Desenvolvimento de uma campanha de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Bruna Raquel da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22471
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_160b44518b869bcec133aa75852cdc35
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de uma campanha de comunicaçãoSensibilização e promoção da atividade física na população idosaDesig digitalDesign inclusivoEnvelhecimentoPromoção de atividade físicaCampanhas de comunicaçãoSocial designInclusive DesignAgingPromotion of physical activityCommunication campaignDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.A presente investigação foca-se principalmente no Design social para a criação de uma campanha de comunicação para os idosos residentes na Freguesia de Alvalade. A mesma aborda o problema do sedentarismo nos idosos e os consequentes riscos que pode causar. Sendo assim, utilizou-se o design social como forma de informar e alertar os cidadãos para o problema e consequentemente para a mudança de comportamentos considerados de risco para a sua saúde. O aumento demográfico da população idosa representa um dos muitos desafios da atualidade. Devido ao envelhecimento, a qualidade de vida e a saúde ficam restritas e acabam por desenvolver diversos problemas tanto a nível físico, psicológico, social e funcional. Por isso é importante proporcionar estratégias de intervenção que alertem para a problemática envolvente e estimulem a prática da atividade física com o intuito de oferecer longevidade à terceira idade e garantir-lhes uma melhor qualidade de vida, trazendo outros benefícios importantes como a socialização, a autonomia e a independência. O objetivo principal desta investigação foi a criação de uma campanha de comunicação/sensibilização que incentivasse não só os idosos a mudar comportamentos de risco, como também sensibilizar para a problemática envolvente e alertar a população para o sedentarismo, considerado um problema de saúde pública. Para o desenvolvimento desta investigação, foi necessário adquirir conhecimentos dos temas analisados e estudados, que serviu para aplicar posteriormente na parte prática do projeto, no desenvolvimento da campanha de comunicação. No que respeita à metodologia, recorreu-se a métodos intervencionistas e não-intervencionistas de base qualitativa, que consistem nas reuniões realizadas, na revisão da literatura, nos estudo de casos e na investigação ativa, referente ao desenvolvimento do projeto. Todo o material informativo desenvolvido destina-se para transmitir uma mensagem mais eficaz do projeto Green Active Spot (GAS) da Faculdade de Motricidade Humana, considerando que se tornou benéfico e apelativo, promovendo a utilização dos espaços verdes e toda a informação que a plataforma GAS oferece à população residente em Alvalade.ABSTRACT : The main focus of this research is social design in a communication campaign targeting the elderly residing in Alvalade, a neigborhood in Lisbon, Portugal. Our approach is to analise sedentarism among the elderly and the risks it can bring them. As such, this social design approach was used as a way to inform and bring awareness to this issue, as well as to the importance of a much needed behavioural change, in order to diminish and prevent health risks. Nowadays, the increase of the older population worldwide represents one of the most important challenges we, as a society, have to face. Due to population-ageing, the quality of life and health care tend to be restricted and often endup leading to physical, psychological, functional and social problems. Therefore, it's important to adopt and maintain an active lifestyle, in order to diminish and even prevent ageing associated problems and diseases. Moreover, an active lifestyle brings all sorts of health benefits enhancing and prolonging motor skills and functional capacities increasing the quality of life, independence and health of an older population. Hence, it's important to always provide intervention strategies that possibly will alert to age related issues and to stimulate the practice of an active lifestyle aiming for healthy longevity. The main purpose of this study was the creation of a communication and an awareness campaign in order to motivate not only the elderly, but also the general population, to the fact that sedentarism is a public health issue, and that it is important to change attitudes, so we can reduce risk behaviours. In order to develop this study, it was necessary to gather knowledge on the evolving topics that would, posteriorly be used in the practical part of the project that concerns the development of the communication campaign. With regard to the methodology, we resort to quality based interventionist and non-interventionist methods that consist in meetings, literary research, case studies and active research concerning the project development. All the informative material developed was intended to transmit a more effective message about the Green Active Spot (GAS) Project by the Faculdade de Motricidade Humana (Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon) was considered highly appealing and positive because it successfully promotes green spaces and the work being done close to Alvalade residentsUniversidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaBrandão, João ArandaRepositório da Universidade de LisboaPimenta, Bruna Raquel da Silva2021-11-03T11:29:55Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22471porPIMENTA, Bruna Raquel da Silva - Desenvolvimento de uma campanha de comunicação : sensibilização e promoção da atividade física na população idosa. - Lisboa : FA, 2920. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:53.379707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
Sensibilização e promoção da atividade física na população idosa
title Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
spellingShingle Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
Pimenta, Bruna Raquel da Silva
Desig digital
Design inclusivo
Envelhecimento
Promoção de atividade física
Campanhas de comunicação
Social design
Inclusive Design
Aging
Promotion of physical activity
Communication campaign
title_short Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
title_full Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
title_fullStr Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
title_sort Desenvolvimento de uma campanha de comunicação
author Pimenta, Bruna Raquel da Silva
author_facet Pimenta, Bruna Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, João Aranda
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Bruna Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desig digital
Design inclusivo
Envelhecimento
Promoção de atividade física
Campanhas de comunicação
Social design
Inclusive Design
Aging
Promotion of physical activity
Communication campaign
topic Desig digital
Design inclusivo
Envelhecimento
Promoção de atividade física
Campanhas de comunicação
Social design
Inclusive Design
Aging
Promotion of physical activity
Communication campaign
description Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
2021-11-03T11:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22471
url http://hdl.handle.net/10400.5/22471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PIMENTA, Bruna Raquel da Silva - Desenvolvimento de uma campanha de comunicação : sensibilização e promoção da atividade física na população idosa. - Lisboa : FA, 2920. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131162026704896