A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Jaquelina Ivone Borges
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36208
Resumo: Este trabalho discute a geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico. Importa salientar que a escolha desta temática está relacionada com a minha prática letiva enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ao longo da lecionação da unidade letiva de referência (UL4), deparei-me com um problema que me levou a questionar de que forma apresentar a temática da paz aos alunos e que metodologias utilizar para despertar nos alunos a urgência da paz e a sua responsabilidade na construção da paz, além de reconhecer soluções fundamentais para situações de conflito de valores com base no reconhecimento da dignidade da pessoa. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro capítulo, reflito sobre o projeto educativo da escola e contextualizo brevemente a turma que lecionei. Pondero a experiência da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no núcleo de estágio na Escola Pedro D’Orey da Cunha, bem como o contributo específico da disciplina de EMRC para o Agrupamento de Escolas da Damaia, principalmente na formação dos alunos, com o intuito de concretizar uma educação para a paz. No segundo capítulo, faço uma breve caraterização da geração Z, mas, antes de mais, reflito a respeito do que é a geração Z, para tentar perceber como apresentar a paz, um tema tão pertinente e merecedor de atenção por parte de instituições como família, escolas e igrejas. Nesse sentido, proponho uma reflexão séria em torno da promoção da paz, tendo em conta os adolescentes e as diversas experiências que eles trazem consigo, principalmente do seu meio. No terceiro capítulo, apresento uma proposta pedagógica no âmbito da EMRC, com vistas a mostrar que é possível pensar uma educação para a paz, integrando um conjunto de conteúdos do currículo e permeando a nossa prática pedagógica cotidiana.
id RCAP_15f58fd64757743fee93db8e457edbcd
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa CatólicaPrática de ensino supervisionadaEducação Moral e Religiosa CatólicaGeração ZPromoção da pazSupervised teaching practiceCatholic Moral and Religious EducationGeneration ZPeace advocacyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEste trabalho discute a geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico. Importa salientar que a escolha desta temática está relacionada com a minha prática letiva enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ao longo da lecionação da unidade letiva de referência (UL4), deparei-me com um problema que me levou a questionar de que forma apresentar a temática da paz aos alunos e que metodologias utilizar para despertar nos alunos a urgência da paz e a sua responsabilidade na construção da paz, além de reconhecer soluções fundamentais para situações de conflito de valores com base no reconhecimento da dignidade da pessoa. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro capítulo, reflito sobre o projeto educativo da escola e contextualizo brevemente a turma que lecionei. Pondero a experiência da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no núcleo de estágio na Escola Pedro D’Orey da Cunha, bem como o contributo específico da disciplina de EMRC para o Agrupamento de Escolas da Damaia, principalmente na formação dos alunos, com o intuito de concretizar uma educação para a paz. No segundo capítulo, faço uma breve caraterização da geração Z, mas, antes de mais, reflito a respeito do que é a geração Z, para tentar perceber como apresentar a paz, um tema tão pertinente e merecedor de atenção por parte de instituições como família, escolas e igrejas. Nesse sentido, proponho uma reflexão séria em torno da promoção da paz, tendo em conta os adolescentes e as diversas experiências que eles trazem consigo, principalmente do seu meio. No terceiro capítulo, apresento uma proposta pedagógica no âmbito da EMRC, com vistas a mostrar que é possível pensar uma educação para a paz, integrando um conjunto de conteúdos do currículo e permeando a nossa prática pedagógica cotidiana.This paper discusses generation Z and their relationship to the promotion of peace as a pedagogical object. This theme choice is related to my teaching practice with Catholic Moral and Religious Education (EMRC). During the teaching experience referenced in this thesis, unit (UL4), I came across a problem that led me to question how to present the theme of peace to students and to research methodologies that could help me awaken in these students the recognition of the urgency for peace as well as their responsibility in the construction of peace. In addition, I struggled to find a way to teach students how to recognize fundamental solutions to situations of conflict of values based on the fundamental recognition of a person’s dignity. This work is divided into three chapters. In the first chapter, I reflect on the school's educational project and briefly contextualize the class I taught. I ponder my experience with the Supervised Teaching Practice (PES) in the internship nucleus at the Pedro D'Orey da Cunha School, as well as the specific contribution of the EMRC discipline to the Damaia School Group, mainly in the training of students, with the aim of achieving education for peace. In the second chapter, I briefly characterize Generation Z. After reflecting on what Generation Z is, I explain how to present peace to this generation and shed light on why this topic is so pertinent and worthy of attention by institutions such as family schools and churches. Subsequently, I propose a serious reflection on the promotion of peace, taking into account the varied experiences that students bring to the classroom, drawing mainly from their environments. In the third chapter, I offer a pedagogical proposal within the scope of the EMRC, in order to show that it is indeed possible to practice education for peace by integrating a set of curriculum contents into our daily pedagogical practice.Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVarela, Jaquelina Ivone Borges2021-12-20T11:27:01Z2021-10-2920212021-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36208TID:202810615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:24.062653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
spellingShingle A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
Varela, Jaquelina Ivone Borges
Prática de ensino supervisionada
Educação Moral e Religiosa Católica
Geração Z
Promoção da paz
Supervised teaching practice
Catholic Moral and Religious Education
Generation Z
Peace advocacy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_full A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_fullStr A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_full_unstemmed A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_sort A geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico : contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
author Varela, Jaquelina Ivone Borges
author_facet Varela, Jaquelina Ivone Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Jaquelina Ivone Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação Moral e Religiosa Católica
Geração Z
Promoção da paz
Supervised teaching practice
Catholic Moral and Religious Education
Generation Z
Peace advocacy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Prática de ensino supervisionada
Educação Moral e Religiosa Católica
Geração Z
Promoção da paz
Supervised teaching practice
Catholic Moral and Religious Education
Generation Z
Peace advocacy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Este trabalho discute a geração Z e a promoção da paz como objeto pedagógico. Importa salientar que a escolha desta temática está relacionada com a minha prática letiva enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ao longo da lecionação da unidade letiva de referência (UL4), deparei-me com um problema que me levou a questionar de que forma apresentar a temática da paz aos alunos e que metodologias utilizar para despertar nos alunos a urgência da paz e a sua responsabilidade na construção da paz, além de reconhecer soluções fundamentais para situações de conflito de valores com base no reconhecimento da dignidade da pessoa. Este trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro capítulo, reflito sobre o projeto educativo da escola e contextualizo brevemente a turma que lecionei. Pondero a experiência da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no núcleo de estágio na Escola Pedro D’Orey da Cunha, bem como o contributo específico da disciplina de EMRC para o Agrupamento de Escolas da Damaia, principalmente na formação dos alunos, com o intuito de concretizar uma educação para a paz. No segundo capítulo, faço uma breve caraterização da geração Z, mas, antes de mais, reflito a respeito do que é a geração Z, para tentar perceber como apresentar a paz, um tema tão pertinente e merecedor de atenção por parte de instituições como família, escolas e igrejas. Nesse sentido, proponho uma reflexão séria em torno da promoção da paz, tendo em conta os adolescentes e as diversas experiências que eles trazem consigo, principalmente do seu meio. No terceiro capítulo, apresento uma proposta pedagógica no âmbito da EMRC, com vistas a mostrar que é possível pensar uma educação para a paz, integrando um conjunto de conteúdos do currículo e permeando a nossa prática pedagógica cotidiana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T11:27:01Z
2021-10-29
2021
2021-10-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/36208
TID:202810615
url http://hdl.handle.net/10400.14/36208
identifier_str_mv TID:202810615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132014672084992