Agrupamento de escolas: imposição normativa, ambiguidades, micropolíticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14534 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
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Agrupamento de escolas: imposição normativa, ambiguidades, micropolíticas371Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)Esta dissertação incide sobre a implementação dos agrupamentos verticais de escolas, de acordo com o proposto pelo Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio, e o Despacho n.º 13 313/2003, de 8 de Julho, sob a égide de uma reflexão sobre a tensão centralização/descentralização do sistema educativo português. Para esse efeito, procedeu-se a uma reconstituição e análise do processo de formação do agrupamento de escolas em estudo, bem como das dinâmicas que se estabeleceram no agrupamento em funcionamento, incidindo em particular sobre o papel que as escolas agrupadas desempenham no funcionamento daquele. Desenvolveu-se um estudo de caso que compreendeu a realização de entrevistas semi-estruturadas junto de elementos do agrupamento de escolas e análise dos documentos estruturantes do agrupamento, bem como da legislação produzida. Para a análise de dados foi utilizada, sobretudo, a tipologia proposta por Lima (1998a), que integra o “modo de funcionamento díptico da escola como organização”, com especial enfoque no modelo racional-burocrático, no modelo político e no modelo da ambiguidade. Os resultados deste estudo apontam para um reforço na centralização do modelo de gestão das escolas, sendo notória uma manutenção da predominância do poder central. As escolas agrupadas revelaram uma subalternidade crescente no seio da administração do agrupamento, assumindo um carácter duplamente periférico, quer em relação ao poder central, quer em relação à escola sede do agrupamento de que fazem parte.This dissertation focuses on the implementation of vertical groupings of schools, as proposed by Decree-Law No. 115-A/98, May 4, 13 and Order No. 13 313/2003, July 8, under the aegis of a reflection on the tension centralization/decentralization of the Portuguese education system. To this end, I proceeded to a reconstruction and analysis of the formation process of the grouping of schools under study, as well as the dynamics that were established in the pool in operation, addressing in particular the role that schools play in the combined operation. I developed a case study that undertook semi-structured interviews with elements from the group of schools and review of structuring documents of the same group, as well as the legislation produced. For the analysis of data it was particularly used the typology proposed by Lima (1998a), which integrates the “modo de funcionamento díptico da escola como organização”, with special focus on the rationalbureaucratic model, the political model and the ambiguity model. The results of this study indicate an increase in the centralization of school management, and maintenance of a notorious predominance of central power. The schools grouped reveal a growing inferiority within the administration of the group, assuming a doubly peripheral character, both in relation to the central power and in relation to school headquarters of the group to which they belong.Lima, Licínio C.Universidade do MinhoLírio, António Emanuel da Silva Gonçalves Pereira20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:29.672357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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