Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Paula
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1227
Resumo: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem Comunitária
id RCAP_15a660270e1634659a73431d4accae9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêuticoEDUCAÇÃO PARA A SAUDEDIABETESREGIME TERAPÊUTICO - AdesãoRelatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem ComunitáriaA construção de uma ciência é assente na sua evidência, e o caminho da Enfermagem não poderá ser outro senão o de uma profissão cujas práticas se fundamentem em conhecimento científico. As intervenções de enfermagem têm um papel importante como promotor educativo, e é por isso uma força necessária no atual panorama na educação em saúde, em que as doenças crónicas, são uma realidade crescente e uma preocupação. A adesão ao regime terapêutico é um foco de atenção dos enfermeiros e uma necessidade que emerge da avaliação da pessoa com diabetes, no auto-cuidado ao regime terapêutico, com particular destaque no âmbito da promoção de doenças crónicas, nomeadamente na diabetes tipo II. A não adesão representa uma sobrecarga económica com um enorme impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no estágio II com recurso à Educação para a Saúde na pessoa com diabetes através do projeto “caminhar para o equilíbrio”, apresenta ainda o desenvolvimento metodológico da prática baseada na evidência, (PBE), na análise reflexiva do que se entende como intervenção de enfermagem. Como resultados da avaliação do projeto podemos verificar que a totalidade dos participantes (9), diminuíram os seus valores de glicemia capilar, no entanto só poderemos considerar que um participante atingiu os valores normoglicémicos, (91mg/dl), 5 dos participantes alteraram os seus hábitos relacionados com o exercício físico, quanto aos hábitos alimentares atualmente, 6 fazem seis refeições por dia, e 3, fazem 5 refeições por dia, sendo que inicialmente tínhamos 4 pessoas que faziam um total de quatro refeições por dia, e apenas uma pessoa fazia 6 refeições/dia. De referir ainda que 4 participantes reduziram o peso, 4 mantiveram o peso e apenas 1 participante aumentou o peso em relação à avaliação inicial. Através do projeto de intervenção na comunidade foi possível a perceção da importância da intervenção de enfermagem a nível da educação para a saúde. O recurso à revisão sistemática permitiu enriquecer o mesmo, complementando a prática diária com o conhecimento científico. The construction of a science is base on it´s evidence, and the path of Nursing cannot be any other than that of a profession whose practises are founded on scientific knowledge. Nursing interventions play an important role as an educational promoter, and is for that reason a necessary force in the actual panorama of health education, where chronic illnesses are a growing reality and source of worry. The patients commitment to the therapeutical regime is a centrepoint of nurse´s attention and a need that arises from the evaluation of a person suffering from diabetes, in self-help of the therapeutical regime, with particular focus in the area of caring for chronical illnesses, namely diabetes type II. The patient´s non committal represents an economic expense with an enormous impact on people´s health and quality of life. We developed, in the II Stage, a project towards understanding how the education towards health in the person with diabetes through the project “walking towards balance”, with the methodological development of the practice based on evidence (PBE) with the Systematic Revision of Literature, in the reflexive analysis of what is understood as nurse intervention. As result of the Systematic Revision of Literature and with the established protocol, 10 articles from the databases CINAHL and MEDLINE were considered, through the EBSCO platform. The referred studies fundamentally sustain the relationship between education towards health and the improvement of the quality indicators, and all refer in their conclusions the importance of nursing in the adoption of strategies of change in the acceptance of the therapeutical regime, namely of medication, food and physical exercise. Through the community intervention project it was possible to perceive the importance of nursing intervention at the health education level. The use of systematic revision allowed it´s enrichment, complementing the daily practice with scientific knowledge.Amendoeira, JoséSilva, MárioRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémVitorino, Paula2015-05-21T14:44:52Z2012-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1227porVitorino, P.(2012). Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico. Santarem: Escola Superior de Saudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:33Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:33.049724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
title Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
spellingShingle Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
Vitorino, Paula
EDUCAÇÃO PARA A SAUDE
DIABETES
REGIME TERAPÊUTICO - Adesão
title_short Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
title_full Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
title_fullStr Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
title_full_unstemmed Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
title_sort Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico
author Vitorino, Paula
author_facet Vitorino, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amendoeira, José
Silva, Mário
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA A SAUDE
DIABETES
REGIME TERAPÊUTICO - Adesão
topic EDUCAÇÃO PARA A SAUDE
DIABETES
REGIME TERAPÊUTICO - Adesão
description Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem Comunitária
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-21T14:44:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1227
url http://hdl.handle.net/10400.15/1227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vitorino, P.(2012). Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêutico. Santarem: Escola Superior de Saude
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137026177499136