A urgência do diálogo como caminho para a paz : um contributo de EMRC para o compromisso da (re)construção da paz, a partir da UL 4 : A Paz Universal, do 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelha, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39657
Resumo: A realização deste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada sugere uma reflexão em torno da atitude dialogal a propósito de uma realidade que se manifesta, infelizmente, muito conflituosa. Persiste a ânsia de se conseguir alcançar a paz em todas as dimensões da vida, considerado um dos grandes sonhos da humanidade, porém, assiste-se a tantas conflitualidades e atrocidades, tanto egoísmo e discriminação, tanta sede de atingir os seus próprios interesses com atitudes que demonstram desconsideração pelos demais. Numa tentativa de conciliar a Unidade Letiva 4, A Paz Universal, do programa do sétimo ano do ensino básico com a nossa atualidade, interessou-me destacar a urgência do diálogo nas relações, sendo este um assunto na ordem de muitas discussões pessoais, sociais, culturais e inter-religiosas. A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica torna-se um espaço de reflexão que sugere uma consciencialização de que todos detêm o poder de fazer diferente e são desafiados a comprometerem-se na fé e com os Outros para contribuírem para um diálogo sincero e disposto a resolver o que está menos bem. As verdadeiras relações implicam a presença dos outros para acolher todos. Para tal, é necessário ir ao encontro do outro. Apela, também, o Papa Francisco para a necessidade de «Construir pontes, em vez de erguer muros». Neste sentido, é primordial aplicar nas relações a tão conhecida regra de ouro, a qual é destacada na Bíblia Sagrada: «O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lho o vós também!» (Lc 6, 31), pois a paz contribui, sem dúvida, para uma vida plena, bem como para a realização plena de cada pessoa.
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