A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, André Diniz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23466
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_163e9c2f877907f89a496a0258e7b8bc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebolFutebolAdeptosClubeQualidade do RelacionamentoBilhete de ÉpocaFootballSupportersClubRelationship QualitySeason ticketMestrado Bolonha em MarketingTodos os anos os clubes de futebol realizam a venda de bilhetes de época como forma de financiarem o seu investimento, sendo o número de lugares anuais limitado é importante para os clubes que os clientes que já os adquiriram no passado voltem a renovar. Assim o objetivo do presente estudo consiste em identificar os fatores mais significativos, da qualidade do relacionamento com os seus adeptos detentores de bilhete de época, e como esse relacionamento influencia os adeptos a renovarem o seu lugar anual. Bem como estudar quais os antecedentes que impactam esse relacionamento. Desta forma realizou-se um estudo quantitativo mono-método, o qual decorreu num horizonte cross-sectional. Com base num questionário online, foi possível obter uma amostra não probabilística por conveniência com um total de 381 respostas validas. Sendo o tratamento e análise dos dados realizado com recurso ao IBM SPSS Statistics 26 através de técnicas estatísticas. Os resultados obtidos demonstram que a intenção de renovação por parte dos adeptos detentores de bilhetes de época é influenciada pelas dimensões da qualidade do relacionamento, em particular pela confiança, comprometimento e identificação dos adeptos. O estudo realizado comprova também o impacto positivo dos antecedentes nas dimensões da qualidade do relacionamento. Ao nível académico, a presente dissertação contribui para o enriquecimento do conhecimento do marketing desportivo, mais concretamente o relacionamento entre os adeptos e as equipas desportivas, ajudado a colmatar lacunas existentes. A nível prático, fornece informação às organizações desportivas e respetivos marketers, ilustrando a importância do relacionamento e quais as variáveis que os adeptos mais valorizam no mesmo.Every year football clubs sell season tickets to finance their investment. Once there are a limited number of annual seats, it is important for clubs that customers who have acquired season tickets in the past renew them. The objective of this study is to identify the most significant factors in the quality of relationship with their customers and how the relationship can increase the number of season ticket renews. This study also analyze how and which antecedents had a positive impact in the relationship Club-Customer. A mono-method quantitative study was carried out. This research was elaborated in a cross-sectional time horizon, based on an online questionnaire. It was obtained a non- probabilistic sample by convenience with a total of 381 valid answers. The data was analyzed using IBM SPSS Statistics 26 through statistical techniques. The results demonstrate that the intention of ticket renewal by customers are impacted by the quality of the relationship. The main positive impact areas are the trust, the commitment and the identification with the club. The study also proves the positive impact of antecedents on the relationship quality dimensions. At academic level, this dissertation contributes to the increase the knowledge of sports marketing, more specifically the relationship between fans and sports teams. This will help to fill in existing gaps. At practical level, it provides information to sport clubs marketers, emphasizing the importance of the relationship club-customer and indicating the variables the supporters most value in it.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, PauloRepositório da Universidade de LisboaAndrade, André Diniz2022-02-13T10:13:00Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23466porAndrade, André Diniz (2021). "A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:42.143040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
title A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
spellingShingle A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
Andrade, André Diniz
Futebol
Adeptos
Clube
Qualidade do Relacionamento
Bilhete de Época
Football
Supporters
Club
Relationship Quality
Season ticket
title_short A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
title_full A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
title_fullStr A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
title_full_unstemmed A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
title_sort A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
author Andrade, André Diniz
author_facet Andrade, André Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Paulo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, André Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Adeptos
Clube
Qualidade do Relacionamento
Bilhete de Época
Football
Supporters
Club
Relationship Quality
Season ticket
topic Futebol
Adeptos
Clube
Qualidade do Relacionamento
Bilhete de Época
Football
Supporters
Club
Relationship Quality
Season ticket
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-02-13T10:13:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23466
url http://hdl.handle.net/10400.5/23466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade, André Diniz (2021). "A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131171092692992