crianças.Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da EducaçãoRepositório ComumSilva, Ana Rita Guilhermino daMota, Luís2023-09-19T12:27:48Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-21T02:17:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:48.324679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores Family gets involved in kindergarten : actors' perceptions |
title |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores |
spellingShingle |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores Silva, Ana Rita Guilhermino da Jardim de Infância Educação de Infância Família Relação Família/Jardim de Infância Kindergarten Childhood Education Family Family/Kindergarten Relationship |
title_short |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores |
title_full |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores |
title_fullStr |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores |
title_full_unstemmed |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores |
title_sort |
A família envolve-se no jardim de infância : perceções dos atores |
author |
Silva, Ana Rita Guilhermino da |
author_facet |
Silva, Ana Rita Guilhermino da Mota, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Rita Guilhermino da Mota, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de Infância Educação de Infância Família Relação Família/Jardim de Infância Kindergarten Childhood Education Family Family/Kindergarten Relationship |
topic |
Jardim de Infância Educação de Infância Família Relação Família/Jardim de Infância Kindergarten Childhood Education Family Family/Kindergarten Relationship |
description |
Este estudo discute as perceções dos atores – crianças e famílias – num projeto de investigação-ação, desenvolvido em 2018, em contexto de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e centra-se na relevância do envolvimento das famílias para a educação das crianças na segunda infância (três a seis anos). Visava promover uma maior articulação entre o jardim de infância e a família, implementando estratégias que contribuíssem para um maior envolvimento dos familiares no jardim de infância. Investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevista, tendo submetido os dados a análise de conteúdo. Regista-se o maior envolvimento das famílias, identificam-se os obstáculos, bem como o grau de satisfação das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-19T12:27:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46616 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133566252089344 |