Perturbações do desenvolvimento na criança : perspetiva materna do impacto do problema na família e ambiente familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lázaro, Alexandra do Vale
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7651
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
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spelling Perturbações do desenvolvimento na criança : perspetiva materna do impacto do problema na família e ambiente familiarPerturbações do desenvolvimentoAmbiente familiarDesenvolvimento infantilTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012O presente estudo, com mães de crianças com Perturbações do Desenvolvimento (PD), tem quatro objetivos: 1) analisar o impacto das PD na família e o ambiente familiar em função de variáveis da criança e maternas; 2) averiguar a relação das duas dimensões com a perspetiva materna sobre problemas da criança em áreas específicas (desenvolvimento, relação com pares e comportamento); 3) explorar a relação das referidas dimensões com tarefas de cuidado/educação da criança; 4) examinar a relação entre o impacto na família e o ambiente familiar. Participaram no estudo 31 mães de crianças com PD (idades dos 3 aos 6 anos; 14 do sexo masculino). Utilizaram-se dois instrumentos, a Escala de Impacto na Família e a Escala de Ambiente Familiar, para avaliar, respetivamente, a perspetiva materna do impacto que a PD da criança tem na família, e o ambiente familiar (dimensão relacional). Foi ainda construída uma Ficha de recolha de informação (sociodemográfica, e referente ao desenvolvimento e funcionamento da criança em áreas específicas, ao problema e a tarefas de cuidado/educação). Verificou-se que o impacto da PD na família e o ambiente familiar não variaram em função do sexo e idade da criança, mas o impacto financeiro variou com o nível de escolaridade da mãe. Nenhuma das dimensões se relacionou com o comportamento ou a relação com os pares, mas ocorreram associações de cada uma delas com áreas do desenvolvimento. As tarefas relacionadas com os cuidados/educação parecem ser mais importantes para o impacto na família, em domínios específicos, do que para o ambiente familiar. As mães que perspetivaram um maior impacto na família da PD referiram pior ambiente familiar (níveis mais baixos de coesão e expressividade, e mais altos de conflito). Os resultados evocam a importância de, no contexto clínico, se atender não só à criança, mas também às necessidades das famílias.This study, involving mothers of children with Development Disorders (DD), has four main aims: 1) to analyze the impact of DD on the family and the family environment on the basis of mother and child variables; 2) to ascertain the relationship of both dimensions with the maternal perspective of the child’s problems in specific areas (development, peer relationships and behavior); 3) to explore the relationship of these two dimensions with care/education- related tasks; 4) to examine the relationship between the impact on the family and the family environment. Thirty one mothers of children with DD (3 to 6 years; 14 boys) participated in the study. Two instruments were used, the Impact on Family Scale and the Family Environment Scale, to assess maternal perspective of the impact the child’s DD has on the family and the family environment (relational dimension). A form was also constructed to collect information (socio-demographic, related to the child’s development and functioning in specific areas, and to the problem and care/education tasks). Neither the impact of the DD on the family nor the family environment varied according to the gender and age of the child, however, the financial impact varied with the mother’s schooling. None of the dimensions were related to behavior or relationships with peers, but some associations were found between each one with areas of development. The care/education-related tasks seem to be more important for the impact on the family, in specific domains, than the family environment. The mothers who mentioned greater impact of the DD on the family referred to a worse family environment (lower levels of cohesion and expressiveness, and higher conflict). The results suggest that in a clinical context not only the child’s needs should be taken into consideration but also the family’s.Santos, Salomé Vieira, 1959-Repositório da Universidade de LisboaLázaro, Alexandra do Vale2013-02-06T11:51:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:25.435386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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