Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Sónia Maria Conceição
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13212
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, tendo como temas subjacentes a organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem ao nível da Educação em Ciências no Pré-Escolar. Assim, com este projeto de intervenção-investigação pretendeu-se conceber uma estratégia didática que visou intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento (conceção, planificação, implementação, validação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Neste âmbito pretendeu-se averiguar qual o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças em idade Pré-Escolar, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Tendo por base as orientações da literatura e a caraterização do contexto educativo e do público-alvo em questão, concebeu-se, planificou-se, implementou-se, validou-se e avaliou-se um conjunto de atividades relativas à temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, em que se privilegiou como técnicas de recolha de dados a observação participante, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Os resultados permitiram concluir que as crianças desenvolveram aprendizagens de Ciências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do ar. Assume-se este projeto como um contributo impulsionador da Educação em Ciências, particularmente sobre a temática do ar, em contexto Pré-Escolar.
id RCAP_15a5c254fb44dc901be51cf02b911a5c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolarEducação em ciênciasEducação pré-escolarEnsino das ciênciasPrática pedagógicaEstratégias da aprendizagemO presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, tendo como temas subjacentes a organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem ao nível da Educação em Ciências no Pré-Escolar. Assim, com este projeto de intervenção-investigação pretendeu-se conceber uma estratégia didática que visou intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento (conceção, planificação, implementação, validação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Neste âmbito pretendeu-se averiguar qual o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças em idade Pré-Escolar, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Tendo por base as orientações da literatura e a caraterização do contexto educativo e do público-alvo em questão, concebeu-se, planificou-se, implementou-se, validou-se e avaliou-se um conjunto de atividades relativas à temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, em que se privilegiou como técnicas de recolha de dados a observação participante, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Os resultados permitiram concluir que as crianças desenvolveram aprendizagens de Ciências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do ar. Assume-se este projeto como um contributo impulsionador da Educação em Ciências, particularmente sobre a temática do ar, em contexto Pré-Escolar.This final report is the result of an intervention-investigation project developed in supervised teaching practice, with the underlying themes of organization and management of teaching and learning process at the level of Science Education in Preschool. With this intervention-investigation project it was intended to develop a didactic strategy which aimed to intervene in Science Education from Preschool through the development (conception, planning, implementation, validation and evaluation) of a teaching sequence on the theme "Air and its physical characteristics". In this context we wanted to determine the impact of the implementation of a teaching sequence on Preschool of children’s learning, as well as on the professional development of the teacher-researcher. Based on the guidelines of the literature and characteristics the educational context and the children in question, were conceived, planned, implemented, validated and evaluated regarding the theme "Air and its physical characteristics." This project has action-research characteristics, for it adopted as techniques and instruments of data collection, participant observation, the compilation of documents and interview survey. The results allowed us to conclude that children learned science in terms of knowledge, skills and attitudes and values related to the theme of air. This project is assumed as a contribution to booster science education, particularly on the subject of air, in Preschool context.Universidade de Aveiro2015-01-20T15:43:49Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13212TID:201594412porMaia, Sónia Maria Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.826724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
title Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
spellingShingle Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
Maia, Sónia Maria Conceição
Educação em ciências
Educação pré-escolar
Ensino das ciências
Prática pedagógica
Estratégias da aprendizagem
title_short Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
title_full Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
title_fullStr Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
title_full_unstemmed Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
title_sort Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
author Maia, Sónia Maria Conceição
author_facet Maia, Sónia Maria Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Sónia Maria Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Educação pré-escolar
Ensino das ciências
Prática pedagógica
Estratégias da aprendizagem
topic Educação em ciências
Educação pré-escolar
Ensino das ciências
Prática pedagógica
Estratégias da aprendizagem
description O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, tendo como temas subjacentes a organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem ao nível da Educação em Ciências no Pré-Escolar. Assim, com este projeto de intervenção-investigação pretendeu-se conceber uma estratégia didática que visou intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento (conceção, planificação, implementação, validação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Neste âmbito pretendeu-se averiguar qual o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças em idade Pré-Escolar, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Tendo por base as orientações da literatura e a caraterização do contexto educativo e do público-alvo em questão, concebeu-se, planificou-se, implementou-se, validou-se e avaliou-se um conjunto de atividades relativas à temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, em que se privilegiou como técnicas de recolha de dados a observação participante, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Os resultados permitiram concluir que as crianças desenvolveram aprendizagens de Ciências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do ar. Assume-se este projeto como um contributo impulsionador da Educação em Ciências, particularmente sobre a temática do ar, em contexto Pré-Escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-01-20T15:43:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13212
TID:201594412
url http://hdl.handle.net/10773/13212
identifier_str_mv TID:201594412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137542137708544