Competências não técnicas dos enfermeiros em contexto de suporte avançado de vida: Determinante na segurança do doente crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, André Filipe Carapinha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5486
Resumo: Objetivo: Descrever de forma crítica o processo de aquisição e desenvolvimento de competên- cias comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica - A Pessoa em Situação Crítica, assim como de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo para evidenciar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Final. Paralelamente é descrita uma atividade (Projeto de Intervenção Profissional), com recurso à Metodologia de Projeto e enquadrada no Modelo para Mudança da Prática Baseada em Evidência em Enferma- gem de Larrabee. Resultados: O processo de análise e reflexão de competências, recaiu sobre o percurso de estágio no contexto da Unidade de Cuidados Intermédios do Serviço de Urgência. O desenvolvimento do Projeto de Intervenção Profissional, objetivou promover a qualidade e segurança dos cuidados à Pessoa em Situação Crítica, reconheceu-se a pertinência da elabora- ção de um instrumento de avaliação de competências não técnicas em contexto de Suporte Avançado de Vida. Conclusão: Procedemos à análise crítica e reflexiva das atividades desen- volvidas com enfoque no processo de aquisição e desenvolvimento de competências. Pretende- mos otimizar o desempenho dos enfermeiros no que concerne ao desenvolvimento de compe- tências não técnicas em contexto de Suporte Avançado de Vida.
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