"Redesenhar" a escola para lá da pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11844 |
Resumo: | Vivemos mundialmente, nestes últimos 2 anos, uma situação de exceção que obrigou ao fecho de escolas e universidades, de modo abrupto, e à transição para formas de educação não presencial, que designaremos como ensino remoto de emergência. De que maneira viveram as escolas e os professores este enorme desafio? Que fragilidades vieram à tona? Que mudanças ocorreram e como se refletirão na educação pós pandemia? Que oportunidades poderão ser exploradas e aproveitadas para tornar a educação escolar mais atrativa e adequada à realidade do século 21?Procuraremos neste texto abordar este conjunto de aspetos tendo como base um conjunto de depoimentos recolhidos junto de professores durante o primeiro período de fecho das escolas em Portugal (março a maio de 2020) pretendendo conhecer como professores e escolas enfrentaram no seu dia a dia o desafio de transformar da noite para o dia a forma como trabalhavam. Refletimos depois como a Escola se pode apropriar dessas mudanças para se redesenhar e reinventar tendo em vista a urgência de promover processos de aprendizagem autênticos consonantes com os desafios do mundo contemporâneo. |
id |
RCAP_8f684d19e9ea5fdfb7d0db81123078fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11844 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia“Redesigning” the school beyond the pandemicEscolaPandemiaTecnologias digitaisAprendizagemFormação de professoresSchoolPandemicDigital technologiesLearningTeacher trainingVivemos mundialmente, nestes últimos 2 anos, uma situação de exceção que obrigou ao fecho de escolas e universidades, de modo abrupto, e à transição para formas de educação não presencial, que designaremos como ensino remoto de emergência. De que maneira viveram as escolas e os professores este enorme desafio? Que fragilidades vieram à tona? Que mudanças ocorreram e como se refletirão na educação pós pandemia? Que oportunidades poderão ser exploradas e aproveitadas para tornar a educação escolar mais atrativa e adequada à realidade do século 21?Procuraremos neste texto abordar este conjunto de aspetos tendo como base um conjunto de depoimentos recolhidos junto de professores durante o primeiro período de fecho das escolas em Portugal (março a maio de 2020) pretendendo conhecer como professores e escolas enfrentaram no seu dia a dia o desafio de transformar da noite para o dia a forma como trabalhavam. Refletimos depois como a Escola se pode apropriar dessas mudanças para se redesenhar e reinventar tendo em vista a urgência de promover processos de aprendizagem autênticos consonantes com os desafios do mundo contemporâneo.In the last two years, we have experienced an exceptional situation worldwide that has forced the abrupt closure of schools and universities and the transition to non-face-to-face forms of education, which we will call emergency remote education. How have schools and teachers lived through this enormous challenge? What weaknesses have surfaced? What changes have occurred and how will they be reflected in post-pandemic education? What opportunities can be explored and taken advantage of to make school education more attractive and adequate to the reality of the 21st century?In this text we will try to address this set of aspects based on a set of testimonies collected from teachers during the first period of school closure in Portugal (March to May 2020) in order to understand how teachers and schools faced in their daily lives the challenge of transforming overnight the way they worked. We then reflect on how the school can appropriate these changes to redesign and reinvent itself in view of the urgency of promoting authentic learning processes in line with the challenges of the contemporary world.Universidade Estadual de GoiásRepositório AbertoAmante, Lúcia2022-03-21T09:39:32Z2021-11-242021-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11844porAmante, L. (2021)”Redesenhar" a Escola para lá da Pandemia, in REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura- . Dossiê qualidade e inovação da/na educação: concepções, possibilidades e desafios. Universidade Estadual de Goiás, Núm.: 13 (1-19) : https://doi.org/10.51913/revelli.v13i01984-6576https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:07.879600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia “Redesigning” the school beyond the pandemic |
title |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia |
spellingShingle |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia Amante, Lúcia Escola Pandemia Tecnologias digitais Aprendizagem Formação de professores School Pandemic Digital technologies Learning Teacher training |
title_short |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia |
title_full |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia |
title_fullStr |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia |
title_full_unstemmed |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia |
title_sort |
"Redesenhar" a escola para lá da pandemia |
author |
Amante, Lúcia |
author_facet |
Amante, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Pandemia Tecnologias digitais Aprendizagem Formação de professores School Pandemic Digital technologies Learning Teacher training |
topic |
Escola Pandemia Tecnologias digitais Aprendizagem Formação de professores School Pandemic Digital technologies Learning Teacher training |
description |
Vivemos mundialmente, nestes últimos 2 anos, uma situação de exceção que obrigou ao fecho de escolas e universidades, de modo abrupto, e à transição para formas de educação não presencial, que designaremos como ensino remoto de emergência. De que maneira viveram as escolas e os professores este enorme desafio? Que fragilidades vieram à tona? Que mudanças ocorreram e como se refletirão na educação pós pandemia? Que oportunidades poderão ser exploradas e aproveitadas para tornar a educação escolar mais atrativa e adequada à realidade do século 21?Procuraremos neste texto abordar este conjunto de aspetos tendo como base um conjunto de depoimentos recolhidos junto de professores durante o primeiro período de fecho das escolas em Portugal (março a maio de 2020) pretendendo conhecer como professores e escolas enfrentaram no seu dia a dia o desafio de transformar da noite para o dia a forma como trabalhavam. Refletimos depois como a Escola se pode apropriar dessas mudanças para se redesenhar e reinventar tendo em vista a urgência de promover processos de aprendizagem autênticos consonantes com os desafios do mundo contemporâneo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-24 2021-11-24T00:00:00Z 2022-03-21T09:39:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11844 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amante, L. (2021)”Redesenhar" a Escola para lá da Pandemia, in REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura- . Dossiê qualidade e inovação da/na educação: concepções, possibilidades e desafios. Universidade Estadual de Goiás, Núm.: 13 (1-19) : https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0 1984-6576 https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135100781199360 |