Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17895 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa. |
id |
RCAP_1698fb3ca6c502904ff486918485bef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionadaEducaçãoTecnologias de Informação Comunicação (TIC)Aprendizagem colaborativa/cooperativaInformation Communication Technologies (ICT)EducationCollaborative/cooperative learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispauloandreguimaraes@gmail.comAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa.The Information and Communication Technologies (ICT) are the engine of the society. These technologies have an important role in the individual’s learning process and should be thought as a part of their training throughout life. Their role in the learning process is crucial and their potential in a collaborative/cooperative learning is unquestionable. This document explores the ICT in the context of teaching, describing a supervised teaching practice process and presenting a case study in the context of collaborative/ cooperative learning. We can read in this report the description of our training process in teaching. We describe the activities that we created to promote engagement learning. Then we present a scientific research (a case study) to understand if students, digital natives, take ownership of the Web 2.0 technologies and if they recognize its usefulness/importance to build knowledge in a collaborative/cooperative way. The results of the study show us that students recognize the usefulness and importance of Google Drive technology in the development of collaborative/cooperative works. The study also revealed receptivity to its use in students group work. Finally, the objectives of this document are to synthesize our training process in teaching and further contribute to the understanding of the use of ICT in collaborative/cooperative learning.Cruz, SóniaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGuimarães, Paulo André Rocha2015-06-22T14:37:55Z2013-06-1820132013-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:40:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:56.298718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada |
title |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada Guimarães, Paulo André Rocha Educação Tecnologias de Informação Comunicação (TIC) Aprendizagem colaborativa/cooperativa Information Communication Technologies (ICT) Education Collaborative/cooperative learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais pauloandreguimaraes@gmail.com |
title_short |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada |
title_full |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada |
author |
Guimarães, Paulo André Rocha |
author_facet |
Guimarães, Paulo André Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Sónia Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Paulo André Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias de Informação Comunicação (TIC) Aprendizagem colaborativa/cooperativa Information Communication Technologies (ICT) Education Collaborative/cooperative learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais pauloandreguimaraes@gmail.com |
topic |
Educação Tecnologias de Informação Comunicação (TIC) Aprendizagem colaborativa/cooperativa Information Communication Technologies (ICT) Education Collaborative/cooperative learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais pauloandreguimaraes@gmail.com |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-18 2013 2013-06-18T00:00:00Z 2015-06-22T14:37:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17895 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131828104200192 |