A voz do imaginário balcânico : metáfora identitária de um colectivo musical em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Maria José Nogueira do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18355
Resumo: Esta dissertação aborda as relações entre música e identidade, num colectivo de bandas que performam música balcânica em Lisboa. Alicerçando-me num quadro teórico e metodológico com base nos estudos sobre identidade na Etnomusicologia, procedi à análise do surgimento dos grupos fundadores deste colectivo - Kumpania Algazarra e Farra Fanfarra - apresentando uma descrição etnográfica dos mesmos. Procuro perceber o porquê da escolha da música balcânica, quais os elementos sonoros utilizados na sua representação, quais os processos de significação musical envolvidos e de que forma este fenómeno balcânico se reflecte nos modos de vida dos performers estudados. Após observação participante e análise do terreno, verifico a existência de uma construção identitária baseada no imaginário balcânico que os músicos pretendem reproduzir. Traço hipóteses que levam a considerar este colectivo musical enquanto uma comunidade musicalmente imaginada, baseada na partilha de símbolos próprios, verificando-se que a actuação da música na evocação imaginária de identidades pode levar à transformação das identidades individuais e colectivas. Concluo, assim, propondo a análise da música estudada enquanto metáfora de uma identidade social específica, sustentada por um colectivo musicalmente imaginado.
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