O impacto das memórias de vergonha na adolescência: A escala de Centralidade do Acontecimento (CES)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.14417/ap.995 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.995 |
Resumo: | Experiências adversas, particularmente, experiências precoces de vergonha podem funcionar como memórias traumáticas e serem centrais na formação da autoidentidade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a estrutura dimensional e qualidades psicométricas da versão portuguesa para adolescentes da Centrality of Event Scale (CES). Participaram 397 adolescentes com idades entre os 12 e os 18 anos a frequentarem escolas públicas de ensino regular. Em conjunto com a CES, os jovens preencheram outros questionários que avaliavam a sintomatologia psicopatológica e a perceção de sentimentos de vergonha externa e interna Os resultados revelam que a CES possui uma boa consistência interna, uma adequada estabilidade temporal e uma estrutura unidimensional. A centralidade das experiências de vergonha mostraram uma correlação positiva com os sintomas de psicopatologia e com os sentimentos atuais de vergonha. Estes dados sugerem que a CES-A é um instrumento robusto e útil na avaliação da centralidade das memórias de vergonha na adolescência. |
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O impacto das memórias de vergonha na adolescência: A escala de Centralidade do Acontecimento (CES)Escala de centralidade do evento, Escala de avaliação, Adolescentes, Propriedades psicométricas, Experiências de vergonhaExperiências adversas, particularmente, experiências precoces de vergonha podem funcionar como memórias traumáticas e serem centrais na formação da autoidentidade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a estrutura dimensional e qualidades psicométricas da versão portuguesa para adolescentes da Centrality of Event Scale (CES). Participaram 397 adolescentes com idades entre os 12 e os 18 anos a frequentarem escolas públicas de ensino regular. Em conjunto com a CES, os jovens preencheram outros questionários que avaliavam a sintomatologia psicopatológica e a perceção de sentimentos de vergonha externa e interna Os resultados revelam que a CES possui uma boa consistência interna, uma adequada estabilidade temporal e uma estrutura unidimensional. A centralidade das experiências de vergonha mostraram uma correlação positiva com os sintomas de psicopatologia e com os sentimentos atuais de vergonha. Estes dados sugerem que a CES-A é um instrumento robusto e útil na avaliação da centralidade das memórias de vergonha na adolescência.ISPA - Instituto Universitário2015-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.995https://doi.org/10.14417/ap.995Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 425-438Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 425-4381646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/995http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/995/pdf_2http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/995/65http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/995/66Cunha, MarinaXavier, AnaMatos, MarcelaFaria, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:13Zoai:ojs.localhost:article/995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:19.392287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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