Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.26174 |
Resumo: | Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero. |
id |
RCAP_39ff532fbbc63741d8dbee6320bed64b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas DigitaisInvestigación e Innovación Responsables y Narrativas DigitalesPesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas DigitaisOther articlesConsiderando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero.According to the theoretical context of Responsible Research and Innovation (RRI), this study analyzes the occurrence of the axis "gender equality" in the construction of Digital Storytelling (DS) in an Investigation Group (IG) on a socio-scientific theme, developed with Brazilian students from 13 to 15 years old. The investigation is structured by the paradigm of qualitative research. Data were collected through a field diary, video recordings of the IG meetings and the DS produced. As a result, it was possible to observe that during the development of DS, there were reflections brought by students in relation to gender equality in the world of work and in politics and about possibilities to break with sociocultural patterns aimed at the dominant use of the male gender in language. The strategy of integrating DS to practices with RRI proved to be important for students to assume an investigative posture that allowed for a reflection on the axis of gender equality.Considerando el contexto teórico de la Investigación e Innovación Responsable (RRI), este estudio analiza la ocurrencia del eje "igualdad de género" en la construcción de Narrativas Digitales (ND) en un Grupo de Investigación (GI) de temática socio-científica, desarrollado con estudiantes de 13 a 15 años en el contexto de la educación formal en Brasil. La investigación está estructurada por el paradigma de la investigación cualitativa. Los datos fueron recolectados a través de un diario de campo, grabaciones de video de GI y las ND producidas. Como resultado, se pudo observar que, durante el desarrollo de la producción de las ND, hubo reflexiones que trajeron los estudiantes y las estudiantes en relación a la igualdad de género en el mundo laboral y en la política y sobre las posibilidades de romper con patrones socioculturales orientados al uso dominante del género masculino en el lenguaje. La estrategia de integración de los ND a las prácticas con RRI resultó ser importante para que los estudiantes y las estudiantes asumieran una postura investigadora que permitiera reflexionar sobre la igualdad de género.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.26174por2182-96402182-8474Souza, Vanessa Maria deRodrigues, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-29T08:17:26Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-29T08:17:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais Investigación e Innovación Responsables y Narrativas Digitales Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais |
title |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais |
spellingShingle |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais Souza, Vanessa Maria de Other articles |
title_short |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais |
title_full |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais |
title_fullStr |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais |
title_full_unstemmed |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais |
title_sort |
Pesquisa e Inovação Responsáveis e Narrativas Digitais |
author |
Souza, Vanessa Maria de |
author_facet |
Souza, Vanessa Maria de Rodrigues, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Alessandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vanessa Maria de Rodrigues, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Other articles |
topic |
Other articles |
description |
Considerando o contexto teórico da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI), este estudo analisa a ocorrência do eixo “igualdade de gênero” na construção de Narrativas Digitais (ND) em um Grupo de Investigação (GI) sobre uma temática sociocientífica, desenvolvido com estudantes de 13 a 15 anos no contexto da educação formal brasileira. A investigação estrutura-se pelo paradigma da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, de videogravações dos encontros do GI e das ND produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o desenvolvimento das ND, surgiram reflexões trazidas pelos alunos e alunas participantes em relação à igualdade de gênero no mundo do trabalho e na política e acerca de possibilidades de romper com padrões socioculturais voltados ao uso dominante do gênero masculino na linguagem. A estratégia de integração das ND às práticas com RRI mostrou-se importante para que os(as) participantes assumissem uma postura investigativa que possibilitou a reflexão sobre a igualdade de gênero. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.26174 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.26174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542942205673472 |