As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fradique, Maria de Fátima Silva Castro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2030
Resumo: A Biblioteca é uma realidade milenar que surgiu na sequência da necessidade de arquivar documentos para testemunhar, no futuro, as vivências, as descobertas e as riquezas do passado. A Biblioteca constitui uma memória do passado da Humanidade. A Biblioteca apresentava-se, no passado, como um depósito de livros e foi conquistando o seu lugar na vida cultural do Homem. A sua sede de conhecimento e a sua necessidade de interagir com o livro levam-no a ser um utilizador assíduo do espaço Biblioteca. O reconhecimento da importância da Biblioteca na educação e formação do Homem conduz a sociedade à Biblioteca Escolar, detendo a função de disponibilizar um espaço de consulta e empréstimo de fundo documental. Os finais do século XX e inícios do século XXI assistem ao desabrochar das novas tecnologias, ao aparecimento da internet, à massiva quantidade de informação em diferentes suportes e formatos. A consciência de que a Biblioteca Escolar e o Professor Bibliotecário poderiam desempenhar um papel fundamental na orientação dos alunos, nessa imensidão de informação, colocou este espaço no centro aglutinador das actividades da escola. A Biblioteca Escolar e o Professor Bibliotecário têm, nos dias de hoje, o papel de promover o desenvolvimento de competências no domínio da literacia da informação junto dos alunos, pois, mais do que nunca, é imprescindível fazer uma leitura compreensiva do que se lê de forma a ser capaz de seleccionar e tratar a informação, transformando-a em conhecimento mobilizável e aplicando-o em situações específicas reais. O Professor Bibliotecário a missão, não impossível, mas árdua de envolver os alunos, ou seja, ensiná-los e ajudá-los a pensar, a escrever, a dominar a linguagem oral, a inovar, a criar, a pesquisar, a analisar, a seleccionar, a avaliar, a aplicar, a trabalhar em equipa e a relacionar os conhecimentos e aplicá-los em situações reais. Tem, ainda, a função de trabalhar colaborativamente com os docentes da escola de forma a auxiliá-los na sua tarefa de promoção das literacias, em articulação com o currículo.
id RCAP_1616e0e4bb3300faeb10f5e7f8efd3a6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecárioBiblioteca escolarFormação de leitoresLiteraciaProfessor bibliotecárioA Biblioteca é uma realidade milenar que surgiu na sequência da necessidade de arquivar documentos para testemunhar, no futuro, as vivências, as descobertas e as riquezas do passado. A Biblioteca constitui uma memória do passado da Humanidade. A Biblioteca apresentava-se, no passado, como um depósito de livros e foi conquistando o seu lugar na vida cultural do Homem. A sua sede de conhecimento e a sua necessidade de interagir com o livro levam-no a ser um utilizador assíduo do espaço Biblioteca. O reconhecimento da importância da Biblioteca na educação e formação do Homem conduz a sociedade à Biblioteca Escolar, detendo a função de disponibilizar um espaço de consulta e empréstimo de fundo documental. Os finais do século XX e inícios do século XXI assistem ao desabrochar das novas tecnologias, ao aparecimento da internet, à massiva quantidade de informação em diferentes suportes e formatos. A consciência de que a Biblioteca Escolar e o Professor Bibliotecário poderiam desempenhar um papel fundamental na orientação dos alunos, nessa imensidão de informação, colocou este espaço no centro aglutinador das actividades da escola. A Biblioteca Escolar e o Professor Bibliotecário têm, nos dias de hoje, o papel de promover o desenvolvimento de competências no domínio da literacia da informação junto dos alunos, pois, mais do que nunca, é imprescindível fazer uma leitura compreensiva do que se lê de forma a ser capaz de seleccionar e tratar a informação, transformando-a em conhecimento mobilizável e aplicando-o em situações específicas reais. O Professor Bibliotecário a missão, não impossível, mas árdua de envolver os alunos, ou seja, ensiná-los e ajudá-los a pensar, a escrever, a dominar a linguagem oral, a inovar, a criar, a pesquisar, a analisar, a seleccionar, a avaliar, a aplicar, a trabalhar em equipa e a relacionar os conhecimentos e aplicá-los em situações reais. Tem, ainda, a função de trabalhar colaborativamente com os docentes da escola de forma a auxiliá-los na sua tarefa de promoção das literacias, em articulação com o currículo.The library is an age-old reality, which emerged connected with the need to archive documents which would confirm, in future, experiences, discoveries and resources of the past. The library is a memory of the past of mankind. The library appeared in the past as an amount of books and it has been acquiring its place in man‟s cultural life. His desire for knowledge and the need to interact with the book lead him to be a constant user of the Library space. The recognition of the