Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Carla Vale
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soares, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5427
Resumo: A cognição social é deveras importante para uma interacção social bem-sucedida, e consequentemente, para o equilíbrio psicossocial dos indivíduos. Considerando a importância de tal, foi construído um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças, que aposta na resiliência moral e na competência social. Destina-se a dois grupos-alvo, com intervenções paralelas: pais de crianças até aos 12 anos e crianças dos 7 aos 12 anos. Abordam-se com maior ênfase os módulos de intervenção dirigidos aos pais, respondendo a ケuestõesà Ioマoà さQueà iマpaItoà tZマà as interacções e as experiências proporcionadas pelas pessoas mais próximas da criança no seu desenvolvimento sócio-cognitivo e de que modo é possível maximizar o seu poteミIial?ざà Oà oHjeIti┗oà fiミalà Yà eミfatizaヴà aà iマpoヴt>ミIiaà doà autoconhecimento dos pais e a urgência da estimulação das competências das crianças.
id RCAP_7b3f8e603bd5d3ec4a8082f3e5990d2c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os PaisIntervençãoDesenvolvimento sócio-cognitivoPaisCriançasCompetência socialInterventionSocio-cognitive developmentParentsChildrenSocial competence.Serviço SocialFaculdade de Artes e HumanidadesA cognição social é deveras importante para uma interacção social bem-sucedida, e consequentemente, para o equilíbrio psicossocial dos indivíduos. Considerando a importância de tal, foi construído um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças, que aposta na resiliência moral e na competência social. Destina-se a dois grupos-alvo, com intervenções paralelas: pais de crianças até aos 12 anos e crianças dos 7 aos 12 anos. Abordam-se com maior ênfase os módulos de intervenção dirigidos aos pais, respondendo a ケuestõesà Ioマoà さQueà iマpaItoà tZマà as interacções e as experiências proporcionadas pelas pessoas mais próximas da criança no seu desenvolvimento sócio-cognitivo e de que modo é possível maximizar o seu poteミIial?ざà Oà oHjeIti┗oà fiミalà Yà eミfatizaヴà aà iマpoヴt>ミIiaà doà autoconhecimento dos pais e a urgência da estimulação das competências das crianças.The social cognition is very important for a successful social interaction, and thus for the psychosocial balance of individuals. It is considering the importance of such, that one program was created to promote the Ihildヴeミ’sà soIial-cognitive development, which focuses on moral resilience and social competence. Two groups, in parallel intervention, were attended in this program: parents with children up to 12 years and children from 7 to 12 years. The intervention modules for parents were addressed with greater emphasis, answering questions like: "What impact does the interactions and experiences offered by the people closest to theàIhildàha┗eàiミàhis/heヴàde┗elopマeミtàaミdàho┘àitàisàpossiHleàtoàマaxiマizeàtheiヴàpoteミtial?ざIMEDDigitUMaLucas, Carla ValeSoares, Luísa2023-12-13T12:15:04Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5427porLucas, C. V., & Soares, L. (2014). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os pais. Revista de Psicologia, 6(1), 28-32.10.18256/2175-5027/psico-imed.v6n1p28-32info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T03:30:41Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:45.778924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
title Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
spellingShingle Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
Lucas, Carla Vale
Intervenção
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Pais
Crianças
Competência social
Intervention
Socio-cognitive development
Parents
Children
Social competence
.
Serviço Social
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
title_full Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
title_fullStr Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
title_full_unstemmed Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
title_sort Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os Pais
author Lucas, Carla Vale
author_facet Lucas, Carla Vale
Soares, Luísa
author_role author
author2 Soares, Luísa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Carla Vale
Soares, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Pais
Crianças
Competência social
Intervention
Socio-cognitive development
Parents
Children
Social competence
.
Serviço Social
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Intervenção
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Pais
Crianças
Competência social
Intervention
Socio-cognitive development
Parents
Children
Social competence
.
Serviço Social
Faculdade de Artes e Humanidades
description A cognição social é deveras importante para uma interacção social bem-sucedida, e consequentemente, para o equilíbrio psicossocial dos indivíduos. Considerando a importância de tal, foi construído um programa de promoção do desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças, que aposta na resiliência moral e na competência social. Destina-se a dois grupos-alvo, com intervenções paralelas: pais de crianças até aos 12 anos e crianças dos 7 aos 12 anos. Abordam-se com maior ênfase os módulos de intervenção dirigidos aos pais, respondendo a ケuestõesà Ioマoà さQueà iマpaItoà tZマà as interacções e as experiências proporcionadas pelas pessoas mais próximas da criança no seu desenvolvimento sócio-cognitivo e de que modo é possível maximizar o seu poteミIial?ざà Oà oHjeIti┗oà fiミalà Yà eミfatizaヴà aà iマpoヴt>ミIiaà doà autoconhecimento dos pais e a urgência da estimulação das competências das crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2023-12-13T12:15:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5427
url http://hdl.handle.net/10400.13/5427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lucas, C. V., & Soares, L. (2014). Programa de Promoção do Desenvolvimento Sócio-cognitivo da Criança Parte 2: Intervenção com os pais. Revista de Psicologia, 6(1), 28-32.
10.18256/2175-5027/psico-imed.v6n1p28-32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMED
publisher.none.fl_str_mv IMED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136435181191168