O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carla Pacifico
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.12963
Resumo: Resumo Uma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais. O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar. Abstract A science education restricted to the transmission of scientific knowledge becomes insufficient to empower students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions aiming the responsible resolution of social problems. The purpose of this study, following a Design-Based Research Methodology and developed in the context of the EU-funded IRRESISTIBLE Project, was to build knowledge about the impact of IBSE activities – integrating Web 2.0 tools – in the development of knowledge and skills necessary for an active citizenship regarding responsible research and innovation on socio-scientific issues. The study allowed to obtain different didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in school context.
id RCAP_1670bbfc459180ccdb3261544c38742c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação ResponsáveisArticlesResumo Uma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais. O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar. Abstract A science education restricted to the transmission of scientific knowledge becomes insufficient to empower students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions aiming the responsible resolution of social problems. The purpose of this study, following a Design-Based Research Methodology and developed in the context of the EU-funded IRRESISTIBLE Project, was to build knowledge about the impact of IBSE activities – integrating Web 2.0 tools – in the development of knowledge and skills necessary for an active citizenship regarding responsible research and innovation on socio-scientific issues. The study allowed to obtain different didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in school context.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.12963eng2182-96402182-8474Dias, Carla PacificoReis, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:52.452746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
title O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
spellingShingle O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
Dias, Carla Pacifico
Articles
title_short O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
title_full O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
title_fullStr O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
title_full_unstemmed O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
title_sort O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis
author Dias, Carla Pacifico
author_facet Dias, Carla Pacifico
Reis, Pedro
author_role author
author2 Reis, Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carla Pacifico
Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Resumo Uma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais. O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar. Abstract A science education restricted to the transmission of scientific knowledge becomes insufficient to empower students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions aiming the responsible resolution of social problems. The purpose of this study, following a Design-Based Research Methodology and developed in the context of the EU-funded IRRESISTIBLE Project, was to build knowledge about the impact of IBSE activities – integrating Web 2.0 tools – in the development of knowledge and skills necessary for an active citizenship regarding responsible research and innovation on socio-scientific issues. The study allowed to obtain different didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in school context.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.12963
url https://doi.org/10.25749/sis.12963
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130455380852736