Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Carla Vale
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5426
Resumo: さDe ケue foヴマa se pode マaxiマizaヴ o poteミIial da Iヴiaミça eマ teヴマos do seu deseミ┗ol┗iマeミto sóIio-Iogミiti┗o?ざ Partiu-se da pertinência desta questão e da consideração de que as relações entre as habilidades sócio-cognitivas e comportamentos pró-sociais podem ser mediadas por variáveis situacionais, para alicerçar a construção de um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo nas crianças, dirigido a dois grupos-alvo: pais com filhos até os 12 anos e crianças dos 6-12 anos, em programas de intervenção paralelos, visando maximizar o potencial da criança em termos do desenvolvimento de respostas empáticas e interacções pro-sociais. O presente artigo pretende, assim, apresentar o referido programa, dando especial ênfase aos módulos de intervenção destinados às crianças.
id RCAP_1570f6d81e829a56eef621fcbdd51a48
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com CriançasCriançasPrograma de intervençãoDesenvolvimento sócio-cognitivoSompetência socialChildrenProgram interventionSocio-cognitive developmentSocial competence.Serviço SocialFaculdade de Artes e HumanidadesさDe ケue foヴマa se pode マaxiマizaヴ o poteミIial da Iヴiaミça eマ teヴマos do seu deseミ┗ol┗iマeミto sóIio-Iogミiti┗o?ざ Partiu-se da pertinência desta questão e da consideração de que as relações entre as habilidades sócio-cognitivas e comportamentos pró-sociais podem ser mediadas por variáveis situacionais, para alicerçar a construção de um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo nas crianças, dirigido a dois grupos-alvo: pais com filhos até os 12 anos e crianças dos 6-12 anos, em programas de intervenção paralelos, visando maximizar o potencial da criança em termos do desenvolvimento de respostas empáticas e interacções pro-sociais. O presente artigo pretende, assim, apresentar o referido programa, dando especial ênfase aos módulos de intervenção destinados às crianças."How can we maximize the potential of children in terms of their social-cognitive development?" The biomechanical relevance of this issue and the consideration that the relationship between social-cognitive abilities and pro-social behavior may be mediated by situational variables were the main basis for building a program that promotes the social-cognitive development in children. Two groups were attended in this program: parents with children up to 12 years and children from 7-12 years, in a parallel intervention, intending to maximize the potential of children in the development of empathic responses and pro-social interactions. This aヴtiIle iミteミds to pヴeseミt the pヴogヴaマ, gi┗iミg paヴtiIulaヴ atteミtioミ to the Ihildヴeミ’s iミteヴ┗eミtioミ.IMEDDigitUMaLucas, Carla ValeSoares, Luísa2023-12-13T11:53:29Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5426porLucas, C. V., & Soares, L. (2013). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com crianças. Revista de Psicologia, 5(2), 98-102.10.18256/2175-5027/psico-imed.v5n2p98-102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T03:30:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:45.725418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
title Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
spellingShingle Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
Lucas, Carla Vale
Crianças
Programa de intervenção
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Sompetência social
Children
Program intervention
Socio-cognitive development
Social competence
.
Serviço Social
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
title_full Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
title_fullStr Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
title_full_unstemmed Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
title_sort Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com Crianças
author Lucas, Carla Vale
author_facet Lucas, Carla Vale
Soares, Luísa
author_role author
author2 Soares, Luísa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Carla Vale
Soares, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Programa de intervenção
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Sompetência social
Children
Program intervention
Socio-cognitive development
Social competence
.
Serviço Social
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Crianças
Programa de intervenção
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Sompetência social
Children
Program intervention
Socio-cognitive development
Social competence
.
Serviço Social
Faculdade de Artes e Humanidades
description さDe ケue foヴマa se pode マaxiマizaヴ o poteミIial da Iヴiaミça eマ teヴマos do seu deseミ┗ol┗iマeミto sóIio-Iogミiti┗o?ざ Partiu-se da pertinência desta questão e da consideração de que as relações entre as habilidades sócio-cognitivas e comportamentos pró-sociais podem ser mediadas por variáveis situacionais, para alicerçar a construção de um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo nas crianças, dirigido a dois grupos-alvo: pais com filhos até os 12 anos e crianças dos 6-12 anos, em programas de intervenção paralelos, visando maximizar o potencial da criança em termos do desenvolvimento de respostas empáticas e interacções pro-sociais. O presente artigo pretende, assim, apresentar o referido programa, dando especial ênfase aos módulos de intervenção destinados às crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2023-12-13T11:53:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5426
url http://hdl.handle.net/10400.13/5426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lucas, C. V., & Soares, L. (2013). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 1: Intervenção com crianças. Revista de Psicologia, 5(2), 98-102.
10.18256/2175-5027/psico-imed.v5n2p98-102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMED
publisher.none.fl_str_mv IMED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136435166511104