O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria da Luz Martinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10762
Resumo: O presente trabalho integra, para além de uma descrição detalhada do curriculum vitae (CV), o desenvolvimento de um tema baseado em experiências e em resultados obtidos durante o desenvolvimento de alguns projetos com os alunos, no âmbito da atividade da autora, enquanto docente do Ensino Básico e Secundário do grupo de recrutamento 510 - Física e Química. O tema desenvolvido está intimamente relacionado com o desafio que a educação dos jovens de hoje constitui para o professor. A nossa sociedade é confrontada com problemas que envolvem interações complexas e que determinam a qualidade de vida das futuras gerações. Percebemos atualmente que a atividade humana afeta o meio ambiente de uma forma que era impensável há uns anos atrás. Nesse contexto, a Educação para o desenvolvimento sustentável deverá estimular os jovens a intervir mais ativamente na vida comunitária, fazendo-os compreender que também eles fazem parte integrante do sistema ecológico. O tema escolhido, o Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pretendeu enquadrar do ponto de vista teórico esta problemática, relatar alguns projetos desenvolvidos com o objetivo de relacionar a Física e Química com o meio ambiente, centrando-se em propostas pedagógicas orientadas para uma mudança de comportamentos individuais e uma maior consciencialização ambiental dos educandos; #### Abstract: This work is about the development of a theme based on the experiences and results obtained during the development of several projects with the students, within the scope of the author's activity as professor of primary and secondary education, the group of recruitment 510- Physics and Chemistry. It also includes a detailed description of the curriculum vitae (CV) of the author. The developed theme is closely related to the challenge presented today by the education of young people to the modern teacher. Our society is confronted with problems that involve complex interactions that determine the quality of life of future generations. We are now aware that human activity affects the environment in a way that was unthinkable a few years ago. In this context, the Education for Sustainable Development should encourage young people to participate more actively in community life, making them realize that they too are an integral part of the ecological system. The proposed theme, The Teaching of Physics and Chemistry under the perspective of Science, Technology, Society and the Environment, gives us a theoretical framework of this problematic, and describes some projects developed with the aim of linking the teaching of physics and chemistry with the environment, focusing on educational proposals aimed at individual behavioral change and greater environmental awareness of the students.
id RCAP_1633d350748552771c134c8b6cbcde8d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambienteReflexãoCurrículoCiênciaDesenvolvimento sustentávelO presente trabalho integra, para além de uma descrição detalhada do curriculum vitae (CV), o desenvolvimento de um tema baseado em experiências e em resultados obtidos durante o desenvolvimento de alguns projetos com os alunos, no âmbito da atividade da autora, enquanto docente do Ensino Básico e Secundário do grupo de recrutamento 510 - Física e Química. O tema desenvolvido está intimamente relacionado com o desafio que a educação dos jovens de hoje constitui para o professor. A nossa sociedade é confrontada com problemas que envolvem interações complexas e que determinam a qualidade de vida das futuras gerações. Percebemos atualmente que a atividade humana afeta o meio ambiente de uma forma que era impensável há uns anos atrás. Nesse contexto, a Educação para o desenvolvimento sustentável deverá estimular os jovens a intervir mais ativamente na vida comunitária, fazendo-os compreender que também eles fazem parte integrante do sistema ecológico. O tema escolhido, o Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pretendeu enquadrar do ponto de vista teórico esta problemática, relatar alguns projetos desenvolvidos com o objetivo de relacionar a Física e Química com o meio ambiente, centrando-se em propostas pedagógicas orientadas para uma mudança de comportamentos individuais e uma maior consciencialização ambiental dos educandos; #### Abstract: This work is about the development of a theme based on the experiences and results obtained during the development of several projects with the students, within the scope of the author's activity as professor of primary and secondary education, the group of recruitment 510- Physics and Chemistry. It also includes a detailed description of the curriculum vitae (CV) of the author. The developed theme is closely related to the challenge presented today by the education of young people to the modern teacher. Our society is confronted with problems that involve complex interactions that determine the quality of life of future generations. We are now aware that human activity affects the environment in a way that was unthinkable a few years ago. In this context, the Education for Sustainable Development should encourage young people to participate more actively in community life, making them realize that they too are an integral part of the ecological system. The proposed theme, The Teaching of Physics and Chemistry under the perspective of Science, Technology, Society and the Environment, gives us a theoretical framework of this problematic, and describes some projects developed with the aim of linking the teaching of physics and chemistry with the environment, focusing on educational proposals aimed at individual behavioral change and greater environmental awareness of the students.Universidade de Évora2014-02-20T10:19:22Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10762http://hdl.handle.net/10174/10762TID:201264820porluzfernandes@sapo.pt305Fernandes, Maria da Luz Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:36.852905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
title O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
spellingShingle O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
Fernandes, Maria da Luz Martinho
Reflexão
Currículo
Ciência
Desenvolvimento sustentável
title_short O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
title_full O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
title_fullStr O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
title_full_unstemmed O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
title_sort O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
author Fernandes, Maria da Luz Martinho
author_facet Fernandes, Maria da Luz Martinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria da Luz Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Currículo
Ciência
Desenvolvimento sustentável
topic Reflexão
Currículo
Ciência
Desenvolvimento sustentável
description O presente trabalho integra, para além de uma descrição detalhada do curriculum vitae (CV), o desenvolvimento de um tema baseado em experiências e em resultados obtidos durante o desenvolvimento de alguns projetos com os alunos, no âmbito da atividade da autora, enquanto docente do Ensino Básico e Secundário do grupo de recrutamento 510 - Física e Química. O tema desenvolvido está intimamente relacionado com o desafio que a educação dos jovens de hoje constitui para o professor. A nossa sociedade é confrontada com problemas que envolvem interações complexas e que determinam a qualidade de vida das futuras gerações. Percebemos atualmente que a atividade humana afeta o meio ambiente de uma forma que era impensável há uns anos atrás. Nesse contexto, a Educação para o desenvolvimento sustentável deverá estimular os jovens a intervir mais ativamente na vida comunitária, fazendo-os compreender que também eles fazem parte integrante do sistema ecológico. O tema escolhido, o Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pretendeu enquadrar do ponto de vista teórico esta problemática, relatar alguns projetos desenvolvidos com o objetivo de relacionar a Física e Química com o meio ambiente, centrando-se em propostas pedagógicas orientadas para uma mudança de comportamentos individuais e uma maior consciencialização ambiental dos educandos; #### Abstract: This work is about the development of a theme based on the experiences and results obtained during the development of several projects with the students, within the scope of the author's activity as professor of primary and secondary education, the group of recruitment 510- Physics and Chemistry. It also includes a detailed description of the curriculum vitae (CV) of the author. The developed theme is closely related to the challenge presented today by the education of young people to the modern teacher. Our society is confronted with problems that involve complex interactions that determine the quality of life of future generations. We are now aware that human activity affects the environment in a way that was unthinkable a few years ago. In this context, the Education for Sustainable Development should encourage young people to participate more actively in community life, making them realize that they too are an integral part of the ecological system. The proposed theme, The Teaching of Physics and Chemistry under the perspective of Science, Technology, Society and the Environment, gives us a theoretical framework of this problematic, and describes some projects developed with the aim of linking the teaching of physics and chemistry with the environment, focusing on educational proposals aimed at individual behavioral change and greater environmental awareness of the students.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-20T10:19:22Z
2014-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10762
http://hdl.handle.net/10174/10762
TID:201264820
url http://hdl.handle.net/10174/10762
identifier_str_mv TID:201264820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv luzfernandes@sapo.pt
305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136530539741184