Programa "Brincar e pensar para aprender a memorizar": do processo de validação à avaliação de implementação por educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Garcia da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, Maria Vânia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35568
Resumo: Introdução: É hoje sabido que a promoção do adequado desenvolvimento da memória de trabalho (MT) deve ocorrer precocemente, iniciando-se no pré-escolar, de forma a impulsionar esta capacidade ainda antes de a criança ingressar na escolaridade formal. Objetivo: Com esse propósito foi desenvolvido de raiz um programa com foco na promoção da MT no pré-escolar, designado “Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar”, para ser implementado em pequeno grupo e em contexto de sala de aula. Materiais e Métodos: Para o processo de validação por especialistas utilizou-se um guião de apreciação do programa, com vários parâmetros que incluíram, por exemplo, a reflexão sobre a sua pertinência, a sua exequibilidade, interesse e pontos a melhorar. Relativamente à avaliação sobre a implementação fez-se recurso a uma grelha de registo, preenchida no final de cada sessão, na qual as aplicadoras assinalaram o interesse e participação do grupo, as principais dificuldades sentidas e colocaram sugestões ou pontos a melhorar. Foram envolvidos quatro especialistas das áreas da neuropsicologia e da educação no processo de validação e oito profissionais de educação na implementação do programa em duas escolas, uma pública e outra privada. Resultados: O presente artigo apresenta sumariamente o desenvolvimento da construção deste programa e as fases do seu processo de validação, até à fase de teste de implementação do mesmo e respetiva apreciação pelos educadores, elencando os pontos fortes e dificuldades encontradas. Conclusão: Tanto o painel de especialistas como a avaliação feita pelos profissionais de educação encontraram interesse no programa e exequibilidade na sua aplicação.
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spelling Programa "Brincar e pensar para aprender a memorizar": do processo de validação à avaliação de implementação por educadores"Brincar e pensar para aprender a memorizar" program: from validation process to implementation assessment by educatorsMemória de trabalhoPrograma de intervençãoPré-escolarWork memoryIntervention programPre-schoolIntrodução: É hoje sabido que a promoção do adequado desenvolvimento da memória de trabalho (MT) deve ocorrer precocemente, iniciando-se no pré-escolar, de forma a impulsionar esta capacidade ainda antes de a criança ingressar na escolaridade formal. Objetivo: Com esse propósito foi desenvolvido de raiz um programa com foco na promoção da MT no pré-escolar, designado “Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar”, para ser implementado em pequeno grupo e em contexto de sala de aula. Materiais e Métodos: Para o processo de validação por especialistas utilizou-se um guião de apreciação do programa, com vários parâmetros que incluíram, por exemplo, a reflexão sobre a sua pertinência, a sua exequibilidade, interesse e pontos a melhorar. Relativamente à avaliação sobre a implementação fez-se recurso a uma grelha de registo, preenchida no final de cada sessão, na qual as aplicadoras assinalaram o interesse e participação do grupo, as principais dificuldades sentidas e colocaram sugestões ou pontos a melhorar. Foram envolvidos quatro especialistas das áreas da neuropsicologia e da educação no processo de validação e oito profissionais de educação na implementação do programa em duas escolas, uma pública e outra privada. Resultados: O presente artigo apresenta sumariamente o desenvolvimento da construção deste programa e as fases do seu processo de validação, até à fase de teste de implementação do mesmo e respetiva apreciação pelos educadores, elencando os pontos fortes e dificuldades encontradas. Conclusão: Tanto o painel de especialistas como a avaliação feita pelos profissionais de educação encontraram interesse no programa e exequibilidade na sua aplicação.Introduction: It is now well known that the promotion of the adequate working memory (WM), must occur early, starting in the preschool, in order to boost this ability even before the child enters formal schooling. Aim: With this purpose, a program for the stimulation of WM in preschool (“Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar”) was developed from scratch, specifically designed to be implemented in small groups, in the context of the classroom. The present article summarizes the development of the program and the phases of its validation process, until the test phase with the appreciation by the educators involved. Materials and Methods: For the process of validation by experts, a guide was used to assess the program with various parameters, including, for example, reflection on its relevance, feasibility, interest and points for improvement. For the evaluation on the implementation of the program a registration grid was used, filled in at the end of each session, in which the applicators pointed out the interest and participation of the group, the main difficulties felt and registered suggestions or points for improvement. Four experts from the fields of neuropsychology and education were involved in the validation process and eight professionals in the implementation of the program in two schools, one public and one private. Results: This article summarises the development of the construction of this programme, and the phases of its validation process, up to the test phase of its implementation and its appreciation by educators, listing the strengths and difficulties encountered. Conclusion: Both the panel of experts and the evaluation made by education professionals found interest in the program and feasibility in its implementation.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Sofia Garcia daNunes, Maria Vânia Silva2021-10-15T10:13:52Z2021-042021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35568por1647-055910.34632/cadernosdesaude.2021.9646info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:53.211408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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