Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amante, Lúcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2997
Resumo: Procura-se neste texto traçar uma breve retrospectiva sobre o encontro entre as tecnologias digitais e a aprendizagem, a partir de meados do séc. XX até o presente, estabelecendo relação entre as diferentes perspectivas de utilização destas tecnologias e as concepções sobre ensinar e aprender que lhe estão subjacentes. Abordam-se depois, as perspectivas construtivistas sobre a utilização das tecnologias digitais nos contextos de aprendizagem e as suas implicações no papel do professor, no papel do aluno, na relação entre estes e o consequente reflexo no cenário pedagógico e nos processos educativos que aí se desenvolvem. É feita ainda uma breve reflexão perspectivando a formação de professores neste domínio.
id RCAP_1691a391cee9881d77d8f1193256771a
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias dgitais, escola e aprendizagemTecnologias digitaisAprendizagemFormação de professoresConstrutivismoDigital technologiesTeachers trainingLearningConstructivist perspectivesProcura-se neste texto traçar uma breve retrospectiva sobre o encontro entre as tecnologias digitais e a aprendizagem, a partir de meados do séc. XX até o presente, estabelecendo relação entre as diferentes perspectivas de utilização destas tecnologias e as concepções sobre ensinar e aprender que lhe estão subjacentes. Abordam-se depois, as perspectivas construtivistas sobre a utilização das tecnologias digitais nos contextos de aprendizagem e as suas implicações no papel do professor, no papel do aluno, na relação entre estes e o consequente reflexo no cenário pedagógico e nos processos educativos que aí se desenvolvem. É feita ainda uma breve reflexão perspectivando a formação de professores neste domínio.The purpose of the present paper is to provide a retrospective view about the convergence between digital technologies and learning and analyse the different perspectives about the relations between the two. We will then present constructivist perspectives on the use of digital technologies in education and its implications regarding the role of the teacher, the role of the student, the relationship between them and in educational contexts in general. Finally we make some observations about teachers training in the context of the society of knowledge.Universidade Federal de UberlândiaRepositório AbertoAmante, Lúcia2014-03-12T09:44:45Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2997porAmante, Lúcia - Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem. "Ensino em Re-Vista"[Em linha]. ISSN 0104-3757. Vol. 18, Nº 2 (Jul.-Dez. 2011), p. 235-2450104-3757info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:55.198494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
title Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
spellingShingle Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
Amante, Lúcia
Tecnologias digitais
Aprendizagem
Formação de professores
Construtivismo
Digital technologies
Teachers training
Learning
Constructivist perspectives
title_short Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
title_full Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
title_fullStr Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
title_full_unstemmed Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
title_sort Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem
author Amante, Lúcia
author_facet Amante, Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Amante, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Aprendizagem
Formação de professores
Construtivismo
Digital technologies
Teachers training
Learning
Constructivist perspectives
topic Tecnologias digitais
Aprendizagem
Formação de professores
Construtivismo
Digital technologies
Teachers training
Learning
Constructivist perspectives
description Procura-se neste texto traçar uma breve retrospectiva sobre o encontro entre as tecnologias digitais e a aprendizagem, a partir de meados do séc. XX até o presente, estabelecendo relação entre as diferentes perspectivas de utilização destas tecnologias e as concepções sobre ensinar e aprender que lhe estão subjacentes. Abordam-se depois, as perspectivas construtivistas sobre a utilização das tecnologias digitais nos contextos de aprendizagem e as suas implicações no papel do professor, no papel do aluno, na relação entre estes e o consequente reflexo no cenário pedagógico e nos processos educativos que aí se desenvolvem. É feita ainda uma breve reflexão perspectivando a formação de professores neste domínio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-03-12T09:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2997
url http://hdl.handle.net/10400.2/2997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amante, Lúcia - Tecnologias dgitais, escola e aprendizagem. "Ensino em Re-Vista"[Em linha]. ISSN 0104-3757. Vol. 18, Nº 2 (Jul.-Dez. 2011), p. 235-245
0104-3757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135007797673984