Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Catarina Vicente
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37632
Resumo: O presente relatório documenta o projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, que tem como finalidade dar resposta à questão De que modo é que as questões de aula com feedback escrito contribuem para a aprendizagem dos alunos?. Devido à situação pandémica à escala global pela qual estamos a passar, o projeto não foi aplicado, porém foi elaborado, em função de uma turma de 4º ano do ensino básico, para que, futuramente possa vir a ser implementado, embora com alguns ajustes ao contexto e ao grupo específico. Esta proposta tem como principal objetivo mostrar a forma como a avaliação pode servir a aprendizagem. Para que isso aconteça, recorre-se à prática de questões de aula, com uso de feedback escrito, numa perspetiva de avaliação formativa. O feedback, ao promover a autorregulação e metacognição, permite que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem e obtenham resultados positivos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, inserindo na metodologia de investigação sobre a prática. A recolha de dados será feita através de observação participante e inquéritos por entrevista.
id RCAP_15bf69fe6bf715f8ab56318e4caf8ac5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativaAvaliação FormativaQuestão de aulaFeedbackFormative evaluationClass questionO presente relatório documenta o projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, que tem como finalidade dar resposta à questão De que modo é que as questões de aula com feedback escrito contribuem para a aprendizagem dos alunos?. Devido à situação pandémica à escala global pela qual estamos a passar, o projeto não foi aplicado, porém foi elaborado, em função de uma turma de 4º ano do ensino básico, para que, futuramente possa vir a ser implementado, embora com alguns ajustes ao contexto e ao grupo específico. Esta proposta tem como principal objetivo mostrar a forma como a avaliação pode servir a aprendizagem. Para que isso aconteça, recorre-se à prática de questões de aula, com uso de feedback escrito, numa perspetiva de avaliação formativa. O feedback, ao promover a autorregulação e metacognição, permite que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem e obtenham resultados positivos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, inserindo na metodologia de investigação sobre a prática. A recolha de dados será feita através de observação participante e inquéritos por entrevista.This report documents the project for a study developed during the Internship IV course unit. The purpose of the study is to answer how do class questions with written feedback contribute to the students’ learning. Due to the global pandemic, the study itself could not be accomplished. However, the project was developed based on the setting of a 4th grade class, so that it can be implemented in the future, although with some adjustments to the context and specific group. This project’s main purpose is to show how the evaluation process can serve learning. For this to happen, one should appeal to the practice of class questions used with written feedback, in a formative evaluation perspective. By promoting self-regulation and meta cognition, feedback allows the students to be involved in the learning process and get positive outcomes. Regarding the methodology, the study follows a qualitative investigation approach, fitting the method research on practice. The data collection will be based on participant observation and questionnaires through interviews.Pinto, JorgeRepositório ComumSousa, Catarina Vicente2021-10-06T12:08:09Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37632TID:202767396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:54.509402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
title Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
spellingShingle Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
Sousa, Catarina Vicente
Avaliação Formativa
Questão de aula
Feedback
Formative evaluation
Class question
title_short Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
title_full Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
title_fullStr Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
title_full_unstemmed Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
title_sort Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
author Sousa, Catarina Vicente
author_facet Sousa, Catarina Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Catarina Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Formativa
Questão de aula
Feedback
Formative evaluation
Class question
topic Avaliação Formativa
Questão de aula
Feedback
Formative evaluation
Class question
description O presente relatório documenta o projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, que tem como finalidade dar resposta à questão De que modo é que as questões de aula com feedback escrito contribuem para a aprendizagem dos alunos?. Devido à situação pandémica à escala global pela qual estamos a passar, o projeto não foi aplicado, porém foi elaborado, em função de uma turma de 4º ano do ensino básico, para que, futuramente possa vir a ser implementado, embora com alguns ajustes ao contexto e ao grupo específico. Esta proposta tem como principal objetivo mostrar a forma como a avaliação pode servir a aprendizagem. Para que isso aconteça, recorre-se à prática de questões de aula, com uso de feedback escrito, numa perspetiva de avaliação formativa. O feedback, ao promover a autorregulação e metacognição, permite que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem e obtenham resultados positivos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, inserindo na metodologia de investigação sobre a prática. A recolha de dados será feita através de observação participante e inquéritos por entrevista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-06T12:08:09Z
2021-09
2021-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37632
TID:202767396
url http://hdl.handle.net/10400.26/37632
identifier_str_mv TID:202767396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135389476192256