Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37632 |
Resumo: | O presente relatório documenta o projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, que tem como finalidade dar resposta à questão De que modo é que as questões de aula com feedback escrito contribuem para a aprendizagem dos alunos?. Devido à situação pandémica à escala global pela qual estamos a passar, o projeto não foi aplicado, porém foi elaborado, em função de uma turma de 4º ano do ensino básico, para que, futuramente possa vir a ser implementado, embora com alguns ajustes ao contexto e ao grupo específico. Esta proposta tem como principal objetivo mostrar a forma como a avaliação pode servir a aprendizagem. Para que isso aconteça, recorre-se à prática de questões de aula, com uso de feedback escrito, numa perspetiva de avaliação formativa. O feedback, ao promover a autorregulação e metacognição, permite que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem e obtenham resultados positivos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, inserindo na metodologia de investigação sobre a prática. A recolha de dados será feita através de observação participante e inquéritos por entrevista. |
id |
RCAP_15bf69fe6bf715f8ab56318e4caf8ac5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativaAvaliação FormativaQuestão de aulaFeedbackFormative evaluationClass questionO presente relatório documenta o projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, que tem como finalidade dar resposta à questão De que modo é que as questões de aula com feedback escrito contribuem para a aprendizagem dos alunos?. Devido à situação pandémica à escala global pela qual estamos a passar, o projeto não foi aplicado, porém foi elaborado, em função de uma turma de 4º ano do ensino básico, para que, futuramente possa vir a ser implementado, embora com alguns ajustes ao contexto e ao grupo específico. Esta proposta tem como principal objetivo mostrar a forma como a avaliação pode servir a aprendizagem. Para que isso aconteça, recorre-se à prática de questões de aula, com uso de feedback escrito, numa perspetiva de avaliação formativa. O feedback, ao promover a autorregulação e metacognição, permite que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem e obtenham resultados positivos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, inserindo na metodologia de investigação sobre a prática. A recolha de dados será feita através de observação participante e inquéritos por entrevista.This report documents the project for a study developed during the Internship IV course unit. The purpose of the study is to answer how do class questions with written feedback contribute to the students’ learning. Due to the global pandemic, the study itself could not be accomplished. However, the project was developed based on the setting of a 4th grade class, so that it can be implemented in the future, although with some adjustments to the context and specific group. This project’s main purpose is to show how the evaluation process can serve learning. For this to happen, one should appeal to the practice of class questions used with written feedback, in a formative evaluation perspective. By promoting self-regulation and meta cognition, feedback allows the students to be involved in the learning process and get positive outcomes. Regarding the methodology, the study follows a qualitative investigation approach, fitting the method research on practice. The data collection will be based on participant observation and questionnaires through interviews.Pinto, JorgeRepositório ComumSousa, Catarina Vicente2021-10-06T12:08:09Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37632TID:202767396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:54.509402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa |
title |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa |
spellingShingle |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa Sousa, Catarina Vicente Avaliação Formativa Questão de aula Feedback Formative evaluation Class question |
title_short |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa |
title_full |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa |
title_fullStr |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa |
title_full_unstemmed |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa |
title_sort |
Avaliar para aprender: as questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa |
author |
Sousa, Catarina Vicente |
author_facet |
Sousa, Catarina Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Catarina Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formativa Questão de aula Feedback Formative evaluation Class question |
topic |
Avaliação Formativa Questão de aula Feedback Formative evaluation Class question |
description |
O presente relatório documenta o projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, que tem como finalidade dar resposta à questão De que modo é que as questões de aula com feedback escrito contribuem para a aprendizagem dos alunos?. Devido à situação pandémica à escala global pela qual estamos a passar, o projeto não foi aplicado, porém foi elaborado, em função de uma turma de 4º ano do ensino básico, para que, futuramente possa vir a ser implementado, embora com alguns ajustes ao contexto e ao grupo específico. Esta proposta tem como principal objetivo mostrar a forma como a avaliação pode servir a aprendizagem. Para que isso aconteça, recorre-se à prática de questões de aula, com uso de feedback escrito, numa perspetiva de avaliação formativa. O feedback, ao promover a autorregulação e metacognição, permite que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem e obtenham resultados positivos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa, inserindo na metodologia de investigação sobre a prática. A recolha de dados será feita através de observação participante e inquéritos por entrevista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-06T12:08:09Z 2021-09 2021-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37632 TID:202767396 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37632 |
identifier_str_mv |
TID:202767396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135389476192256 |