Ciência, público e compreensão pública da ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8721 |
Resumo: | O conhecimento científico é, porventura, o elemento caraterístico das sociedades atuais mais distintivo destas relativamente a épocas passadas. No entanto, o défice de compreensão de temas científicos pelo público em geral é enorme e muitos, senão a maioria, não sabe situar questões sócio-científicas e interpretar argumentos a favor ou contra. Posições filosóficas, sociológicas e éticas levam a que se questione os limites entre o que é tecnicamente possível e aquilo que é eticamente admissível. É neste contexto que se considera ciência e cidadania como domínios da intervenção humana profundamente interligados, sobre os quais se ocupam muitas organizações internacionais reclamando para a educação formal propósitos de organização de currículos, programas e estratégias que consolidem tal interligação. Se a ciência está na sociedade e é para a sociedade como transpor esta perspetiva para a ciência escolar? Ciência para a cidadania será uma orientação para disciplinas optativas ou deverá ser uma perspetiva de ciência para todos? Como conciliar no ensino formal a educação científica do público em geral e a de futuros cientistas? Defendendo-se que a ciência faz parte da cultura importa analisar referenciais de organização do ensino das ciências numa perspetiva humanista que permitam a todos alcançar saberes, competências e atitudes que os habilitem a enfrentar questões presentes na discussão pública e que condicionam decisões políticas nas sociedades democráticas. |
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Ciência, público e compreensão pública da ciênciaXV ENEC - Comunicações plenáriasO conhecimento científico é, porventura, o elemento caraterístico das sociedades atuais mais distintivo destas relativamente a épocas passadas. No entanto, o défice de compreensão de temas científicos pelo público em geral é enorme e muitos, senão a maioria, não sabe situar questões sócio-científicas e interpretar argumentos a favor ou contra. Posições filosóficas, sociológicas e éticas levam a que se questione os limites entre o que é tecnicamente possível e aquilo que é eticamente admissível. É neste contexto que se considera ciência e cidadania como domínios da intervenção humana profundamente interligados, sobre os quais se ocupam muitas organizações internacionais reclamando para a educação formal propósitos de organização de currículos, programas e estratégias que consolidem tal interligação. Se a ciência está na sociedade e é para a sociedade como transpor esta perspetiva para a ciência escolar? Ciência para a cidadania será uma orientação para disciplinas optativas ou deverá ser uma perspetiva de ciência para todos? Como conciliar no ensino formal a educação científica do público em geral e a de futuros cientistas? Defendendo-se que a ciência faz parte da cultura importa analisar referenciais de organização do ensino das ciências numa perspetiva humanista que permitam a todos alcançar saberes, competências e atitudes que os habilitem a enfrentar questões presentes na discussão pública e que condicionam decisões políticas nas sociedades democráticas. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8721por1646-2335Martins, Isabel P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.073869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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