Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Gaio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11782
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma proposta de modelo de análise de aprendizagem profissional que tem por base um conjunto de contributos teórico-conceptuais referentes à educação e formação de adultos nas sociedades contemporâneas. O modelo de análise integra seis dimensões interdependentes centradas, respetivamente, nos espaços de aprendizagem; na temporalidade e tempos de aprendizagem; nos tipos de aprendizagem; nos conhecimentos envolvidos na aprendizagem; nos incentivos ao envolvimento em aprendizagem; e nas intencionalidades subjacentes à aprendizagem. Assumindo o pressuposto de que aprender uma profissão, mormente a de professor, é um processo que se prolonga ao longo da vida e se estende ao largo da vida, complementa-se a proposta de modelo de análise considerando perceções de professores sobre esse processo. Estas perceções foram recolhidas através de entrevistas a cinco professores dos ensinos básico e secundário da região de Lisboa. Globalmente, procura-se favorecer uma perspetiva holística da complexidade dos processos de aprendizagem profissional que permita a compreensão mais aprofundada dos mesmos, contribuindo para orientar pesquisas educativas futuras sobre como se aprende a ser professor que apoiem o planeamento e a intervenção em ofertas formativas iniciais e contínuas dirigidas a professores.
id RCAP_16171c9a5a4dfe4b80bd773117956a84
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análiseEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESAPRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAENTREVISTASEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONLIFELONG LEARNINGINTERVIEWSNeste artigo apresenta-se uma proposta de modelo de análise de aprendizagem profissional que tem por base um conjunto de contributos teórico-conceptuais referentes à educação e formação de adultos nas sociedades contemporâneas. O modelo de análise integra seis dimensões interdependentes centradas, respetivamente, nos espaços de aprendizagem; na temporalidade e tempos de aprendizagem; nos tipos de aprendizagem; nos conhecimentos envolvidos na aprendizagem; nos incentivos ao envolvimento em aprendizagem; e nas intencionalidades subjacentes à aprendizagem. Assumindo o pressuposto de que aprender uma profissão, mormente a de professor, é um processo que se prolonga ao longo da vida e se estende ao largo da vida, complementa-se a proposta de modelo de análise considerando perceções de professores sobre esse processo. Estas perceções foram recolhidas através de entrevistas a cinco professores dos ensinos básico e secundário da região de Lisboa. Globalmente, procura-se favorecer uma perspetiva holística da complexidade dos processos de aprendizagem profissional que permita a compreensão mais aprofundada dos mesmos, contribuindo para orientar pesquisas educativas futuras sobre como se aprende a ser professor que apoiem o planeamento e a intervenção em ofertas formativas iniciais e contínuas dirigidas a professores.This article presents a proposal of an analysis model of professional learning based on a set of theoretical and conceptual contributions related to adult education and training in contemporary societies. The model of analysis integrates six interdependent dimensions centered, respectively, on the learning spaces; temporality and learning times; types of learning; the knowledge involved in learning; incentives for involvement in learning; and the intentions underlying learning. Assuming that learning a profession, especially that of a teacher, is a process that extends lifelong and life wide, the proposal for a model of analysis is complemented with teachers’ perceptions about this process. These perceptions were collected through interviews with five teachers of basic and secondary education in the Lisbon region. Overall, it seeks to promote a holistic perspective of the complexity of professional learning processes that allows a more in-depth understanding of them, contributing to guide future educational research on how to learn to be a teacher that might support planning and intervention in initial and continuous training offers to teachers. Keywords: teachers; initial training; continuous formation; professional learningEdições Universitárias Lusófonas2021-04-07T10:13:00Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11782por1646-401XAlves, Mariana Gaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:19.862743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
title Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
spellingShingle Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
Alves, Mariana Gaio
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
ENTREVISTAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
LIFELONG LEARNING
INTERVIEWS
title_short Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
title_full Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
title_fullStr Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
title_full_unstemmed Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
title_sort Aprender a ser professor : proposta de um modelo de análise
author Alves, Mariana Gaio
author_facet Alves, Mariana Gaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Gaio
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
ENTREVISTAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
LIFELONG LEARNING
INTERVIEWS
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
ENTREVISTAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
LIFELONG LEARNING
INTERVIEWS
description Neste artigo apresenta-se uma proposta de modelo de análise de aprendizagem profissional que tem por base um conjunto de contributos teórico-conceptuais referentes à educação e formação de adultos nas sociedades contemporâneas. O modelo de análise integra seis dimensões interdependentes centradas, respetivamente, nos espaços de aprendizagem; na temporalidade e tempos de aprendizagem; nos tipos de aprendizagem; nos conhecimentos envolvidos na aprendizagem; nos incentivos ao envolvimento em aprendizagem; e nas intencionalidades subjacentes à aprendizagem. Assumindo o pressuposto de que aprender uma profissão, mormente a de professor, é um processo que se prolonga ao longo da vida e se estende ao largo da vida, complementa-se a proposta de modelo de análise considerando perceções de professores sobre esse processo. Estas perceções foram recolhidas através de entrevistas a cinco professores dos ensinos básico e secundário da região de Lisboa. Globalmente, procura-se favorecer uma perspetiva holística da complexidade dos processos de aprendizagem profissional que permita a compreensão mais aprofundada dos mesmos, contribuindo para orientar pesquisas educativas futuras sobre como se aprende a ser professor que apoiem o planeamento e a intervenção em ofertas formativas iniciais e contínuas dirigidas a professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-04-07T10:13:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11782
url http://hdl.handle.net/10437/11782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131260475408384