Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Joana Mafalda Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21106
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_50679629429eba6be2a251cb17a51be8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR373.2373.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoAo longo deste trabalho, são discutidos e analisados conceitos e ideias fundamentais no desenvolvimento da profissão docente, nomeadamente a conceção de currículo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico e diferentes formas de desenvolvê-lo e vivê-lo, ativamente. Procura-se estabelecer uma imagem clara e consciente do que é esperado, ao nível da gestão curricular, de um profissional informado e preocupado com o pleno desenvolvimento das crianças, tornando-se visível, também, a importância das perspetivas construtivistas, humanistas, ecológicas e sócio-críticas da aprendizagem. São, então, estudados dois modelos curriculares, o modelo High/Scope e o modelo PROCUR, assim como as estratégias metodológicas que os sublinham, a metodologia de trabalho de projeto e o Projeto Curricular Integrado, que possibilitam a vivência de um currículo integrado pelas crianças, contribuindo para o seu crescimento enquanto alunos e cidadãos de uma determinada sociedade. À luz destas ideias e perspetivas, são desenvolvidos, na prática, em colaboração com as crianças, dois projetos, com características similares, mas simultaneamente diferentes, em duas valências distintas, um jardim de infância e uma escola do 1.º ciclo do ensino básico. Ambos os projetos seguem os interesses e as necessidades das crianças e procuram evidenciar o papel da ação na construção de aprendizagens significativas. Com dois tópicos distintos, torna-se claro o impacto da utilização destas estratégias no desenvolvimento de aprendizagens e saberes essenciais no crescimento da criança. Salienta-se, ainda, o facto de estes conhecimentos serem adquiridos, pelas crianças, de uma forma ativa, e, principalmente, motivada e sentida, dada a integração dos seus interesses e da sua voz, nos momentos de planificação, intervenção e avaliação. Este trabalho foi desenvolvido seguindo os parâmetros da metodologia de investigaçãoação e, como tal, procurou primar pela pesquisa e estudo constantes, com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, através de uma reflexão consciente e informada sobre a ação. Deste modo, o principal objetivo deste projeto de investigação-ação foi promover a vivência de momentos de aprendizagem alicerçados em critérios de significatividade e relevância para o crescimento e desenvolvimento da criança. A análise reflexiva e contínua deste processo permitiu averiguar e verificar as suas potencialidades, a este nível do desenvolvimento de competências e saberes, e, também, como meio de desenvolvimento da profissão docente com coerência, informação e consciência.Throughout this work fundamental concepts and ideas in the development of teaching profession, in particular the design of curriculum in the pre-school and primary education and the way of developing and experiencing it actively, are discussed and analyzed. A clear and conscientious image of what is expected from an informed and concerned professional with children’s development is established, making the meaning of constructivist, humanist, ecological and socio-critic perspectives of learning visible. Curricular models, like the High/Scope model and the PROCUR model, and specific methodological strategies, as the project work and Integrated Curricular Project, that enable the experience of an integrated curriculum by the children and contribute to their growth as students and citizens of a society, are studied. Having these ideas and perspectives on sight, two projects with similar, but also with different characteristics, are developed in practice and in collaboration with children in two distinct places, a kindergarten and a primary school. Both projects follow the children’s interests and needs, and try to emphasize the role of action in the construction of significant learning. With two different subjects, the impact of using these strategies in the development of essential learning and knowledge for children’s growth becomes clear. The fact that this knowledge is actively acquired with motivation felt by children, because of the integration of their interests and voices in moments of planning, intervention and evaluation, is revealed. In this work the parameters of action-research methodology have been followed, with a constant research and study, with the aim of improving the teaching-learning process through a conscientious and informed reflection about the action. Therefore, the principal objective of this project was promoting the experience of learning moments based on significance and relevance criteria for the growth and development of the child. The reflexive and continuous analysis of this process pointed out the potential of these strategies and that they are also a developing form of the teaching profession with coherence, information and conscience.Silva, Carlos M.Universidade do MinhoCaldas, Joana Mafalda Martins20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:50:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:50:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
title Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
spellingShingle Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
Caldas, Joana Mafalda Martins
373.2
373.3
title_short Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
title_full Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
title_fullStr Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
title_full_unstemmed Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
title_sort Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR
author Caldas, Joana Mafalda Martins
author_facet Caldas, Joana Mafalda Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Joana Mafalda Martins
dc.subject.por.fl_str_mv 373.2
373.3
topic 373.2
373.3
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21106
url http://hdl.handle.net/1822/21106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544434638651392