Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13212 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, tendo como temas subjacentes a organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem ao nível da Educação em Ciências no Pré-Escolar. Assim, com este projeto de intervenção-investigação pretendeu-se conceber uma estratégia didática que visou intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento (conceção, planificação, implementação, validação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Neste âmbito pretendeu-se averiguar qual o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças em idade Pré-Escolar, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Tendo por base as orientações da literatura e a caraterização do contexto educativo e do público-alvo em questão, concebeu-se, planificou-se, implementou-se, validou-se e avaliou-se um conjunto de atividades relativas à temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, em que se privilegiou como técnicas de recolha de dados a observação participante, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Os resultados permitiram concluir que as crianças desenvolveram aprendizagens de Ciências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do ar. Assume-se este projeto como um contributo impulsionador da Educação em Ciências, particularmente sobre a temática do ar, em contexto Pré-Escolar. |
id |
RCAP_15a5c254fb44dc901be51cf02b911a5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolarEducação em ciênciasEducação pré-escolarEnsino das ciênciasPrática pedagógicaEstratégias da aprendizagemO presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, tendo como temas subjacentes a organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem ao nível da Educação em Ciências no Pré-Escolar. Assim, com este projeto de intervenção-investigação pretendeu-se conceber uma estratégia didática que visou intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento (conceção, planificação, implementação, validação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Neste âmbito pretendeu-se averiguar qual o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças em idade Pré-Escolar, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Tendo por base as orientações da literatura e a caraterização do contexto educativo e do público-alvo em questão, concebeu-se, planificou-se, implementou-se, validou-se e avaliou-se um conjunto de atividades relativas à temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, em que se privilegiou como técnicas de recolha de dados a observação participante, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Os resultados permitiram concluir que as crianças desenvolveram aprendizagens de Ciências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do ar. Assume-se este projeto como um contributo impulsionador da Educação em Ciências, particularmente sobre a temática do ar, em contexto Pré-Escolar.This final report is the result of an intervention-investigation project developed in supervised teaching practice, with the underlying themes of organization and management of teaching and learning process at the level of Science Education in Preschool. With this intervention-investigation project it was intended to develop a didactic strategy which aimed to intervene in Science Education from Preschool through the development (conception, planning, implementation, validation and evaluation) of a teaching sequence on the theme "Air and its physical characteristics". In this context we wanted to determine the impact of the implementation of a teaching sequence on Preschool of children’s learning, as well as on the professional development of the teacher-researcher. Based on the guidelines of the literature and characteristics the educational context and the children in question, were conceived, planned, implemented, validated and evaluated regarding the theme "Air and its physical characteristics." This project has action-research characteristics, for it adopted as techniques and instruments of data collection, participant observation, the compilation of documents and interview survey. The results allowed us to conclude that children learned science in terms of knowledge, skills and attitudes and values related to the theme of air. This project is assumed as a contribution to booster science education, particularly on the subject of air, in Preschool context.Universidade de Aveiro2015-01-20T15:43:49Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13212TID:201594412porMaia, Sónia Maria Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.826724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar |
title |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar |
spellingShingle |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar Maia, Sónia Maria Conceição Educação em ciências Educação pré-escolar Ensino das ciências Prática pedagógica Estratégias da aprendizagem |
title_short |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar |
title_full |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar |
title_fullStr |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar |
title_sort |
Explorando o ar: uma sequência didática para o pré-escolar |
author |
Maia, Sónia Maria Conceição |
author_facet |
Maia, Sónia Maria Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Sónia Maria Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciências Educação pré-escolar Ensino das ciências Prática pedagógica Estratégias da aprendizagem |
topic |
Educação em ciências Educação pré-escolar Ensino das ciências Prática pedagógica Estratégias da aprendizagem |
description |
O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, tendo como temas subjacentes a organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem ao nível da Educação em Ciências no Pré-Escolar. Assim, com este projeto de intervenção-investigação pretendeu-se conceber uma estratégia didática que visou intervir na Educação em Ciências no Pré-Escolar através do desenvolvimento (conceção, planificação, implementação, validação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Neste âmbito pretendeu-se averiguar qual o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças em idade Pré-Escolar, bem como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Tendo por base as orientações da literatura e a caraterização do contexto educativo e do público-alvo em questão, concebeu-se, planificou-se, implementou-se, validou-se e avaliou-se um conjunto de atividades relativas à temática “Ar e suas caraterísticas físicas”. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, em que se privilegiou como técnicas de recolha de dados a observação participante, a compilação documental e o inquérito por entrevista. Os resultados permitiram concluir que as crianças desenvolveram aprendizagens de Ciências ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do ar. Assume-se este projeto como um contributo impulsionador da Educação em Ciências, particularmente sobre a temática do ar, em contexto Pré-Escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-01-20T15:43:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13212 TID:201594412 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13212 |
identifier_str_mv |
TID:201594412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137542137708544 |