A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23466 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_163e9c2f877907f89a496a0258e7b8bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23466 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebolFutebolAdeptosClubeQualidade do RelacionamentoBilhete de ÉpocaFootballSupportersClubRelationship QualitySeason ticketMestrado Bolonha em MarketingTodos os anos os clubes de futebol realizam a venda de bilhetes de época como forma de financiarem o seu investimento, sendo o número de lugares anuais limitado é importante para os clubes que os clientes que já os adquiriram no passado voltem a renovar. Assim o objetivo do presente estudo consiste em identificar os fatores mais significativos, da qualidade do relacionamento com os seus adeptos detentores de bilhete de época, e como esse relacionamento influencia os adeptos a renovarem o seu lugar anual. Bem como estudar quais os antecedentes que impactam esse relacionamento. Desta forma realizou-se um estudo quantitativo mono-método, o qual decorreu num horizonte cross-sectional. Com base num questionário online, foi possível obter uma amostra não probabilística por conveniência com um total de 381 respostas validas. Sendo o tratamento e análise dos dados realizado com recurso ao IBM SPSS Statistics 26 através de técnicas estatísticas. Os resultados obtidos demonstram que a intenção de renovação por parte dos adeptos detentores de bilhetes de época é influenciada pelas dimensões da qualidade do relacionamento, em particular pela confiança, comprometimento e identificação dos adeptos. O estudo realizado comprova também o impacto positivo dos antecedentes nas dimensões da qualidade do relacionamento. Ao nível académico, a presente dissertação contribui para o enriquecimento do conhecimento do marketing desportivo, mais concretamente o relacionamento entre os adeptos e as equipas desportivas, ajudado a colmatar lacunas existentes. A nível prático, fornece informação às organizações desportivas e respetivos marketers, ilustrando a importância do relacionamento e quais as variáveis que os adeptos mais valorizam no mesmo.Every year football clubs sell season tickets to finance their investment. Once there are a limited number of annual seats, it is important for clubs that customers who have acquired season tickets in the past renew them. The objective of this study is to identify the most significant factors in the quality of relationship with their customers and how the relationship can increase the number of season ticket renews. This study also analyze how and which antecedents had a positive impact in the relationship Club-Customer. A mono-method quantitative study was carried out. This research was elaborated in a cross-sectional time horizon, based on an online questionnaire. It was obtained a non- probabilistic sample by convenience with a total of 381 valid answers. The data was analyzed using IBM SPSS Statistics 26 through statistical techniques. The results demonstrate that the intention of ticket renewal by customers are impacted by the quality of the relationship. The main positive impact areas are the trust, the commitment and the identification with the club. The study also proves the positive impact of antecedents on the relationship quality dimensions. At academic level, this dissertation contributes to the increase the knowledge of sports marketing, more specifically the relationship between fans and sports teams. This will help to fill in existing gaps. At practical level, it provides information to sport clubs marketers, emphasizing the importance of the relationship club-customer and indicating the variables the supporters most value in it.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, PauloRepositório da Universidade de LisboaAndrade, André Diniz2022-02-13T10:13:00Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23466porAndrade, André Diniz (2021). "A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:42.143040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol |
title |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol |
spellingShingle |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol Andrade, André Diniz Futebol Adeptos Clube Qualidade do Relacionamento Bilhete de Época Football Supporters Club Relationship Quality Season ticket |
title_short |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol |
title_full |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol |
title_fullStr |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol |
title_full_unstemmed |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol |
title_sort |
A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol |
author |
Andrade, André Diniz |
author_facet |
Andrade, André Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Paulo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, André Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Adeptos Clube Qualidade do Relacionamento Bilhete de Época Football Supporters Club Relationship Quality Season ticket |
topic |
Futebol Adeptos Clube Qualidade do Relacionamento Bilhete de Época Football Supporters Club Relationship Quality Season ticket |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-02-13T10:13:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23466 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Andrade, André Diniz (2021). "A qualidade do relacionamento entre os clubes e os adeptos detentores de bilhete de época no futebol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131171092692992 |