Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coneglian, André Luis Onório [UNESP], Santos, Amanda Sertori dos [UNESP], Oliveira, Etiene Siqueira de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23713
http://hdl.handle.net/11449/115036
Resumo: The school library is a preferential placefor the contact of students with various informationresources and action of librarians and teachers, likemediators in order to enhance this experience. Thecollaborative relationship between this mediators isessential for planning and implementing activitiesfor learning. This article discusses some aspects ofcollaborative work between teachers and librarianand presents the results of applying a model ofcollaboration with the two librarians in Marília-SP, Brazil. Data collection was conducted withlibrarians from two schools, through interviews.The analysis was performed using the technique ofcontent analysis from four models of collaboration.It is noticed that the models are applicable tothe brazilian context and that there is a model ofcooperation prevailing in the participating schools.KEYWORDS: School library. Librarian. Teacher.Colaboration. Information literacy.
id UNSP_69ad85959b21f51f4b5b152eb3a9e170
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115036
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolarColaboration between librarians and teachers in school contextbiblioteca escolarensino fundamentalbibliotecárioprofessorThe school library is a preferential placefor the contact of students with various informationresources and action of librarians and teachers, likemediators in order to enhance this experience. Thecollaborative relationship between this mediators isessential for planning and implementing activitiesfor learning. This article discusses some aspects ofcollaborative work between teachers and librarianand presents the results of applying a model ofcollaboration with the two librarians in Marília-SP, Brazil. Data collection was conducted withlibrarians from two schools, through interviews.The analysis was performed using the technique ofcontent analysis from four models of collaboration.It is noticed that the models are applicable tothe brazilian context and that there is a model ofcooperation prevailing in the participating schools.KEYWORDS: School library. Librarian. Teacher.Colaboration. Information literacy.A biblioteca escolar é um dos espaços privilegiados para o contato dos alunos com recursos informacionais variados e para uma ação de mediadores no sentido de potencializar esta experiência. O relacionamento colaborativo entre estes mediadores, ou seja, entre bibliotecários e professores, é essencial para o planejamento e execução de atividades voltadas para aprendizagem. O presente artigo aborda alguns aspectos do trabalho colaborativo entre bibliotecário e professores e apresenta os resultados da aplicação de um modelo de colaboração junto a dois bibliotecários de duas escolas da cidade de MaríliaSP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo a partir de quatro modelos de colaboração. Percebe-se que os modelos são aplicáveis ao contexto nacional e que não há um modelo de colaboração predominante nas escolas participantes.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]Coneglian, André Luis Onório [UNESP]Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]Oliveira, Etiene Siqueira de [UNESP]2015-02-24T13:57:42Z2015-02-24T13:57:42Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article367-380application/pdfhttp://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23713Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 2, p. 367-380, 2013.1983-1730http://hdl.handle.net/11449/115036ISSN19831730-2013-20-02-367-380.pdf0592809928580900Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:12:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115036Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:30.334388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
Colaboration between librarians and teachers in school context
title Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
spellingShingle Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
biblioteca escolar
ensino fundamental
bibliotecário
professor
title_short Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
title_full Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
title_fullStr Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
title_full_unstemmed Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
title_sort Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar
author Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
author_facet Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
Coneglian, André Luis Onório [UNESP]
Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
Oliveira, Etiene Siqueira de [UNESP]
author_role author
author2 Coneglian, André Luis Onório [UNESP]
Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
Oliveira, Etiene Siqueira de [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
Coneglian, André Luis Onório [UNESP]
Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
Oliveira, Etiene Siqueira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv biblioteca escolar
ensino fundamental
bibliotecário
professor
topic biblioteca escolar
ensino fundamental
bibliotecário
professor
description The school library is a preferential placefor the contact of students with various informationresources and action of librarians and teachers, likemediators in order to enhance this experience. Thecollaborative relationship between this mediators isessential for planning and implementing activitiesfor learning. This article discusses some aspects ofcollaborative work between teachers and librarianand presents the results of applying a model ofcollaboration with the two librarians in Marília-SP, Brazil. Data collection was conducted withlibrarians from two schools, through interviews.The analysis was performed using the technique ofcontent analysis from four models of collaboration.It is noticed that the models are applicable tothe brazilian context and that there is a model ofcooperation prevailing in the participating schools.KEYWORDS: School library. Librarian. Teacher.Colaboration. Information literacy.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:42Z
2015-02-24T13:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23713
Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 2, p. 367-380, 2013.
1983-1730
http://hdl.handle.net/11449/115036
ISSN19831730-2013-20-02-367-380.pdf
0592809928580900
url http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23713
http://hdl.handle.net/11449/115036
identifier_str_mv Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 2, p. 367-380, 2013.
1983-1730
ISSN19831730-2013-20-02-367-380.pdf
0592809928580900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 367-380
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129033722920960