Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15907 |
Resumo: | O presente trabalho pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, narram suas coleções – e por fim, algumas vezes, a si mesmos –, no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo “constitua um passado” e corteje uma arte em processo de legitimação. Para tanto, analisamos nove museus de arte fundados entre 1965 e 1995. Numa análise comparativa, nossas formulações buscaram evidenciar polêmicas “apaziguadas” em torno de uma arte atual, em pleno processo de “patrimonialização” e seus efeitos nas questões identitárias de cada comunidade abordada. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_8ffbe7306e67fc933097158b8b3a71fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/15907 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005)Museus de artePatrimônio culturalHistória da arteO presente trabalho pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, narram suas coleções – e por fim, algumas vezes, a si mesmos –, no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo “constitua um passado” e corteje uma arte em processo de legitimação. Para tanto, analisamos nove museus de arte fundados entre 1965 e 1995. Numa análise comparativa, nossas formulações buscaram evidenciar polêmicas “apaziguadas” em torno de uma arte atual, em pleno processo de “patrimonialização” e seus efeitos nas questões identitárias de cada comunidade abordada. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper intends to understand how contemporary art museums, usually seen as memory institutions, describe their collections – and, sometimes, themselves – with the intention of construct a narrative project that at the same time “constitutes a past” and woos an art in legitimating process. We, therefore, have analyzed nine art museums founded between 1965 and 1995. Our formulations, using a comparative analysis, sought to show polemics “appeased” around current art, in an ample “heritaging process” and their effects on the identity issues of each community approached.Programa de Pós-Graduação de História - PUC-SP2014-07-18T10:21:27Z2014-07-18T10:21:27Z2010-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Memória, Patrimônio e Arte: a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de História, São Paulo, v. 40, p. 43-69, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6124/4446>. Acesso em: 16 jul. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15907Projeto História - Esta revista oferece acesso aberto de todo seu conteúdo e pode ser consultada, baixada, impressa, copiada e distribuída sem prévia autorização do editor responsável ou do autor. Isto está de acordo com as definições de acesso aberto da B.O.A.I.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emerson Dionisio Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/15907Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
title |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
spellingShingle |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de Museus de arte Patrimônio cultural História da arte |
title_short |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
title_full |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
title_fullStr |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
title_full_unstemmed |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
title_sort |
Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) |
author |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museus de arte Patrimônio cultural História da arte |
topic |
Museus de arte Patrimônio cultural História da arte |
description |
O presente trabalho pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, narram suas coleções – e por fim, algumas vezes, a si mesmos –, no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo “constitua um passado” e corteje uma arte em processo de legitimação. Para tanto, analisamos nove museus de arte fundados entre 1965 e 1995. Numa análise comparativa, nossas formulações buscaram evidenciar polêmicas “apaziguadas” em torno de uma arte atual, em pleno processo de “patrimonialização” e seus efeitos nas questões identitárias de cada comunidade abordada. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01 2014-07-18T10:21:27Z 2014-07-18T10:21:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Memória, Patrimônio e Arte: a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de História, São Paulo, v. 40, p. 43-69, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6124/4446>. Acesso em: 16 jul. 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15907 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Memória, Patrimônio e Arte: a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de História, São Paulo, v. 40, p. 43-69, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6124/4446>. Acesso em: 16 jul. 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação de História - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação de História - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508355154083840 |