Arte Contemporânea : produção de património cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53438 |
Resumo: | Temática apresentada no âmbito das conferências de doutoramento no ano lectivo de 2016/2017. Frequentemente associada a elitismos, exotismos e extravagâncias, a arte contemporânea não corresponde a uma estética. Corresponde a um sistema, com muitos protagonistas. Como artista plástico pintor e como professor de pintura, o nosso ponto de vista é o da produção. O nosso ponto de vista é aquele que valoriza as ocorrências quotidianas como parte de uma componente logística que antecede a concretização da ideia, a demonstração de um conceito e a feitura da obra. A arte sob o ponto de vista de quem a faz é diferente da arte sob o ponto de vista de quem a vê. No primeiro caso estamos perante um conceito aberto e substantivo e uma vontade de participação ativa. No segundo, a arte corresponde a uma fruição estética sociologicamente prioritária. Mas o artista tem de saber estar entre os dois pontos de vista. |
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Temática apresentada no âmbito das conferências de doutoramento no ano lectivo de 2016/2017. Frequentemente associada a elitismos, exotismos e extravagâncias, a arte contemporânea não corresponde a uma estética. Corresponde a um sistema, com muitos protagonistas. Como artista plástico pintor e como professor de pintura, o nosso ponto de vista é o da produção. O nosso ponto de vista é aquele que valoriza as ocorrências quotidianas como parte de uma componente logística que antecede a concretização da ideia, a demonstração de um conceito e a feitura da obra. A arte sob o ponto de vista de quem a faz é diferente da arte sob o ponto de vista de quem a vê. No primeiro caso estamos perante um conceito aberto e substantivo e uma vontade de participação ativa. No segundo, a arte corresponde a uma fruição estética sociologicamente prioritária. Mas o artista tem de saber estar entre os dois pontos de vista. |
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