Hipersexualização, género e media
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8718 |
Resumo: | No âmbito do projeto “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de professores/as” realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, foram analisados pela equipa de investigação e por outras investigadoras envolvidas em projetos de mestrado e de doutoramento, anúncios publicitários, videojogos, séries televisivas, desenhos animados, revistas, jornais e videoclips. Para cada um dos media objeto de estudo desenharam-se e implementaram-se dispositivos metodológicos de questionamento dos conteúdos de sexualidade e género presentes no currículo cultural. Elaboraram-se guiões didáticos, utilizados e validados numa oficina de formação de professores/as. Os resultados obtidos permitem constatar que os media analisados veiculam representações de sexualidade e género; que naturalizam estereótipos e formas de dominação; que as crianças e jovens aderem a uma educação que integre questões de sexualidade e media no currículo escolar; e que os/as professores/as, quando sensibilizados para a temática, sentem que a sua abordagem educativa se torna premente. Esta comunicação ao divulgar os resultados do referido projeto, pretende ainda sinalizar uma outra problemática, no quadro de uma educação em sexualidade que privilegie a saúde e o respeito pelos direitos humanos – a hipersexualização do espaço público – enquanto fenómeno social e mediático que afeta sobretudo crianças e jovens do sexo feminino. |
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Hipersexualização, género e mediaXV ENEC - Comunicações de convidadosNo âmbito do projeto “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de professores/as” realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, foram analisados pela equipa de investigação e por outras investigadoras envolvidas em projetos de mestrado e de doutoramento, anúncios publicitários, videojogos, séries televisivas, desenhos animados, revistas, jornais e videoclips. Para cada um dos media objeto de estudo desenharam-se e implementaram-se dispositivos metodológicos de questionamento dos conteúdos de sexualidade e género presentes no currículo cultural. Elaboraram-se guiões didáticos, utilizados e validados numa oficina de formação de professores/as. Os resultados obtidos permitem constatar que os media analisados veiculam representações de sexualidade e género; que naturalizam estereótipos e formas de dominação; que as crianças e jovens aderem a uma educação que integre questões de sexualidade e media no currículo escolar; e que os/as professores/as, quando sensibilizados para a temática, sentem que a sua abordagem educativa se torna premente. Esta comunicação ao divulgar os resultados do referido projeto, pretende ainda sinalizar uma outra problemática, no quadro de uma educação em sexualidade que privilegie a saúde e o respeito pelos direitos humanos – a hipersexualização do espaço público – enquanto fenómeno social e mediático que afeta sobretudo crianças e jovens do sexo feminino.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8718por1646-2335Teixeira, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:51.947820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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