Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Celso Augusto Marques de Queirós
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3829
Resumo: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_15d92440564d9ba684b379edee13205e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011Avaliação formativaClassificaçãoDesporto escolarEducação físicaEnsino secundárioEscolaMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste Relatório Final tem como base o processo de Estágio Pedagógico desenvolvido no ano lectivo de 2010/2011, o qual se insere no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Estágio este que ocorreu na Escola Secundária da Amadora, no concelho da Amadora. Esta actividade teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico de 2010/2011, o qual integra, de forma explícita, objectivos gerais e específicos relativamente a quatro áreas de intervenção: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área I), Inovação e Investigação Pedagógica (Área II), Participação na Escola (Área III) e Relação com a Comunidade (Área IV). Na Área I, foi acompanhada uma turma de 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades. Foi uma experiência rica numa perspectiva de formação pela variedade de matérias leccionadas, que permitem uma melhor preparação para o futuro. A Avaliação Formativa assume-se como uma estrutura fundamental na procura de um processo ensino-aprendizagem coerente e em proporção, tendo havido a preocupação de melhorar as estratégias utilizadas e estando consciente que se trata de um processo ainda em construção. O entusiasmo pela evolução e sucesso dos alunos é uma característica constante que orienta todo o processo. Na Área II foi elaborado um estudo relativo à Classificação dos alunos da Escola Secundária da Amadora na disciplina de Educação Física, tema que se insere na complexa área da Avaliação. Este estudo permitiu uma exploração e maior conhecimento sobre a Avaliação e pretendia que esta fosse mais clara dentro do Grupo de Educação Física da escola. Na Área III destaca-se a importância do Desporto Escolar como meio de formação específica numa modalidade, sendo neste caso o Voleibol, e como oportunidade de criação de mais um momento de educação dos alunos através da prática de actividades desportivas saudáveis psíquica e fisicamente. A Área IV assume uma grande importância pela preparação do professor para as várias actividades escolares não relacionadas com a sua disciplina. A Direcção de Turma deve ser destacada pela sua ligação com todos os agentes educativos, assim como pela proximidade com os alunos e pela influência que esta pode exercer no percurso destes. Tendo sido, esta área, mais um momento de grande enriquecimento pessoal.Ferro, Nuno Alberto SerucaPestana, Francisco GraçaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Celso Augusto Marques de Queirós20122012-02-08T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:23.900329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
Ferreira, Celso Augusto Marques de Queirós
Avaliação formativa
Classificação
Desporto escolar
Educação física
Ensino secundário
Escola
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2010/2011
author Ferreira, Celso Augusto Marques de Queirós
author_facet Ferreira, Celso Augusto Marques de Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Pestana, Francisco Graça
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Celso Augusto Marques de Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Classificação
Desporto escolar
Educação física
Ensino secundário
Escola
topic Avaliação formativa
Classificação
Desporto escolar
Educação física
Ensino secundário
Escola
description Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-02-08T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3829
url http://hdl.handle.net/10400.5/3829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131000837505024