importance of library in education and training of man leads society to the school library, which held the role of providing a space for consultation and loan of documentary fund. The late 20th and early 21st centuries attend the flourishing of new technologies, the emergence of internet, to the massive amount of information in different media and formats. The awareness that the school library and the teacher librarian could play a key role in students' orientation, in the vastness of information, put this space in a focal point of school activities. The school library and the teacher librarian have nowadays, the role of promoting the development of skills in the field of literacy information among students, because more than ever, it is essential to make a comprehensive reading of anything we read in order to be able to select and process information, turning it into knowledge and applying it in specific and real situations. The teacher librarian has, besides his not impossible but difficult mission of involving students, such as: teaching and helping them to think, write, control oral language, innovate, create, search, analyze, select, assess, apply, work in group, connect knowledge and use it in real situations. It‟s also his / her task to work together with other school teachers in order to assist and help them promoting literacy (or literacies) connected with the curriculum.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumFradique, Maria de Fátima Silva Castro2014-07-14T11:39:10Z2011-042011-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:45.331082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
title As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
spellingShingle As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
Fradique, Maria de Fátima Silva Castro
Biblioteca escolar
Formação de leitores
Literacia
Professor bibliotecário
title_short As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
title_full As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
title_fullStr As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
title_full_unstemmed As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
title_sort As bibliotecas escolares e o papel do professor bibliotecário
author Fradique, Maria de Fátima Silva Castro
author_facet Fradique, Maria de Fátima Silva Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fradique, Maria de Fátima Silva Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Formação de leitores
Literacia
Professor bibliotecário
topic Biblioteca escolar
Formação de leitores
Literacia
Professor bibliotecário
description A Biblioteca é uma realidade milenar que surgiu na sequência da necessidade de arquivar documentos para testemunhar, no futuro, as vivências, as descobertas e as riquezas do passado. A Biblioteca constitui uma memória do passado da Humanidade. A Biblioteca apresentava-se, no passado, como um depósito de livros e foi conquistando o seu lugar na vida cultural do Homem. A sua sede de conhecimento e a sua necessidade de interagir com o livro levam-no a ser um utilizador assíduo do espaço Biblioteca. O reconhecimento da importância da Biblioteca na educação e formação do Homem conduz a sociedade à Biblioteca Escolar, detendo a função de disponibilizar um espaço de consulta e empréstimo de fundo documental. Os finais do século XX e inícios do século XXI assistem ao desabrochar das novas tecnologias, ao aparecimento da internet, à massiva quantidade de informação em diferentes suportes e formatos. A consciência de que a Biblioteca Escolar e o Professor Bibliotecário poderiam desempenhar um papel fundamental na orientação dos alunos, nessa imensidão de informação, colocou este espaço no centro aglutinador das actividades da escola. A Biblioteca Escolar e o Professor Bibliotecário têm, nos dias de hoje, o papel de promover o desenvolvimento de competências no domínio da literacia da informação junto dos alunos, pois, mais do que nunca, é imprescindível fazer uma leitura compreensiva do que se lê de forma a ser capaz de seleccionar e tratar a informação, transformando-a em conhecimento mobilizável e aplicando-o em situações específicas reais. O Professor Bibliotecário a missão, não impossível, mas árdua de envolver os alunos, ou seja, ensiná-los e ajudá-los a pensar, a escrever, a dominar a linguagem oral, a inovar, a criar, a pesquisar, a analisar, a seleccionar, a avaliar, a aplicar, a trabalhar em equipa e a relacionar os conhecimentos e aplicá-los em situações reais. Tem, ainda, a função de trabalhar colaborativamente com os docentes da escola de forma a auxiliá-los na sua tarefa de promoção das literacias, em articulação com o currículo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04
2011-04-01T00:00:00Z
2014-07-14T11:39:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2030
url http://hdl.handle.net/10400.6/2030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336215539712