Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marta Liliana Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/18801
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_1611ec888bd126bc8f862896e8febe8f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidadesCriançaEnvolvimento dos paisComunicaçãoClima de apoioInteracçõesCrecheJardim-de-infânciaChildParent involvementCommunicationSupportive climateInteractionDaycare centerKindergarten37.018.1373.2Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEste trabalho apresenta o trajecto percorrido ao longo do processo de intervenção ao nível do Envolvimento Parental, em creche e em jardim-de-infância, tendo como objectivo promover a participação dos pais através da criação e desenvolvimento de um clima de apoio e da sensibilização e promoção de práticas de leitura precoces. Neste sentido, este trabalho apresenta e explicita as diferentes estratégias utilizadas para melhorar a comunicação e favorecer a participação dos pais nos dois contextos. Neste processo de intervenção procurei compreender e conhecer as relações que se estabelecem entre Família e Creche/Jardim-de-Infância e a influência que o envolvimento dos pais exerce sobre as crianças. O processo levado a cabo permitiu extrair algumas conclusões. Ao longo do processo e nas fases finais revelou-se a importância de apoiar e suportar oportunidades para criar interacções de qualidade entre todos os elementos da comunidade educativa e descobrem-se alguns indicadores da sua influência, nomeadamente ao nível da motivação e empenhamento revelados pelas crianças nas actividades da sala, com impacto nas aprendizagens construídas. Por sua vez, os pais puderam compreender que o jardim-de-infância é um contexto que promove a aprendizagem activa e a interacção social e puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela educadora e pela Instituição. A educadora e a Instituição também beneficiaram desse envolvimento, sentindo que o seu trabalho é valorizado e passando a receber o apoio dos pais no trabalho desenvolvido na sala e na Instituição.This paper presents the path followed through the process of intervention at the level of parental involvement in daycare center and kindergarten, aiming to promote the parents participation through the creation and development of a climate of support and awareness and promote early reading practices. Thus, this work presents and explains the different strategies used to improve communication and encourage parents participation in two contexts. In the process of intervention sought to understand and know the relationships established between family and daycare center/kindergarten and the influence that parental involvement has on children. The process carried out allowed to withdraw some conclusions. Throughout the process and the final phases revealed the importance of supporting opportunities to create and support quality interactions between all elements of the educational community and find out some indicators of its influence, particularly in terms of motivation and commitment shown by the children activities in the room, built with an impact on learning. In turn, the parents could understand that the daycare center/kindergarten are contexts that promote active learning and social interaction and could see the work of the educator and the Institution. The educator and the Institution also benefited from this involvement, feeling that their work is valued and starting to receive the support of parents in the classroom and work at the Institution.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoFernandes, Marta Liliana Pereira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/18801porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:22.289829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
title Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
spellingShingle Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
Fernandes, Marta Liliana Pereira
Criança
Envolvimento dos pais
Comunicação
Clima de apoio
Interacções
Creche
Jardim-de-infância
Child
Parent involvement
Communication
Supportive climate
Interaction
Daycare center
Kindergarten
37.018.1
373.2
title_short Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
title_full Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
title_fullStr Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
title_full_unstemmed Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
title_sort Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades
author Fernandes, Marta Liliana Pereira
author_facet Fernandes, Marta Liliana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marta Liliana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Envolvimento dos pais
Comunicação
Clima de apoio
Interacções
Creche
Jardim-de-infância
Child
Parent involvement
Communication
Supportive climate
Interaction
Daycare center
Kindergarten
37.018.1
373.2
topic Criança
Envolvimento dos pais
Comunicação
Clima de apoio
Interacções
Creche
Jardim-de-infância
Child
Parent involvement
Communication
Supportive climate
Interaction
Daycare center
Kindergarten
37.018.1
373.2
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/18801
url https://hdl.handle.net/1822/18801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132585609134080