Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Sara Sofia Venâncio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3444
Resumo: Mestrado em Educação Especial
id RCAP_15704a883d32b4ea1b8992c63f394bad
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolarContexto escolarDiferenças de sexoPercepçõesPHDAProblemas de comportamentoMestrado em Educação EspecialA PHDA é uma das mais estudadas e controversas perturbações da infância e da adolescência. A literatura aponta para a diferença de género, falando de diagnósticos tardios, instrumentos tendenciosos e sintomas ignorados. Assim, analisámos a percepção dos professores sobre os problemas de comportamento que meninos e meninas demonstram, a fim de aferir se existem diferenças. Para tal, comparámos um grupo de crianças de ambos o sexos com PHDA, com um grupo de crianças sem PHDA, do mesmo sexo, idade e ano de escolaridade. Adaptámos o “School Situations Questionnaire” (Barkley,1997), e a grelha de Avaliação de problemas de comportamento em casa e em locais públicos (1998), utilizada como guião de entrevista, que aplicámos a dez (N=10) professores de crianças com e sem PHDA. Procedeu-se à análise descritiva para os dados do questionário e à análise de conteúdo das entrevistas. Aferimos, através da percepção dos professores, a existência de diferenças ao nível do comportamento, relativamente a meninos e meninas com PHDA. Através da análise de conteúdo verificámos que, para a mesma situação, os professores encontram mais problemas nos meninos.ADHD is one of the most studied and controversial childhood and teenage disorders. Literature points to the gender difference, “speaking” of late “diagnostics”, tendentious instruments and ignored symptoms. Thus, we analyzed the teachers' perception of the behavioral problems demonstrated by boys and girls, in order to infer if there are differences. With this in mind, we compared a group of children of both genders with ADHD to a group of children without ADHD with the same gender, age and grade. We have adapted “School Situations Questionnaire” (Barkley,1997), and “Assessment of Disruptive Behavior Across a Variety of Home and Public Situations” (1998), used as an interview guide, which we applied to ten (N=10) teachers of children with and without ADHD. A descriptive analysis of the questionnaire and a content analysis of the interviews were conducted. We have inferred, through the teachers' perception, the existence of behavioral differences between boys and girls with ADHD. Through the content analysis we have verified that, for the same situation, teachers find the boys to be more troublesome.Melo, Ana Isabel Amaral do Nascimento Rodrigues deRepositório da Universidade de LisboaFigueira, Sara Sofia Venâncio20112011-07-21T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:18.496494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
title Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
spellingShingle Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
Figueira, Sara Sofia Venâncio
Contexto escolar
Diferenças de sexo
Percepções
PHDA
Problemas de comportamento
title_short Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
title_full Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
title_fullStr Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
title_full_unstemmed Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
title_sort Contributo para o estudo da perturbação de hiperactividade e défice de atenção no sexo feminino : estudo comparativo das percepções dos professores de crianças em idade escolar
author Figueira, Sara Sofia Venâncio
author_facet Figueira, Sara Sofia Venâncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Isabel Amaral do Nascimento Rodrigues de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Sara Sofia Venâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto escolar
Diferenças de sexo
Percepções
PHDA
Problemas de comportamento
topic Contexto escolar
Diferenças de sexo
Percepções
PHDA
Problemas de comportamento
description Mestrado em Educação Especial
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-07-21T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3444
url http://hdl.handle.net/10400.5/3444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130989244448768