Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valente, Bianor, Caseiro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10028
Resumo: O presente workshop tem como objetivo central envolver os participantes no uso de ecosensores, como ferramentas didáticas de participação em saúde ambiental. Pretende-se dar a conhecer as potencialidades dos eco-sensores na aquisição de informação ambiental e consciencializar para o papel que aquela informação ambiental pode desempenhar nas tomadas de decisão por alunos/as e professores/as relativas ao ambiente e consequentemente à saúde ambiental das escolas. Na última década, a utilização de sensores, nomeadamente dos sensores integrados em dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones, tornou-se quotidiana, em todos os momentos e em qualquer lugar (Sagl & Resch, 2015). Desta forma, cidadãos e cidadãs adquirem informação do seu ambiente e publicam-na em ambientes diversos, como redes sociais, plataformas de projetos de informação geográfica voluntária, projetos de ciência cidadã, criando conhecimento que influencia decisões na vida social, mas também na vida política e na ciência (Boulos, et al., 2011). Neste workshop, os/as participantes serão convidados/as a usar eco-sensores no ambiente da escola, em conjunto com telemóveis e tablets, para adquirir informação indicadora de problemas de saúde ambiental. A referida informação será usada como base para a criação de soluções para esses problemas, ligando as ações quotidianas à qualidade do ambiente e à saúde ambiental das escolas. Refletir-se-á sobre a ação desenvolvida, o conhecimento criado e o potencial de participação de crianças e docentes na saúde ambiental das escolas.
id RCAP_981b44483926e36e43df44f826612906
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolasEco-sensoresSaúde ambientalO presente workshop tem como objetivo central envolver os participantes no uso de ecosensores, como ferramentas didáticas de participação em saúde ambiental. Pretende-se dar a conhecer as potencialidades dos eco-sensores na aquisição de informação ambiental e consciencializar para o papel que aquela informação ambiental pode desempenhar nas tomadas de decisão por alunos/as e professores/as relativas ao ambiente e consequentemente à saúde ambiental das escolas. Na última década, a utilização de sensores, nomeadamente dos sensores integrados em dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones, tornou-se quotidiana, em todos os momentos e em qualquer lugar (Sagl & Resch, 2015). Desta forma, cidadãos e cidadãs adquirem informação do seu ambiente e publicam-na em ambientes diversos, como redes sociais, plataformas de projetos de informação geográfica voluntária, projetos de ciência cidadã, criando conhecimento que influencia decisões na vida social, mas também na vida política e na ciência (Boulos, et al., 2011). Neste workshop, os/as participantes serão convidados/as a usar eco-sensores no ambiente da escola, em conjunto com telemóveis e tablets, para adquirir informação indicadora de problemas de saúde ambiental. A referida informação será usada como base para a criação de soluções para esses problemas, ligando as ações quotidianas à qualidade do ambiente e à saúde ambiental das escolas. Refletir-se-á sobre a ação desenvolvida, o conhecimento criado e o potencial de participação de crianças e docentes na saúde ambiental das escolas.Abstract The central goal of this workshop is to involve the participants in the use of eco-sensors, as didactic tools, to participate in environmental health. It is intended to present the potential of two eco-sensors for the acquisition of environmental information and to increase awareness for the role that environmental information can play in teachers’ and students’ decision-making, regarding environment and consequently environmental health. In the last decade, the use of sensors, specifically the sensors integrated in mobile devices, such as tablets and smartphones, became daily, and ubiquitous (Sagl & Resch, 2015). This way, citizens acquire environmental information and publish it in diverse environments, such as social networks, platforms of voluntary geographical information projects, citizen science projects, creating knowledge that influence social, political, and scientific decisions (Boulos, et al., 2011). In this workshop, the participants will be invited to use eco-sensors in the school environment, together with smartphones and tablets, to acquire information related to environmental health problems. This information will be used as a basis for the creation of solutions for these problems, linking everyday activities to the environmental quality and to the environmental health of schools. It will be presented a reflection on the developed activities, the created knowledge and the potential for children and teachers participation in the environmental health of schools.Resumen El presente taller tiene como objetivo central envolver a los participantes en el uso de ecosensores, como herramientas didácticas de participación en salud ambiental. Se pretende dar a conocer las potencialidades de los eco-sensores en la adquisición de información ambiental y concienciar al papel que esa información ambiental puede desempeñar en las tomas de decisión por alumnos/as y profesores/as relativas al ambiente y consecuentemente a la salud ambiental de las escuelas. En la última década, la utilización de sensores, especialmente de los sensores integrados en dispositivos móviles, como los tablets y los smartphones, se ha vuelto cotidiana, en todo momento y en cualquier lugar (Sagl & Resch, 2015). De esta forma, ciudadanos y ciudadanas adquieren información de su ambiente y la publican en ambientes diversos, como redes sociales, plataformas de proyectos de información geográfica voluntaria, proyectos de ciencia ciudadana, creando conocimiento