O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10762 |
Resumo: | O presente trabalho integra, para além de uma descrição detalhada do curriculum vitae (CV), o desenvolvimento de um tema baseado em experiências e em resultados obtidos durante o desenvolvimento de alguns projetos com os alunos, no âmbito da atividade da autora, enquanto docente do Ensino Básico e Secundário do grupo de recrutamento 510 - Física e Química. O tema desenvolvido está intimamente relacionado com o desafio que a educação dos jovens de hoje constitui para o professor. A nossa sociedade é confrontada com problemas que envolvem interações complexas e que determinam a qualidade de vida das futuras gerações. Percebemos atualmente que a atividade humana afeta o meio ambiente de uma forma que era impensável há uns anos atrás. Nesse contexto, a Educação para o desenvolvimento sustentável deverá estimular os jovens a intervir mais ativamente na vida comunitária, fazendo-os compreender que também eles fazem parte integrante do sistema ecológico. O tema escolhido, o Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pretendeu enquadrar do ponto de vista teórico esta problemática, relatar alguns projetos desenvolvidos com o objetivo de relacionar a Física e Química com o meio ambiente, centrando-se em propostas pedagógicas orientadas para uma mudança de comportamentos individuais e uma maior consciencialização ambiental dos educandos; #### Abstract: This work is about the development of a theme based on the experiences and results obtained during the development of several projects with the students, within the scope of the author's activity as professor of primary and secondary education, the group of recruitment 510- Physics and Chemistry. It also includes a detailed description of the curriculum vitae (CV) of the author. The developed theme is closely related to the challenge presented today by the education of young people to the modern teacher. Our society is confronted with problems that involve complex interactions that determine the quality of life of future generations. We are now aware that human activity affects the environment in a way that was unthinkable a few years ago. In this context, the Education for Sustainable Development should encourage young people to participate more actively in community life, making them realize that they too are an integral part of the ecological system. The proposed theme, The Teaching of Physics and Chemistry under the perspective of Science, Technology, Society and the Environment, gives us a theoretical framework of this problematic, and describes some projects developed with the aim of linking the teaching of physics and chemistry with the environment, focusing on educational proposals aimed at individual behavioral change and greater environmental awareness of the students. |
id |
RCAP_1633d350748552771c134c8b6cbcde8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10762 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambienteReflexãoCurrículoCiênciaDesenvolvimento sustentávelO presente trabalho integra, para além de uma descrição detalhada do curriculum vitae (CV), o desenvolvimento de um tema baseado em experiências e em resultados obtidos durante o desenvolvimento de alguns projetos com os alunos, no âmbito da atividade da autora, enquanto docente do Ensino Básico e Secundário do grupo de recrutamento 510 - Física e Química. O tema desenvolvido está intimamente relacionado com o desafio que a educação dos jovens de hoje constitui para o professor. A nossa sociedade é confrontada com problemas que envolvem interações complexas e que determinam a qualidade de vida das futuras gerações. Percebemos atualmente que a atividade humana afeta o meio ambiente de uma forma que era impensável há uns anos atrás. Nesse contexto, a Educação para o desenvolvimento sustentável deverá estimular os jovens a intervir mais ativamente na vida comunitária, fazendo-os compreender que também eles fazem parte integrante do sistema ecológico. O tema escolhido, o Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pretendeu enquadrar do ponto de vista teórico esta problemática, relatar alguns projetos desenvolvidos com o objetivo de relacionar a Física e Química com o meio ambiente, centrando-se em propostas pedagógicas orientadas para uma mudança de comportamentos individuais e uma maior consciencialização ambiental dos educandos; #### Abstract: This work is about the development of a theme based on the experiences and results obtained during the development of several projects with the students, within the scope of the author's activity as professor of primary and secondary education, the group of recruitment 510- Physics and Chemistry. It also includes a detailed description of the curriculum vitae (CV) of the author. The developed theme is closely related to the challenge presented today by the education of young people to the modern teacher. Our society is confronted with problems that involve complex interactions that determine the quality of life of future generations. We are now aware that human activity affects the environment in a way that was unthinkable a few years ago. In this context, the Education for Sustainable Development should encourage young people to participate more actively in community life, making them realize that they too are an integral part of the ecological system. The proposed theme, The Teaching of Physics and Chemistry under the perspective of Science, Technology, Society and the Environment, gives us a theoretical framework of this problematic, and describes some projects developed with the aim of linking the teaching of physics and chemistry with the environment, focusing on educational proposals aimed at individual behavioral change and greater environmental awareness of the students.Universidade de Évora2014-02-20T10:19:22Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10762http://hdl.handle.net/10174/10762TID:201264820porluzfernandes@sapo.pt305Fernandes, Maria da Luz Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:36.852905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente |
title |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente |
spellingShingle |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente Fernandes, Maria da Luz Martinho Reflexão Currículo Ciência Desenvolvimento sustentável |
title_short |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente |
title_full |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente |
title_fullStr |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente |
title_full_unstemmed |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente |
title_sort |
O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente |
author |
Fernandes, Maria da Luz Martinho |
author_facet |
Fernandes, Maria da Luz Martinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria da Luz Martinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Currículo Ciência Desenvolvimento sustentável |
topic |
Reflexão Currículo Ciência Desenvolvimento sustentável |
description |
O presente trabalho integra, para além de uma descrição detalhada do curriculum vitae (CV), o desenvolvimento de um tema baseado em experiências e em resultados obtidos durante o desenvolvimento de alguns projetos com os alunos, no âmbito da atividade da autora, enquanto docente do Ensino Básico e Secundário do grupo de recrutamento 510 - Física e Química. O tema desenvolvido está intimamente relacionado com o desafio que a educação dos jovens de hoje constitui para o professor. A nossa sociedade é confrontada com problemas que envolvem interações complexas e que determinam a qualidade de vida das futuras gerações. Percebemos atualmente que a atividade humana afeta o meio ambiente de uma forma que era impensável há uns anos atrás. Nesse contexto, a Educação para o desenvolvimento sustentável deverá estimular os jovens a intervir mais ativamente na vida comunitária, fazendo-os compreender que também eles fazem parte integrante do sistema ecológico. O tema escolhido, o Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pretendeu enquadrar do ponto de vista teórico esta problemática, relatar alguns projetos desenvolvidos com o objetivo de relacionar a Física e Química com o meio ambiente, centrando-se em propostas pedagógicas orientadas para uma mudança de comportamentos individuais e uma maior consciencialização ambiental dos educandos; #### Abstract: This work is about the development of a theme based on the experiences and results obtained during the development of several projects with the students, within the scope of the author's activity as professor of primary and secondary education, the group of recruitment 510- Physics and Chemistry. It also includes a detailed description of the curriculum vitae (CV) of the author. The developed theme is closely related to the challenge presented today by the education of young people to the modern teacher. Our society is confronted with problems that involve complex interactions that determine the quality of life of future generations. We are now aware that human activity affects the environment in a way that was unthinkable a few years ago. In this context, the Education for Sustainable Development should encourage young people to participate more actively in community life, making them realize that they too are an integral part of the ecological system. The proposed theme, The Teaching of Physics and Chemistry under the perspective of Science, Technology, Society and the Environment, gives us a theoretical framework of this problematic, and describes some projects developed with the aim of linking the teaching of physics and chemistry with the environment, focusing on educational proposals aimed at individual behavioral change and greater environmental awareness of the students. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-20T10:19:22Z 2014-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10762 http://hdl.handle.net/10174/10762 TID:201264820 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10762 |
identifier_str_mv |
TID:201264820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
luzfernandes@sapo.pt 305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136530539741184 |