Organização e gestão da manutenção naval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Miguel da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4389
Resumo: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Organização e gestão da manutenção navalGestão industrialManutençãoEstaleiro NavalMestrado em Engenharia e Gestão IndustrialExame público realizado em 15 de Fevereiro de 2018A presente dissertação foi realizada numa parceria entre a Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e a APDL S.A. – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A, empresa do setor portuário na qual o autor é colaborador de manutenção. O principal objetivo desta colaboração foi melhorar a gestão da manutenção da frota naval da empresa. O conhecimento dos tipos de manutenção, indicadores de manutenção e filosofias de manutenção, em conjunto com o conhecimento da empresa, concorreram para a constatação dos principais problemas presentes. A introdução de novos conceitos associados às principais filosofias e metodologias de gestão da manutenção conduzem a uma otimização dos recursos disponíveis. A manutenção naval tem as suas particularidades, nomeadamente a necessidade de docagem a seco para uma percentagem das manutenções e vistorias regulares obrigatórias, associadas à responsabilidade da manutenção dos navios, proteção e segurança das pessoas embarcadas e a conservação ambiental. A manutenção da frota naval da APDL apresenta oportunidades de melhoria ao nível do sistema de informação, organização e gestão de armazém, planos de manutenção limitados, desvios orçamentais nos planos de docagem e indicadores de manutenção incompletos. A implementação da metodologia 5S, de um sistema de entrada rápida em armazém, de um sistema automático de requisição de compras apoiado no sistema de informação, de manutenção autónoma, de melhorias no sistema de manutenção preventiva, de novos indicadores de manutenção permitiram preencher as lacunas identificadas. A formação e treino dos colaboradores da organização para as soluções propostas, e outras que venham a surgir por necessidade, é o passo que se segue.This thesis was developed in a partnership between Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão and APDL S.A. – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., a company that operates within the port sector, in which the author is a maintenance employee. The main goal of this collaboration was to improve the maintenance management of the company's naval fleet. The knowledge related to the types of maintenance, maintenance indicators and maintenance policies, combined with the company’s know-how, led to the detection of the major system problems. The introduction of new concepts related to the main maintenance management policies and methodologies leads to an optimization of the available resources. Ship maintenance has its own characteristics, such as the need of dry-docking for certain maintenance works and systematic mandatory inspections, related to the responsibility of maintaining ships, the protection and safety of people on board and environmental protection. The maintenance of APDL's naval fleet presents some improvement opportunities in what concerns to the information system, warehouse management and organization, limited maintenance plans, budget deviations in the docking plans and incomplete maintenance indicators. The implementation of the 5S methodology, a quick entry system in the warehouse, an automatic purchase requisition system supported on the information system, autonomous maintenance, improvements in the preventive maintenance system and new maintenance indicators allowed to find a solution to the problems that had previously been detected. Training and awareness of the company members to the proposed solutions, as well as to other that may come, is the next move.2018-11-20T14:00:32Z2018-11-202017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8text/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4389http://hdl.handle.net/11067/4389TID:201925176porFerreira, José Miguel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:08Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:36.220117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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