que influye en las decisiones en la vida social, pero también en la vida política y en la ciencia (Boulos, et al., 2011). En este taller se invitará a los/as participantes a utilizar eco-sensores en el ambiente de la escuela, junto con smartphones y tablets, para adquirir información indicadora de problemas de salud ambiental. Esta información se utilizará como base para la creación de soluciones a estos problemas, relacionando las acciones cotidianas a la calidad del medio ambiente y a la salud ambiental de las escuelas. Se reflexionará sobre la acción desarrollada, el conocimiento creado y el potencial de participación de niños y docentes en la salud ambiental de las escuelas.Résumé L'objectif central de cet atelier est d'impliquer les participants dans l'utilisation des capteurs écologiques, en tant qu'outils didactiques, pour participer à la santé environnementale. L’objectif est de présenter le potentiel de deux éco-capteurs pour l’acquisition d’informations environnementales et de mieux faire comprendre le rôle que ces informations peuvent jouer dans la prise de décision des enseignants et des étudiants, en ce qui concerne l’environnement et, par conséquence, la santé environnementale. Au cours de la dernière décennie, l'utilisation de capteurs, en particulier ceux intégrés à des appareils mobiles, tels que des tablets et des smartphones, est devenue quotidienne et omniprésente (Sagl & Resch, 2015). Ainsi, les citoyens acquièrent des informations environnementales et les publient dans divers environnements, tels que des réseaux sociaux, des plateformes de projets d'information géographique volontaire, des projets de science citoyenne, créant ainsi des connaissances qui influencent les décisions sociales, politiques et scientifiques (Boulos, et al., 2011). . Dans cet atelier, les participants seront invités à utiliser des capteurs écologiques en milieu scolaire, ainsi que des smartphones et des tablets, pour acquérir des informations relatives aux problèmes de santé liés à l'environnement. Ces informations serviront de base à la création de solutions à ces problèmes, en reliant les activités quotidiennes à la qualité de l’environnement et à la santé environnementale des écoles. Il sera présenté une réflexion sur les activités développées, les connaissances créées et le potentiel de la participation des enfants et des enseignants à la santé environnementale des écoles.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLSilva, Maria JoãoValente, BianorCaseiro, Ana2019-05-16T09:38:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10028porSilva, M., Valente, B., Caseiro, A. (2019) Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas, Da Investigação às Práticas, 9(1), 129 - 139. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.1702182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i1.170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:31.564531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
title Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
spellingShingle Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
Silva, Maria João
Eco-sensores
Saúde ambiental
title_short Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
title_full Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
title_fullStr Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
title_full_unstemmed Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
title_sort Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas
author Silva, Maria João
author_facet Silva, Maria João
Valente, Bianor
Caseiro, Ana
author_role author
author2 Valente, Bianor
Caseiro, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João
Valente, Bianor
Caseiro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Eco-sensores
Saúde ambiental
topic Eco-sensores
Saúde ambiental
description O presente workshop tem como objetivo central envolver os participantes no uso de ecosensores, como ferramentas didáticas de participação em saúde ambiental. Pretende-se dar a conhecer as potencialidades dos eco-sensores na aquisição de informação ambiental e consciencializar para o papel que aquela informação ambiental pode desempenhar nas tomadas de decisão por alunos/as e professores/as relativas ao ambiente e consequentemente à saúde ambiental das escolas. Na última década, a utilização de sensores, nomeadamente dos sensores integrados em dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones, tornou-se quotidiana, em todos os momentos e em qualquer lugar (Sagl & Resch, 2015). Desta forma, cidadãos e cidadãs adquirem informação do seu ambiente e publicam-na em ambientes diversos, como redes sociais, plataformas de projetos de informação geográfica voluntária, projetos de ciência cidadã, criando conhecimento que influencia decisões na vida social, mas também na vida política e na ciência (Boulos, et al., 2011). Neste workshop, os/as participantes serão convidados/as a usar eco-sensores no ambiente da escola, em conjunto com telemóveis e tablets, para adquirir informação indicadora de problemas de saúde ambiental. A referida informação será usada como base para a criação de soluções para esses problemas, ligando as ações quotidianas à qualidade do ambiente e à saúde ambiental das escolas. Refletir-se-á sobre a ação desenvolvida, o conhecimento criado e o potencial de participação de crianças e docentes na saúde ambiental das escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-16T09:38:58Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10028
url http://hdl.handle.net/10400.21/10028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, M., Valente, B., Caseiro, A. (2019) Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas, Da Investigação às Práticas, 9(1), 129 - 139. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i1.170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133450066722816