Explorando o voo no pré-escolar: iniciação ao trabalho experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Cristiana Paiva de Sá
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13204
Resumo: A sociedade atual tem vindo a sofrer alterações face ao avanço da ciência e da tecnologia e, por isso, torna-se necessário a promoção da literacia científica para todos desde cedo. Neste sentido, a educação em ciências desde a mais tenra idade é essencial pois contribui para a formação de cidadãos capacitados cientificamente para enfrentarem, de uma forma mais eficaz, as adversidades da sociedade e para desempenharem um papel ativo, responsável e crítico. Para um ensino das ciências de qualidade importa recorrer a estratégias de ensino adequadas às necessidades das crianças e do contexto, por forma a possibilitar-lhes o desenvolvimento de aprendizagens mais signiticativas e, consequentemente, uma melhor compreensão do mundo. O presente projeto de intervenção-investigação, desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, interveio ao nível das estratégias de ensino em ciências, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos, através da exploração de uma proposta didática sobre o voo. Com o desenvolvimento deste projeto de intervenção-investigação procurou-se averiguar os efeitos da conceção e implementação da proposta didática sobre o voo nas aprendizagens das crianças, a nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, e no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora sendo que, para isso, elegeram-se como técnicas de recolha de dados a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Os resultados permitiram concluir que a conceção e implementação da proposta didática tiveram um impacte positivo nas aprendizagens das crianças, assim como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Constatou-se que as crianças evidenciaram ter desenvolvido aprendizagens a vários níveis. A nível de conhecimentos destacam-se os fatores que influenciam o voo de aviões de papel e de paraquedas. A nível de capacidades salientam-se a capacidade de expressar ideias prévias/fazer previsões, registar previsões e dados em diferentes formatos, efetuar observações, formular a resposta à questão-problema e executar ensaios experimentais. A nível de atitudes e valores destacam-se a cooperação com os colegas e o interesse pela aprendizagem de temas de ciências. Relativamente à educadora-investigadora verificou-se que a conceção e implementação da proposta didática possibilitaram desenvolver aprendizagens importantes para o futuro profissional. Os resultados sugerem ainda que é possível realizar atividades de ciências com crianças em idade pré-escolar e, em particular, as atividades práticas do tipo investigativo, que envolvem o controlo de variáveis.
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O presente projeto de intervenção-investigação, desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, interveio ao nível das estratégias de ensino em ciências, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos, através da exploração de uma proposta didática sobre o voo. Com o desenvolvimento deste projeto de intervenção-investigação procurou-se averiguar os efeitos da conceção e implementação da proposta didática sobre o voo nas aprendizagens das crianças, a nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, e no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora sendo que, para isso, elegeram-se como técnicas de recolha de dados a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Os resultados permitiram concluir que a conceção e implementação da proposta didática tiveram um impacte positivo nas aprendizagens das crianças, assim como no desenvolvimento profissional da educadora-investigadora. Constatou-se que as crianças evidenciaram ter desenvolvido aprendizagens a vários níveis. A nível de conhecimentos destacam-se os fatores que influenciam o voo de aviões de papel e de paraquedas. A nível de capacidades salientam-se a capacidade de expressar ideias prévias/fazer previsões, registar previsões e dados em diferentes formatos, efetuar observações, formular a resposta à questão-problema e executar ensaios experimentais. A nível de atitudes e valores destacam-se a cooperação com os colegas e o interesse pela aprendizagem de temas de ciências. Relativamente à educadora-investigadora verificou-se que a conceção e implementação da proposta didática possibilitaram desenvolver aprendizagens importantes para o futuro profissional. Os resultados sugerem ainda que é possível realizar atividades de ciências com crianças em idade pré-escolar e, em particular, as atividades práticas do tipo investigativo, que envolvem o controlo de variáveis.Contemporary society has been suffering changes due to the advances in science and technology, so it becomes increasingly necessary to promote scientific literacy for everyone since young age. In this sense, sciences in education from an early age is essential since it contributes to the qualification of citizens that are scientifically prepared to face the adversities of society in a more effective way and to have a more active, responsible and critic role in it. For a quality teaching of sciences it is important to resort to teaching strategies suitable for the children’s and the context needs. I should allow the development of more significant learning and consequently, a better understanding of the world. This intervention-research project was developed under the training component of Supervised Teaching Practice. It intervened at the level of the strategies used in teaching sciences, in a group of children aged between two and six years old, through the exploration of a didactic proposal about flight. The objective of this intervention-research project was to ascertain the effects that the didactic proposal about the flight conception and implementation had in children’s learning, in their knowledge, skills, attitudes and values. As well as in the professional development of the teacher-researcher. To this end, the data gathering techniques used were: observation, interview survey and the compilation of documents. The results showed that the didactic proposal had a positive impact in children’s apprenticeships, as well as in the professional development of the teacher-researcher. It was proven that children developed apprenticeships at various levels. Concerning knowledge, the factors that influence the flight of paper planes and parachutes stand out. Concerning skills, the capacity to express prior ideas/make predictions, record those predictions and data in different formats, make observations, give the answer to the question-problem and carry out experimental trials, must be highlighted. Concerning attitudes and values, the cooperation with colleagues and the interest to learn science also stand out. With respect to the teacher-researcher, the conception and implementation of the didactic proposal made possible the development of important apprenticeships for her professional future. The results also suggest that it is possible to implement science activities with children in pre-school ages. Particularly practical activities of research type that involve the control of variables.Universidade de Aveiro2015-01-20T12:48:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13204TID:201570793porAmorim, Cristiana Paiva de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.734330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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