A indisciplina no 1.º ciclo: conceções e práticas dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6469 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico |
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A indisciplina no 1.º ciclo: conceções e práticas dos professoresIndisciplina no 1.º cicloComportamentos indisciplinadosEstratégias de prevençãoEstratégias de respostaUndisciplined in first cycleUndisciplined behavioursUndisciplined prevention strategiesUndisciplined response strategiesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoA unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico, assumiu-se como um tempo de prática pedagógica crucial para o meu futuro como professora e fez-me refletir acerca dos desafios que a prática docente acarreta e que influencia a excelência do ensino. O presente relatório final integra uma análise reflexiva do período de intervenção como professora estagiária na prática pedagógica desenvolvida numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do ensino básico, bem como uma investigação sobre a problemática da indisciplina. Esta análise reflexiva foi realizada através de uma abordagem qualitativa, na qual foi utilizada a técnica de recolha de dados baseada na análise documental, observações naturalistas aos alunos e dinâmicas de turma e uma entrevista semiestruturada à docente cooperante. Ao longo do meu percurso curricular como professora estagiária, apercebi-me que a indisciplina tem um grande impacto no desenvolvimento educacional dos alunos, constituindo-se cada vez mais uma problemática relevante e preocupante para os professores de 1.º ciclo do ensino básico. Para este estudo considerou-se como objetivos fulcrais: investigar as conceções e práticas docentes face à indisciplina, identificar os tipos de comportamentos indisciplinados que são considerados mais graves na perspetiva dos docentes, que fatores estão subjacentes à manifestação dos mesmos, a frequência e eficácia de estratégias de prevenção, bem como a frequência e eficácia de estratégias de resposta. A metodologia de investigação seguida baseou-se numa abordagem quantitativa realizada através de um inquérito por questionário a oitenta professores do 1.º ciclo do ensino básico de vários agrupamentos de escolas do país, utilizando o tratamento estatístico dos mesmos. O resultado estatístico obtido com diferenças mais significativas neste estudo recaiu no facto dos professores que têm turmas disciplinadas considerarem como estratégia mais eficaz o diálogo com os alunos envolvidos, enquanto que os docentes que têm turmas indisciplinadas consideraram como estratégia mais eficaz a expulsão dos alunos da sala de aula.ABSTRACT In the curricular unit Prática de Ensino Supervisionada II, of the masters course on teaching the 1st and 2nd basic education cycles, Mestrado em Ensino no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico, was an essential learning experience for my future as a teacher and provided a reflection about the challenges of teacher’s practices and the quality of educational services. This final report includes a critical analysis about the educational practice developed in a class attending the first year in the first cycle of basic education and an investigation about indiscipline. The critical analysis was based in a qualitative research where it was used a data collection technique on documental analysis, direct observations and in a semi-structured interview to the mentor teacher of my practice. During my curricular journey as a teacher, I understood the problem of indiscipline had a big impact in the education development of the students, being a relevant and a worrying challenge for teachers in the first cycle of basic education. The main goals were to understand the teacher’s concepts about indiscipline behaviours, to identify what kind of undisciplined behaviours, are understood as more serious, what factors contribute to the occurrence of such behaviours in the classroom, the frequency and efficiency of preventive strategies as well as, frequency and efficiency of response strategies used in the classroom. The quantitative approach refers to the use of questionnaire asked to eighty teachers of the first cycle of basic education from different schools around the country, using statistical treatment. In this study, the statistic result obtained with more significant differences was the fact that teachers with disciplined classrooms used the dialogue with students as the most effective strategy, in the other hand teachers with an undisciplined classrooms used the student’s expulsion of the classroom as the most effective strategy.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, Francisco Vaz daRCIPLMatos, Sara Raquel dos Santos Capitão de2016-09-28T13:08:13Z2016-07-112016-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6469TID:201391350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.772339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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