A urgência do diálogo como caminho para a paz : um contributo de EMRC para o compromisso da (re)construção da paz, a partir da UL 4 : A Paz Universal, do 7.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39657 |
Resumo: | A realização deste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada sugere uma reflexão em torno da atitude dialogal a propósito de uma realidade que se manifesta, infelizmente, muito conflituosa. Persiste a ânsia de se conseguir alcançar a paz em todas as dimensões da vida, considerado um dos grandes sonhos da humanidade, porém, assiste-se a tantas conflitualidades e atrocidades, tanto egoísmo e discriminação, tanta sede de atingir os seus próprios interesses com atitudes que demonstram desconsideração pelos demais. Numa tentativa de conciliar a Unidade Letiva 4, A Paz Universal, do programa do sétimo ano do ensino básico com a nossa atualidade, interessou-me destacar a urgência do diálogo nas relações, sendo este um assunto na ordem de muitas discussões pessoais, sociais, culturais e inter-religiosas. A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica torna-se um espaço de reflexão que sugere uma consciencialização de que todos detêm o poder de fazer diferente e são desafiados a comprometerem-se na fé e com os Outros para contribuírem para um diálogo sincero e disposto a resolver o que está menos bem. As verdadeiras relações implicam a presença dos outros para acolher todos. Para tal, é necessário ir ao encontro do outro. Apela, também, o Papa Francisco para a necessidade de «Construir pontes, em vez de erguer muros». Neste sentido, é primordial aplicar nas relações a tão conhecida regra de ouro, a qual é destacada na Bíblia Sagrada: «O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lho o vós também!» (Lc 6, 31), pois a paz contribui, sem dúvida, para uma vida plena, bem como para a realização plena de cada pessoa. |
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A urgência do diálogo como caminho para a paz : um contributo de EMRC para o compromisso da (re)construção da paz, a partir da UL 4 : A Paz Universal, do 7.º ano de escolaridadeEducação Moral e Religiosa Católica (EMRC)DiálogoRelaçãoPessoaAmor e PazCatholic Moral and Religious Education (EMRC)DialogueRelationshipPersonLove and PeaceDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoA realização deste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada sugere uma reflexão em torno da atitude dialogal a propósito de uma realidade que se manifesta, infelizmente, muito conflituosa. Persiste a ânsia de se conseguir alcançar a paz em todas as dimensões da vida, considerado um dos grandes sonhos da humanidade, porém, assiste-se a tantas conflitualidades e atrocidades, tanto egoísmo e discriminação, tanta sede de atingir os seus próprios interesses com atitudes que demonstram desconsideração pelos demais. Numa tentativa de conciliar a Unidade Letiva 4, A Paz Universal, do programa do sétimo ano do ensino básico com a nossa atualidade, interessou-me destacar a urgência do diálogo nas relações, sendo este um assunto na ordem de muitas discussões pessoais, sociais, culturais e inter-religiosas. A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica torna-se um espaço de reflexão que sugere uma consciencialização de que todos detêm o poder de fazer diferente e são desafiados a comprometerem-se na fé e com os Outros para contribuírem para um diálogo sincero e disposto a resolver o que está menos bem. As verdadeiras relações implicam a presença dos outros para acolher todos. Para tal, é necessário ir ao encontro do outro. Apela, também, o Papa Francisco para a necessidade de «Construir pontes, em vez de erguer muros». Neste sentido, é primordial aplicar nas relações a tão conhecida regra de ouro, a qual é destacada na Bíblia Sagrada: «O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lho o vós também!» (Lc 6, 31), pois a paz contribui, sem dúvida, para uma vida plena, bem como para a realização plena de cada pessoa.The realization of this Supervised Teaching Practice Report provided a reflection on the dialogic attitude regarding a reality that, unfortunately, manifests itself as very conflicting. The desire to achieve peace in all dimensions of life persists, considered one of the greatest’s dreams of humanity, however, there are so many conflicts and atrocities, so much selfishness and discrimination, so much thirst to achieve their own interests with attitudes who show disregard for others. To reconcile the Teaching Unit 4, A Paz Universal, of the seventh-year program of basic education with our current situation, I was interested in highlighting the urgency of dialogue in relationships, which is a subject in the order of many personal, social, cultural and interreligious discussions. The Discipline of Catholic Moral and Religious Education becomes a space for reflection that suggests an awareness that everyone has the power to do different, they are challenged to commit themselves in faith and with others, to contribute to a sincere and willing dialogue to resolve what is not well. True relationships imply the presence of others to welcome everyone. For this, it is necessary to meet the Other. Pope Francis also appeals to the need to «Build bridges instead of building walls». 3 In this sense, it is essential to apply the well-known golden rule in relationships, which is highlighted in the Holy Bible: «Whatever you want others to do to you, do to them too!» (Luke 6, 31), therefore, peace undoubtedly contributes to a full life, as well as to the full fulfillment of each person.Dimas, Samuel Fernando RodriguesGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAbelha, Ana Paula2022-12-27T11:08:05Z2022-12-1520222022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39657TID:203130510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:12Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:27.546254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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