Relatório de estágio pedagógico Sport Lisboa E Benfica (Escolas de Futebol)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6697 |
Resumo: | O Futebol sendo um dos desportos mais praticados no mundo inteiro, movimenta multidões e tem um grande impacto na economia, sendo, por isso, considerado por muitos o Desporto Rei. É, por isso, natural que encoraje imensas crianças e jovens a iniciar a sua prática desde muito cedo. Por ser iniciado tão cedo, numa altura em que o processo de desenvolvimento físico da criança ainda não está completo, o treino deve ser dado por etapas. Para o efeito é necessário delinear previamente uma estratégia para cada etapa que deve ser sequencial, tendo sempre em consideração o desenvolvimento das capacidades técnico-táticas de cada um, como também o desenvolvimento maturacional. Em cada um desses escalões, os jogadores são selecionados pela sua data de nascimento, integrando o mesmo escalão aqueles que tiverem nascido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano civil em questão. Isso faz com que dentro do mesmo escalão existam jogadores com diferenças de idade de quase um ano. No estágio realizado numa escola de futebol do Sport Lisboa e Benfica na época de 2016/2017, as atividades desenvolvidas, juntamente com o resto das equipas técnicas, foram principalmente orientar diversas equipas nos treinos e jogos. As principais tarefas passaram por auxiliar na montagem e desmontagem de exercícios e também por orientar alguns exercícios, dando feedback aos jogadores segundo as ideias do treinador principal. Para além da atividade desenvolvida foi também levado a cabo um estudo no sentido de aferir se a altura do ano em que o jogador nasceu influencia o tempo de jogo dado pelo treinador. A amostra em estudo contou com duas equipas de formação, uma com jogadores nascidos em 2005, num total de 17 e outra com jogadores nascidos em 2007 num total de 13, o que perfez uma amostra de 30 jogadores. Os resultados apontaram para uma ligeira vantagem dos jogadores nascidos na primeira metade do ano, particularmente no segundo trimestre do mesmo (de 1 de abril a 30 de junho), tanto no tempo de utilização de jogo como no número de jogadores selecionados para pertencer ao plantel, mas que não é considerada significativa. Apesar do objetivo ter sido alcançado, existem ainda muitas variáveis a serem estudadas e a serem consideradas, juntamente com o já recolhido. Foi uma época de recolha de conhecimento e crescimento, mas apenas o primeiro passo de uma longa caminhada. |
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Relatório de estágio pedagógico Sport Lisboa E Benfica (Escolas de Futebol)EstágioFormaçãoFutebolMaturaçãoTreinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DesportoO Futebol sendo um dos desportos mais praticados no mundo inteiro, movimenta multidões e tem um grande impacto na economia, sendo, por isso, considerado por muitos o Desporto Rei. É, por isso, natural que encoraje imensas crianças e jovens a iniciar a sua prática desde muito cedo. Por ser iniciado tão cedo, numa altura em que o processo de desenvolvimento físico da criança ainda não está completo, o treino deve ser dado por etapas. Para o efeito é necessário delinear previamente uma estratégia para cada etapa que deve ser sequencial, tendo sempre em consideração o desenvolvimento das capacidades técnico-táticas de cada um, como também o desenvolvimento maturacional. Em cada um desses escalões, os jogadores são selecionados pela sua data de nascimento, integrando o mesmo escalão aqueles que tiverem nascido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano civil em questão. Isso faz com que dentro do mesmo escalão existam jogadores com diferenças de idade de quase um ano. No estágio realizado numa escola de futebol do Sport Lisboa e Benfica na época de 2016/2017, as atividades desenvolvidas, juntamente com o resto das equipas técnicas, foram principalmente orientar diversas equipas nos treinos e jogos. As principais tarefas passaram por auxiliar na montagem e desmontagem de exercícios e também por orientar alguns exercícios, dando feedback aos jogadores segundo as ideias do treinador principal. Para além da atividade desenvolvida foi também levado a cabo um estudo no sentido de aferir se a altura do ano em que o jogador nasceu influencia o tempo de jogo dado pelo treinador. A amostra em estudo contou com duas equipas de formação, uma com jogadores nascidos em 2005, num total de 17 e outra com jogadores nascidos em 2007 num total de 13, o que perfez uma amostra de 30 jogadores. Os resultados apontaram para uma ligeira vantagem dos jogadores nascidos na primeira metade do ano, particularmente no segundo trimestre do mesmo (de 1 de abril a 30 de junho), tanto no tempo de utilização de jogo como no número de jogadores selecionados para pertencer ao plantel, mas que não é considerada significativa. Apesar do objetivo ter sido alcançado, existem ainda muitas variáveis a serem estudadas e a serem consideradas, juntamente com o já recolhido. Foi uma época de recolha de conhecimento e crescimento, mas apenas o primeiro passo de uma longa caminhada.Being Soccer one of the most practiced sports in the world it moves crouds and has a huge impacto on the economy and because of that it’s considered by many as the King of Sports. As a natural result, it encourages many children and teenagers to initiate its practice from a young age. By initiating so early, in a time that the child’s process of physical development isn’t yet complete the training process must be done by stages. For that it’s necessary to previously plan the strategy to each stage, that should be sequential and to have in consideration the development of each one’s skills as well as their maturational evolution. In each one of this stages the players are selected by their birth date, being selected to the same stage those who have born between january 1st and december 31st of each civil year. That results in diferences of almost a year for some players in the same stage. This curricular internship took place at a soccer academy from Sport Lisboa e Benfica in the 2016/207 season. The activities developed there, together with the rest of the managing team, were to guide severeal teams during the practice and the games. The main tasks were help prepare the training exercices and also to guide the players during some exercises passing on some feedback acording to the main coach’s ideas. Besides those activties was also developed a study to check if the birth date of the player influences the choice of the coach to give him, or not, more game time. The sample in study were two youth teams, one with players born in 2005, with 17 players and the other with players born in 2007, with 13 players. That makes a total of 30 players. The results indicate that there is a small advantege for those players who were born in the first half of the year, particularly in the second quarter of the year (from april 1st to june 30th), both in time played as in players selected to be part of the team. Even with a small diference the results were not considered significant. Although the goal was acomplished there are still a lot of variables to be studied and to be considered along side with what was already collected. It was a season of growth and knowledge gathering but only the first step of a long walk.Vicente, António Manuel NevesSanta, António FonteuBibliorumSantos, Gonçalo Nuno de Matos2019-01-04T17:08:27Z2017-6-262017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6697TID:202107990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:21.785586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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