Desafios de um professor youtuber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vania Karoline Viana dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Francislê Neri de, Hees, Luciane Weber Baia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38220
Resumo: A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade.
id RCAP_1684d0869bedae7295da0882418fbd2a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios de um professor youtuberEducaçãoYoutubeCorpus latenteInternet“Professores youtubers”A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade.The use of the Youtubeplatform among educators, generated the spread of the term “teachers Youtubers”, those educators who create channels and disseminate videos using varied styles and techniques to teach, ranging from subjects that fall on the entranceexams, competition notices, finance through programming, fashion, beauty, or photography. The purpose of this article is to analyze the conception of teachers who have a channel on the Youtubevideo platform, about what it is to be a “Youtuber teacher”. In addition, the comments made on the analyzed video regarding the topic discussed were considered. These teachers were interviewed by Youtuber teacher Rafael Procópio on the video “How to become a Youtuber teacher” available on the channel “Matemática Rio”. or the best digital material, but motivation and desire.Universidade de Aveiro2023-06-23T10:57:02Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38220por1647-7308Silva, Vania Karoline Viana dos SantosSouza, Francislê Neri deHees, Luciane Weber Baiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:38Zoai:ria.ua.pt:10773/38220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:43.880309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios de um professor youtuber
title Desafios de um professor youtuber
spellingShingle Desafios de um professor youtuber
Silva, Vania Karoline Viana dos Santos
Educação
Youtube
Corpus latente
Internet
“Professores youtubers”
title_short Desafios de um professor youtuber
title_full Desafios de um professor youtuber
title_fullStr Desafios de um professor youtuber
title_full_unstemmed Desafios de um professor youtuber
title_sort Desafios de um professor youtuber
author Silva, Vania Karoline Viana dos Santos
author_facet Silva, Vania Karoline Viana dos Santos
Souza, Francislê Neri de
Hees, Luciane Weber Baia
author_role author
author2 Souza, Francislê Neri de
Hees, Luciane Weber Baia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vania Karoline Viana dos Santos
Souza, Francislê Neri de
Hees, Luciane Weber Baia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Youtube
Corpus latente
Internet
“Professores youtubers”
topic Educação
Youtube
Corpus latente
Internet
“Professores youtubers”
description A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21T00:00:00Z
2021-07-21
2023-06-23T10:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38220
url http://hdl.handle.net/10773/38220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739102224384