Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5426 |
Resumo: | さDe ケue foヴマa se pode マaxiマizaヴ o poteミIial da Iヴiaミça eマ teヴマos do seu deseミ┗ol┗iマeミto sóIio-Iogミiti┗o?ざ Partiu-se da pertinência desta questão e da consideração de que as relações entre as habilidades sócio-cognitivas e comportamentos pró-sociais podem ser mediadas por variáveis situacionais, para alicerçar a construção de um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo nas crianças, dirigido a dois grupos-alvo: pais com filhos até os 12 anos e crianças dos 6-12 anos, em programas de intervenção paralelos, visando maximizar o potencial da criança em termos do desenvolvimento de respostas empáticas e interacções pro-sociais. O presente artigo pretende, assim, apresentar o referido programa, dando especial ênfase aos módulos de intervenção destinados às crianças. |
id |
RCAP_1570f6d81e829a56eef621fcbdd51a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5426 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com CriançasCriançasPrograma de intervençãoDesenvolvimento sócio-cognitivoSompetência socialChildrenProgram interventionSocio-cognitive developmentSocial competence.Serviço SocialFaculdade de Artes e HumanidadesさDe ケue foヴマa se pode マaxiマizaヴ o poteミIial da Iヴiaミça eマ teヴマos do seu deseミ┗ol┗iマeミto sóIio-Iogミiti┗o?ざ Partiu-se da pertinência desta questão e da consideração de que as relações entre as habilidades sócio-cognitivas e comportamentos pró-sociais podem ser mediadas por variáveis situacionais, para alicerçar a construção de um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo nas crianças, dirigido a dois grupos-alvo: pais com filhos até os 12 anos e crianças dos 6-12 anos, em programas de intervenção paralelos, visando maximizar o potencial da criança em termos do desenvolvimento de respostas empáticas e interacções pro-sociais. O presente artigo pretende, assim, apresentar o referido programa, dando especial ênfase aos módulos de intervenção destinados às crianças."How can we maximize the potential of children in terms of their social-cognitive development?" The biomechanical relevance of this issue and the consideration that the relationship between social-cognitive abilities and pro-social behavior may be mediated by situational variables were the main basis for building a program that promotes the social-cognitive development in children. Two groups were attended in this program: parents with children up to 12 years and children from 7-12 years, in a parallel intervention, intending to maximize the potential of children in the development of empathic responses and pro-social interactions. This aヴtiIle iミteミds to pヴeseミt the pヴogヴaマ, gi┗iミg paヴtiIulaヴ atteミtioミ to the Ihildヴeミ’s iミteヴ┗eミtioミ.IMEDDigitUMaLucas, Carla ValeSoares, Luísa2023-12-13T11:53:29Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5426porLucas, C. V., & Soares, L. (2013). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com crianças. Revista de Psicologia, 5(2), 98-102.10.18256/2175-5027/psico-imed.v5n2p98-102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T03:30:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:45.725418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças |
title |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças |
spellingShingle |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças Lucas, Carla Vale Crianças Programa de intervenção Desenvolvimento sócio-cognitivo Sompetência social Children Program intervention Socio-cognitive development Social competence . Serviço Social Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças |
title_full |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças |
title_fullStr |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças |
title_full_unstemmed |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças |
title_sort |
Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças |
author |
Lucas, Carla Vale |
author_facet |
Lucas, Carla Vale Soares, Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Luísa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Carla Vale Soares, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Programa de intervenção Desenvolvimento sócio-cognitivo Sompetência social Children Program intervention Socio-cognitive development Social competence . Serviço Social Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Crianças Programa de intervenção Desenvolvimento sócio-cognitivo Sompetência social Children Program intervention Socio-cognitive development Social competence . Serviço Social Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
さDe ケue foヴマa se pode マaxiマizaヴ o poteミIial da Iヴiaミça eマ teヴマos do seu deseミ┗ol┗iマeミto sóIio-Iogミiti┗o?ざ Partiu-se da pertinência desta questão e da consideração de que as relações entre as habilidades sócio-cognitivas e comportamentos pró-sociais podem ser mediadas por variáveis situacionais, para alicerçar a construção de um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo nas crianças, dirigido a dois grupos-alvo: pais com filhos até os 12 anos e crianças dos 6-12 anos, em programas de intervenção paralelos, visando maximizar o potencial da criança em termos do desenvolvimento de respostas empáticas e interacções pro-sociais. O presente artigo pretende, assim, apresentar o referido programa, dando especial ênfase aos módulos de intervenção destinados às crianças. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2023-12-13T11:53:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5426 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lucas, C. V., & Soares, L. (2013). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com crianças. Revista de Psicologia, 5(2), 98-102. 10.18256/2175-5027/psico-imed.v5n2p98-102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMED |
publisher.none.fl_str_mv |
IMED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136435166511104 |