Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Paulo André Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17895
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa.
id RCAP_1698fb3ca6c502904ff486918485bef2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionadaEducaçãoTecnologias de Informação Comunicação (TIC)Aprendizagem colaborativa/cooperativaInformation Communication Technologies (ICT)EducationCollaborative/cooperative learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispauloandreguimaraes@gmail.comAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa.The Information and Communication Technologies (ICT) are the engine of the society. These technologies have an important role in the individual’s learning process and should be thought as a part of their training throughout life. Their role in the learning process is crucial and their potential in a collaborative/cooperative learning is unquestionable. This document explores the ICT in the context of teaching, describing a supervised teaching practice process and presenting a case study in the context of collaborative/ cooperative learning. We can read in this report the description of our training process in teaching. We describe the activities that we created to promote engagement learning. Then we present a scientific research (a case study) to understand if students, digital natives, take ownership of the Web 2.0 technologies and if they recognize its usefulness/importance to build knowledge in a collaborative/cooperative way. The results of the study show us that students recognize the usefulness and importance of Google Drive technology in the development of collaborative/cooperative works. The study also revealed receptivity to its use in students group work. Finally, the objectives of this document are to synthesize our training process in teaching and further contribute to the understanding of the use of ICT in collaborative/cooperative learning.Cruz, SóniaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGuimarães, Paulo André Rocha2015-06-22T14:37:55Z2013-06-1820132013-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:40:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:56.298718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
title Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
Guimarães, Paulo André Rocha
Educação
Tecnologias de Informação Comunicação (TIC)
Aprendizagem colaborativa/cooperativa
Information Communication Technologies (ICT)
Education
Collaborative/cooperative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
pauloandreguimaraes@gmail.com
title_short Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
title_full Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
title_sort Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
author Guimarães, Paulo André Rocha
author_facet Guimarães, Paulo André Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sónia
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Paulo André Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias de Informação Comunicação (TIC)
Aprendizagem colaborativa/cooperativa
Information Communication Technologies (ICT)
Education
Collaborative/cooperative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
pauloandreguimaraes@gmail.com
topic Educação
Tecnologias de Informação Comunicação (TIC)
Aprendizagem colaborativa/cooperativa
Information Communication Technologies (ICT)
Education
Collaborative/cooperative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
pauloandreguimaraes@gmail.com
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-18
2013
2013-06-18T00:00:00Z
2015-06-22T14:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17895
url http://hdl.handle.net/10400.14/17895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131828104200192