A intervenção psicomotora em alunos com perturbação de hiperatividade com deficit de atenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28221 |
Resumo: | As explicações para a perturbação de hiperatividade com déficit de atenção (PHDA) são multifatoriais e encontram-se dependentes de diversos fatores, tais como hereditariedade, ambientais (pré e perinatais) e neurobiológicos, que causam mudanças no desenvolvimento de algumas áreas do cérebro. Os sintomas característicos do PHDA são déficit de atenção relacionado com a organização e a capacidade de planeamento, a hiperatividade manifestada e associada com a inquietação e agitação, e a impulsividade relacionada com a perda do senso crítico antes do comportamento e a busca de recompensa imediata. O presente trabalho teve como linha de orientação determinar que efeito um plano de intervenção psicomotora pode ter nas aprendizagens académicas em alunos com Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção, em alunos do ensino básico. Colocou-se como questão de partida: Que efeito pode ter um plano de intervenção psicomotora nas aprendizagens académicas em alunos com PHDA? Tendo em conta a questão de partida, os objetivos específicos são, a saber: proceder à caraterização do grupo alvo; áreas fortes e fracas; elaborar um programa de intervenção com base no perfil diagnóstico através da escala de Conners; no perfil psicomotor; levar à prática um programa de intervenção psicomotora; avaliar os resultados finais do programa de intervenção e interpretar os resultados obtidos. Como objetivo geral do estudo aferir as melhorias das aprendizagens académicas dos alunos com PHDA, através de um plano de intervenção que tenha como base a psicomotricidade. A metodologia escolhida foi a recolha inicial de dados anamnésicos sobre o grupo a intervencionar, e também um levantamento do comportamento, de forma a avaliar e comprovar se o processo de intervenção psicomotora teve influência nos resultados. Foi escolhida a escala de Conners como instrumento específico de avaliação desta problemática junto da população alvo. Para a intervenção psicomotora foi elaborada uma ficha de registo em duas dimensões a social e a psicomotora. Através do estudo de campo com crianças do 1º ciclo de estudos foi possível determinar que as crianças melhoraram a atenção e a concentração na realização das tarefas demonstrando assim indícios da importância da psicomotricidade nas crianças com PHDA. |
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A intervenção psicomotora em alunos com perturbação de hiperatividade com deficit de atençãoAprendizagensIntervenção psicomotoraPerturbação da hiperatividade e défice de atençãoPsicomotricidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs explicações para a perturbação de hiperatividade com déficit de atenção (PHDA) são multifatoriais e encontram-se dependentes de diversos fatores, tais como hereditariedade, ambientais (pré e perinatais) e neurobiológicos, que causam mudanças no desenvolvimento de algumas áreas do cérebro. Os sintomas característicos do PHDA são déficit de atenção relacionado com a organização e a capacidade de planeamento, a hiperatividade manifestada e associada com a inquietação e agitação, e a impulsividade relacionada com a perda do senso crítico antes do comportamento e a busca de recompensa imediata. O presente trabalho teve como linha de orientação determinar que efeito um plano de intervenção psicomotora pode ter nas aprendizagens académicas em alunos com Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção, em alunos do ensino básico. Colocou-se como questão de partida: Que efeito pode ter um plano de intervenção psicomotora nas aprendizagens académicas em alunos com PHDA? Tendo em conta a questão de partida, os objetivos específicos são, a saber: proceder à caraterização do grupo alvo; áreas fortes e fracas; elaborar um programa de intervenção com base no perfil diagnóstico através da escala de Conners; no perfil psicomotor; levar à prática um programa de intervenção psicomotora; avaliar os resultados finais do programa de intervenção e interpretar os resultados obtidos. Como objetivo geral do estudo aferir as melhorias das aprendizagens académicas dos alunos com PHDA, através de um plano de intervenção que tenha como base a psicomotricidade. A metodologia escolhida foi a recolha inicial de dados anamnésicos sobre o grupo a intervencionar, e também um levantamento do comportamento, de forma a avaliar e comprovar se o processo de intervenção psicomotora teve influência nos resultados. Foi escolhida a escala de Conners como instrumento específico de avaliação desta problemática junto da população alvo. Para a intervenção psicomotora foi elaborada uma ficha de registo em duas dimensões a social e a psicomotora. Através do estudo de campo com crianças do 1º ciclo de estudos foi possível determinar que as crianças melhoraram a atenção e a concentração na realização das tarefas demonstrando assim indícios da importância da psicomotricidade nas crianças com PHDA.Rasteiro, DomingosRepositório ComumViseu, Alexandre2019-04-10T11:47:21Z2019-02-182019-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28221TID:202211681pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.327197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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