As relações de poder na escola pública : dos normativos aos discursos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Amália Cândida Goçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17010
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
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spelling As relações de poder na escola pública : dos normativos aos discursos organizacionais371Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)Nesta investigação, de cariz qualitativo, e a partir de um estudo de caso, tenta-se reconhecer o potencial que as relações de poder têm em contexto escolar. Para isso, temos em conta diversos quadros sociológicos e organizacionais de análise teórica, alguns dos documentos externos e internos com os quais se pretende regular o funcionamento da escola e, sobretudo, damos voz aos alunos, aos professores, aos representantes dos pais e aos assistentes operacionais. As relações de poder são por nós vistas como capazes de engendrar configurações organizacionais escolares burocráticas, ambíguas e políticas, em maior ou menor grau. As relações de poder são por nós também analisadas a partir da sua possibilidade de reforço das estruturas vigentes das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os actores organizacionais e, simultaneamente, da possibilidade que estes têm de resistir ao poder normativo, mais que não seja pelo não cumprimento do que está legalmente estipulado ou pela transgressão ao que consideram não estar de acordo com as suas expectativas escolares. Em suma, com esta investigação pretendemos analisar algumas das dinâmicas organizacionais escolares contribuindo, de algum modo, para o aprofundamento da discussão sobre as finalidades da escola pública.In this qualitative research, based on a case study, we attempt to recognize the potential of power relations in the school context. To do this, we regard various sociological and organizational frameworks of theoretical analysis, some of the external and internal documents with which one intends to regulate schools and, above all, we give voice to students, teachers, parent representatives and assistants. We argue that power relations influence organizational settings, which can be bureaucratic, ambiguous and political, in a greater or lesser degree. Power relations are also analyzed from their possibilities to reinforce the existing hierarchical and asymmetric power relations. However, organizational actors may resist to the normative power, by non-compliance to what is legally stipulated. They may also break what they consider not being consistent with their educational expectations. Therefore, with this research we intend to analyze some of the organizational dynamics of school, contributing for further discussion about the purpose of public school.Rocha, Maria Custódia Jorge daUniversidade do MinhoFernandes, Amália Cândida Goçalves20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/17010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:03.960398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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