Desafios de um professor youtuber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38220 |
Resumo: | A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade. |
id |
RCAP_1684d0869bedae7295da0882418fbd2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38220 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios de um professor youtuberEducaçãoYoutubeCorpus latenteInternet“Professores youtubers”A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade.The use of the Youtubeplatform among educators, generated the spread of the term “teachers Youtubers”, those educators who create channels and disseminate videos using varied styles and techniques to teach, ranging from subjects that fall on the entranceexams, competition notices, finance through programming, fashion, beauty, or photography. The purpose of this article is to analyze the conception of teachers who have a channel on the Youtubevideo platform, about what it is to be a “Youtuber teacher”. In addition, the comments made on the analyzed video regarding the topic discussed were considered. These teachers were interviewed by Youtuber teacher Rafael Procópio on the video “How to become a Youtuber teacher” available on the channel “Matemática Rio”. or the best digital material, but motivation and desire.Universidade de Aveiro2023-06-23T10:57:02Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38220por1647-7308Silva, Vania Karoline Viana dos SantosSouza, Francislê Neri deHees, Luciane Weber Baiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:38Zoai:ria.ua.pt:10773/38220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:43.880309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios de um professor youtuber |
title |
Desafios de um professor youtuber |
spellingShingle |
Desafios de um professor youtuber Silva, Vania Karoline Viana dos Santos Educação Youtube Corpus latente Internet “Professores youtubers” |
title_short |
Desafios de um professor youtuber |
title_full |
Desafios de um professor youtuber |
title_fullStr |
Desafios de um professor youtuber |
title_full_unstemmed |
Desafios de um professor youtuber |
title_sort |
Desafios de um professor youtuber |
author |
Silva, Vania Karoline Viana dos Santos |
author_facet |
Silva, Vania Karoline Viana dos Santos Souza, Francislê Neri de Hees, Luciane Weber Baia |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Francislê Neri de Hees, Luciane Weber Baia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vania Karoline Viana dos Santos Souza, Francislê Neri de Hees, Luciane Weber Baia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Youtube Corpus latente Internet “Professores youtubers” |
topic |
Educação Youtube Corpus latente Internet “Professores youtubers” |
description |
A utilização da plataforma Youtube entre os educadores, gerou a propagação do termo “professores youtubers”, que são aqueles educadores que criam canais e divulgam vídeos utilizando estilos e técnicas variadas para ensinar conteúdos, que vão de assuntos que caem no vestibular, editais de concursos, finanças pessoais, passando por programação, moda, beleza ou fotografia. O objetivo deste artigo é analisar a concepção de professores que possuem canal na plataforma de vídeos Youtube, sobre o que é ser um “professor youtuber”. Além disso, foram considerados os comentários feitos no vídeo analisado a respeito da temática discutida. Esses professores foram entrevistados pelo professor youtuber Rafael Procópio no vídeo “Como se tornar um professor youtuber” disponível no canal Matemática Rio. Os estudos realizados sobre como se tornar um professor youtuber segundo o vídeo analisado, indicam que não é necessário muita prática com a tecnologia ou o melhor material digital, mas sim motivação e vontade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21T00:00:00Z 2021-07-21 2023-06-23T10:57:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38220 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-7308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137739102224384 |