O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caseiro, Ana, Rodrigues, Margarida, Valente, Bianor, Melo, Nuno, Almeida, António, Nunes, Clarisse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11893
Resumo: O projeto de investigação Eco-sensors4Health tem como objetivo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do quotidiano, como os sensores, na criação de ambientes saudáveis e sustentáveis na escola. Complementarmente, o projeto de investigação TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) investiga como uma formação enriquecida com tecnologia pode melhorar a preparação docente. A investigação apresentada neste artigo foi desenvolvida no contexto destes dois projetos e criou um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a sensibilização para a saúde ambiental, através do uso de sensores na formação docente. Os referidos cenários centramse em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar (através da concentração de dióxido de carbono no ar). A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar os cenários de aprendizagem e perspetivar práticas pluridisciplinares dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças para eco-inovarem em saúde ambiental.
id RCAP_15d90be526308cdb246ccbd32158830e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambientalSensoresFormação docenteSaúde ambientalTecnologias da informaçãoO projeto de investigação Eco-sensors4Health tem como objetivo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do quotidiano, como os sensores, na criação de ambientes saudáveis e sustentáveis na escola. Complementarmente, o projeto de investigação TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) investiga como uma formação enriquecida com tecnologia pode melhorar a preparação docente. A investigação apresentada neste artigo foi desenvolvida no contexto destes dois projetos e criou um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a sensibilização para a saúde ambiental, através do uso de sensores na formação docente. Os referidos cenários centramse em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar (através da concentração de dióxido de carbono no ar). A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar os cenários de aprendizagem e perspetivar práticas pluridisciplinares dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças para eco-inovarem em saúde ambiental.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLSilva, Maria JoãoCaseiro, AnaRodrigues, MargaridaValente, BianorMelo, NunoAlmeida, AntónioNunes, Clarisse2020-06-19T12:01:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11893porSilva, M. J., Caseiro, A., Rodrigues, M., Valente, B., Melo, N., Almeida, A., Nunes, C. (2017) O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (17-22) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:05.325901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
title O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
spellingShingle O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
Silva, Maria João
Sensores
Formação docente
Saúde ambiental
Tecnologias da informação
title_short O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
title_full O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
title_fullStr O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
title_full_unstemmed O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
title_sort O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
author Silva, Maria João
author_facet Silva, Maria João
Caseiro, Ana
Rodrigues, Margarida
Valente, Bianor
Melo, Nuno
Almeida, António
Nunes, Clarisse
author_role author
author2 Caseiro, Ana
Rodrigues, Margarida
Valente, Bianor
Melo, Nuno
Almeida, António
Nunes, Clarisse
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João
Caseiro, Ana
Rodrigues, Margarida
Valente, Bianor
Melo, Nuno
Almeida, António
Nunes, Clarisse
dc.subject.por.fl_str_mv Sensores
Formação docente
Saúde ambiental
Tecnologias da informação
topic Sensores
Formação docente
Saúde ambiental
Tecnologias da informação
description O projeto de investigação Eco-sensors4Health tem como objetivo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do quotidiano, como os sensores, na criação de ambientes saudáveis e sustentáveis na escola. Complementarmente, o projeto de investigação TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) investiga como uma formação enriquecida com tecnologia pode melhorar a preparação docente. A investigação apresentada neste artigo foi desenvolvida no contexto destes dois projetos e criou um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a sensibilização para a saúde ambiental, através do uso de sensores na formação docente. Os referidos cenários centramse em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar (através da concentração de dióxido de carbono no ar). A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar os cenários de aprendizagem e perspetivar práticas pluridisciplinares dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças para eco-inovarem em saúde ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-19T12:01:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11893
url http://hdl.handle.net/10400.21/11893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, M. J., Caseiro, A., Rodrigues, M., Valente, B., Melo, N., Almeida, A., Nunes, C. (2017) O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (17-22) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469275586560