Transform@: Um Jogo Sério para Desenvolvimento de Competências de Empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ricardo Daniel Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14196
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no contexto do projeto Europeu Transform@ cujo objetivo é fornecer aos jovens aspirantes a empreendedores as ferramentas necessárias para os incentivar ao empreendedorismo e ao uso do comercio online em zonas rurais, com o objetivo de potenciar a economia nestas áreas. Este projeto europeu engloba a elaboração de um curso de formação online e o desenvolvimento de um serious game (jogo sério) que tem o intuito de motivar os jogadores para o empreendedorismo e o qual possa ser usado para aprenderem e aplicarem conhecimentos lecionados no decorrer do curso. O uso deste jogo tem um papel importante uma vez que os utilizadores, para além de aprenderem e praticarem os conhecimentos aprendidos no curso, competem num ambiente virtual contra outros jogadores, transportando-os assim para um ambiente mais dinâmico onde terão de arranjar estratégias para conseguirem superar os seus adversários, como por exemplo através de negociação. No sentido de melhor conceber a aplicação foi também feito um estudo sobre os serious games já existentes no mercado e que se enquadram dentro desta temática. Foi feita, também, uma análise para perceber qual a melhor forma de o público alvo obter valor com a solução e, com o resultado destes estudos, foi possível desenhar, desenvolver e validar uma solução que desse resposta ao problema. No decorrer do desenvolvimento foram realizados testes à aplicação com um grupo de alunos, onde foram registados e analisados os resultados da utilização do jogo, que permitiu averiguar quais os pontos fortes e fracos da aplicação. No final foi possível concluir que a aplicação cumpre o seu propósito, mostrando que este serious game pode ser usado como uma ferramenta de apoio e de estímulo para aprofundar os conhecimentos sobre a temática.
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