O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.12963 |
Resumo: | Resumo Uma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais. O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar. Abstract A science education restricted to the transmission of scientific knowledge becomes insufficient to empower students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions aiming the responsible resolution of social problems. The purpose of this study, following a Design-Based Research Methodology and developed in the context of the EU-funded IRRESISTIBLE Project, was to build knowledge about the impact of IBSE activities – integrating Web 2.0 tools – in the development of knowledge and skills necessary for an active citizenship regarding responsible research and innovation on socio-scientific issues. The study allowed to obtain different didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in school context. |
id |
RCAP_1670bbfc459180ccdb3261544c38742c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação ResponsáveisArticlesResumo Uma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais. O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar. Abstract A science education restricted to the transmission of scientific knowledge becomes insufficient to empower students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions aiming the responsible resolution of social problems. The purpose of this study, following a Design-Based Research Methodology and developed in the context of the EU-funded IRRESISTIBLE Project, was to build knowledge about the impact of IBSE activities – integrating Web 2.0 tools – in the development of knowledge and skills necessary for an active citizenship regarding responsible research and innovation on socio-scientific issues. The study allowed to obtain different didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in school context.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.12963eng2182-96402182-8474Dias, Carla PacificoReis, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:52.452746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis |
title |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis |
spellingShingle |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis Dias, Carla Pacifico Articles |
title_short |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis |
title_full |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis |
title_fullStr |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis |
title_sort |
O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis |
author |
Dias, Carla Pacifico |
author_facet |
Dias, Carla Pacifico Reis, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Carla Pacifico Reis, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
Resumo Uma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais. O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar. Abstract A science education restricted to the transmission of scientific knowledge becomes insufficient to empower students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions aiming the responsible resolution of social problems. The purpose of this study, following a Design-Based Research Methodology and developed in the context of the EU-funded IRRESISTIBLE Project, was to build knowledge about the impact of IBSE activities – integrating Web 2.0 tools – in the development of knowledge and skills necessary for an active citizenship regarding responsible research and innovation on socio-scientific issues. The study allowed to obtain different didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in school context. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.12963 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.12963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130455380852736 |